Codificação de Materiais

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Transcrição da apresentação:

Codificação de Materiais Gestão de Materiais Codificação de Materiais

Codificação de Materiais 1 Conceito A codificação de informações vem a solucionar a questão de agrupamentos de características referentes a determinado material, pessoa ou mesmo informações de controle gerencial.  A codificação se ramificou pelo planeta de formas variáveis se adaptando a cada necessidade presente. Sua variação está inclusa entre codificações: numéricas, alfabéticas, alfa-numérica e mais contemporânea o famoso código de barras. 1.1 . Codificação alfabética  Este processo representa os materiais por meio de letras, foi muito utilizado na codificação de livros ( Método Dewey), com a implementação da imprensa no mundo, o sistema agregou números a sua codificação, conseguindo com isto codificar a grande variedade de edições em suas categorias e classificações de assuntos, autores e áreas especificas.

Codificação de Materiais 1.2  Codificação alfa-numérica   Este processo agrupa  números e letras, atualmente é um sistema muito utilizado na classificação de peças automotivas e na codificação de placas de automóveis. As quantidades de letras utilizadas e números, são definidos pelo órgão ou empresa a qual adotou o sistema, não havendo uma regra específica. Desta forma o sistema pode se adaptar a cada necessidade.

Codificação de Materiais 1.3  Codificação numérica ou sistema Numérico ou Decimal   A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização.  A codificação segue normalmente ao adotado pelo Federal Supply Classification System, o qual foi elaborado para o controle de materiais no após segunda guerra mundial. A classificação e codificação dos materiais, segue ao FSC, porém com modificações provenientes de adequação necessária  ao uso pela empresa pretendente.  Os códigos seguem então a uma regra, sendo:

Codificação de Materiais 1.4  Código de barras  A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, atualmente GSI recebeu  a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº 90595 de 29.11.1984 e da Portaria nº 143 de 12.12.1984 do Ministério da Indústria e Comércio.  Em 1986 foi estabelecido um acordo de cooperação entre a EAN Internacional e a UCC – Uniform Code Council Inc., entidade americana que administra o sistema UPC ( Código Universal de Produtos) de numeração e código de barras, utilizado nos Estados Unidos e no Canadá. Esta aliança promoveu uma maior colaboração, intercambio e suporte técnico entre os parceiros comerciais. 

Codificação de Materiais Com o advento do código de barras, a interação entre atacadistas e varejistas passou a ser feita através deste controle mais eficaz , gerando uma velocidade rápida e precisa na troca de informações quanto aos aspectos de movimentação de venda e gestão dos estoques, garantindo assim uma melhor qualidade e produtividade dos sistemas gerenciais.  As atribuições do sucesso do código de barras estão distribuídas entre as entidades que colaboraram entre si , sendo: UPC – Código Universal de Produtos UCC – Uniform Code Council EAN – European Article Numbering Association EAN International

Codificação de Materiais Atualmente mais de 450.000 empresas em todo mundo utilizam o sistema EAN, atendendo as empresas em mais de 150 países.  O sistema  EAN é constituído de:  Um sistema para numerar itens ( produtos de consumo e serviços, unidades de transporte, localizações, e outros ramos,...) permitindo que sejam identificados; Um sistema para representar informações suplementares; Código de barras padronizados para representar qualquer tipo de informação que possa ser lida facilmente por scaners; Um conjunto de mensagens EANCOM para transações pelo Intercambio  Eletrônico de documentos ( EDI). Dentro do processo, foram padronizados sistemas de EAN, sendo:  EAN 13 – utilizado para identificar unidade de consumo. EAN 08 – utilizado para identificar unidade de consumo, quando a embalagem não tem espaço físico para marcar o EAN13.

Codificação de Materiais EAN/DUN14 – utilizado para identificar caixas de papelão, fardos e unidades de despacho em geral. UCC/EAN128 – aplicado em unidades de distribuição, permitindo identificação de número de lote, série, data de fabricação, validade, textos livres e outros dados. ISBN – utilizado para identificar livros. ISSN – utilizado para identificar publicações periódicas. 1.4.1 Razões de utilização  Dentre muitos se apresentam: 1. Padrão utilizado internacionalmente em mais de 150 países; 2. Cada identificação de mercadoria é única no mundo; 3. Decodificações rápidas do símbolo, gerando informações instantâneas; 4. Linguagem comum no intercambio de informações entre parceiros comerciais. 

Codificação de Materiais 1.4.2 Vantagens para a indústria  Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes; Organização interna, mediante a codificação de embalagens de despacho e da matéria prima; Controle de inventários e do estoque, expedição de mercadorias; Padronização nas exportações; Aproximação do consumidor ao produto (merchandising); Possibilidade de utilizar o Intercambio eletrônico de Documentos (EDI).

Codificação de Materiais 1.4.3 Vantagens para o comércio Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda: elimina erros de digitação, diminui o tempo das filas. Otimiza a gestão de preços e de crédito. Melhora o controle do estoque central. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Vende mais com maior lucro. Atende as mudanças rápidas dos hábitos de consumo. Melhora o serviço ao cliente. Estabelece linguagem comum com fornecedor.

Codificação de Materiais 1.4.4 Vantagens para o consumidor    Cupom fiscal detalhado; Passagem rápida no check-out (caixa); Eliminação de erros de digitação em sua compra; Preço correto nas gôndolas; Linhas de produtos a venda de composição mais adequada ao perfil da clientela (pesquisa de marketing muito mais rápida e consistente).