índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Amor e Loucura Em tempos atrás viviam duas crianças, um menino e uma menina, que tinham entre quatro e cinco anos de idade. O menino chamava-se Amor e.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
O conteúdo.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientação Educacional
PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Escola Estadual Silva Dourado
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ELIANE PEREIRA DE BRITO
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Eu sou poeta.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Os anos das grandes oportunidades
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
CRAS – Areias Equipe : Angélica – Sofia – Nayara – Luciene – Pedro – Alessandra – Marlene – Cida – Hugo – Edna – Helia.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
História de um menino de Luz No ano 1997 existia uma favela, situada na Vila Maringá onde foram iniciadas atividades assistenciais para poder ajudar as.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Projeto VIDA E OBRA DE FERNANDO SABINO
AVALIAÇÃO.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Esta é uma estória que ouvi a muito
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Universo de Histórias.
O cinema na vida de cada um
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

A influência das literaturas infantis no processo de ensino e aprendizagem

índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos. A influência destas literaturas no processo de ensino e aprendizagem. Conclusão.

O porque do tema escolhido? Diante de diversos temas de pesquisa com os mais variados assuntos escolhi trabalhar em um que fosse contribuir para minha formação acadêmica. Por querer trabalhar com questões referentes a linguagem gráfica “desenho”, não haveria tema melhor de se trabalhar do que as literaturas infantis.

Para início de pesquisa, tinha-se como objetivo estudas as ilustrações dos livros infantis dos últimos cinco anos, mais após começar a pesquisar cheguei a conclusão que não poderia analisar nada se não conhecesse um pouco da história da literatura infantil. Assim a pesquisa acabou-se direcionando para a história da literatura e história das revistinhas em quadrinhos.

Passei a compreender melhor o papel dessa duas literaturas no processo de desenvolvimento dos indivíduos, que para muitos pessoas não passa de historia de criança. Realmente “História de criança”.

História E que prestigio tem nossas crianças, pois no século XVIII diante de todo o processo renovador que estava acontecendo, a criança é descoberta como um ser que precisava de cuidados específicos para a sua formação humanística, cívica, espiritual, ética e intelectual. Surge ai a literatura infantil que lhe serviria para leitura. Uma literatura de estórias simples, em linguagem carinhosa com momentos de educação religiosa; cenas de miséria destinadas a suscitar a piedade ou a caridade no ânimo do pequeno leitor.

Já as historias em quadrinhos surge nas primeiras décadas do século XX. Elas eram essencialmente humorísticas, e essa é a explicação para o nome que elas carregam até hoje em inglês, comics (cômicos). No Brasil as HQS surgiram por volta de 1869, tendo seu grande destaque mesmo no século XX.

Entre os Qs mais famosos temos: a Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo (mesmo autor do O menino Maluquinho) que trazia questões de fundo ecológico e educacional e a A turma da Mônica de Maurício Sousa.

A influência destas literaturas no processo de ensino e aprendizagem. Tanto as histórias em Quadrinhos quanto as literaturas infantis possuem grande influência no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando correlacionada com alguma disciplina. Os Qs quando correlacionados com a disciplina de português dá oportunidade ao educador de introduzir um determinado tema que será depois desenvolvido por outros meios, para aprofundar um conceito já apresentado, para gerar uma discussão a respeito de um assunto, para trabalhar de forma lúdica um tema difícil ou ainda para ilustrar uma idéia.

Já as literaturas infantis “o livro infantil” tem por objetivo transmitir de forma lúdica emoções e despertar curiosidades, fazendo assim com que a criança perceba a realidade que a cerca se tornando um sujeito crítico capaz de olhar para o ambiente que o cerca fazendo escolhas conscientes.

No decorrer desta pesquisa pude perceber que existem diversos eventos sendo realizados no pais, que incentivam a leituras das crianças, a exemplo disso pode se citar: A Bienal do Livro na cidade de Belo Horizonte, Bienal das Historias em Quadrinhos em São Paulo e o Fest Ler realizado na cidade de Juiz de Fora, em que pude perceber de perto o fantástico mundo do imaginário das crianças

Este evento contribuiu muito para reforçar toda minha pesquisa, pois ele demonstra a valorização que tem sido dado nas ultimas décadas a criança e a literatura infantil.

Conclusão Enfim, tanto a literatura infantil quanto as Histórias em Quadrinhos, devem ser trabalhadas não só pelo professor mas também pela família, pois elas estimulam deste cedo a inserção da criança no mundo “adulto”. O que irá fazer com que ela cresça tornando-se um adulto crítico capaz de olhar para o ambiente que o cerca fazendo escolhas conscientes.

Obrigado e uma boa noite de sonhos, com seres encantados, fadas, princesas,heróis e entre tantos outros da literatura infantil...