PIRÂMIDE DE ABORDAGENS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
Advertisements

Administração da Produção e Operações
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Competência – Comunicação Escrita
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
Sistemas Especialistas
O Planejamento da Negociação
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
O TRABALHO COM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Faça uma analogia com o corpo Humano.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
- Minister (subordinação ou obediência)
Profissional de GC / Função de GC
Engenharia de Requisitos
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Trabalhando com Grupos
Modelo Racional para tomada de Decisão
Plano de Aula Recordar é Viver... O que é preciso em negociação SMA?
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
O aluno elaborando conceitos
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A Gestão da Tomada de Decisão
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Procedimentos de Ensino
TRABALHO EM EQUIPE I.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
EMPRESAS DE PARTICIPAÇÃO. FILOSOFIA DA EPC 7 PONTOS DA PERSONALIDADE.
Resistências a Mudanças
Comportamento do Consumidor
Disciplina: Controladoria
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
O Planejamento da Negociação
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
TIPOS DE PERSONALIDADE
- ESTRUTURA SISTEMÁTICA PARA O PENSAMENTO PARALELO.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
A JUTIÇA E O ÓTIMO. As instituições e as normas jurídicas, como variáveis do sistema econômico, afetam o desenvolvimento econômico. A incerteza relacionada.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Um século de História de Inovação
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

PIRÂMIDE DE ABORDAGENS Escolha Intuitiva (julgamentos baseados na experiência) Procedimentos Heurísticos (atalhos genéricos e adequados) Ponderação de Decisões Análise de Valor

PIRÂMIDE DE ABORDAGENS Prós e Contras de Cada Tipo Método Utilizado Qualidade Esforço Transparência* INTUIÇÃO Baixa Baixo Muito baixa REGRAS Moderada Pequeno PONDERAÇÃO Alta Alto/Baixo** Muito alta ANÁLISE DE VALOR Muito Alta Muito Alto Em geral baixa * A “transparência” indica quão fácil é verbalizar a regra e também para convencer ou legitimar a decisão frente aos outros ** Construir um modelo de ponderação de importância exige muito esforço na primeira vez, porém depois pode ser reutilizado facilmente, com novos valores numéricos

MELHORANDO A CRIATIVIDADE NA TOMADA DE DECISÃO Porque a criatividade é importante na tomada de decisão? POTENCIAL CRIATIVO: O decisor precisa sair de rotas psicológicas e pré-traçadas –aprender a pensar de maneiras diferentes

MODELO DE CRIATIVDADE DE COMPONENTES PERÍCIA: É a base do trabalho criativo. O potencial de criatividade é maximizado quando a pessoa tem habilidades, conhecimentos e domínio dos assuntos relativos à sua área de atuação. PENSAMENTO CRIATIVO: Engloba a características da personalidade associadas à criatividade e à habilidade de usar analogias. MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA PELA TAREFA: Desejo de trabalhar em alguma coisa por ela ser interessante, envolvente ou pessoalmente desafiadora.

O PROCESSO DE COORDENAR VÁRIAS PARTES Regras para a alocação dos recursos, para a coordenação do processo e para a tomada de decisões Grupos são mistos (cooperativos e competitivos) Justiça Diferentes modelos de soluções justas Agenda – interesses variados e, por vezes, “ocultos”

MODELOS PARA DECISÃO EM GRUPO CONSENSO MAIORIA MINORIA MEDIAÇÃO ESPECIALISTA DOMÍNIO DA AUTORIDADE, SEM DISCUSSÃO DOMÍNIO DA AUTORIDADE, COM DISCUSSÃO

REGRAS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ACORDO O grupo expande o foco da discussão para incluir todas as questões negociáveis? O grupo discute prioridades e preferências entre as questões? O foco do grupo está em solucionar o problema? O grupo consideraria soluções inovadoras? O grupo tem interesse em fazer trocas nas questões de maior prioridade?

TOMADA DE DECISAO EM GRUPO VANTAGENS: Maior informação e conhecimento temático Maior número de alternativas Maior compreensão e avaliação da decisão final Progresso nas capacidades dos elementos do grupo DESVANTAGENS: Consome mais tempo Atraso nas decisões e incomodidade do desacordo Domínio das discussões por um pouco elementos Pode enfatizar e conseguir o acordo (coesão)

Facilitação da implementação pode justificar o tempo gasto; encorajar informações e apresentação de ideias, permite relevar aspectos negativos; esclarecimento pelo confronto de posições opostas; desenvolve a criatividade