IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Estudo de Caso: Ibitinga
AULA 1 – DEFINIÇÕES BÁSICAS SOBRE LAZER, TURISMO E ÁREAS CORRELATAS
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles.
LIBERALISMO.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
TEMPO LIVRE, SEMILAZER RECREAÇÃO, LAZER
LAZER E RECREAÇÃO – DIFERENÇA ENTRE OS CONCEITOS
1 O QUE SABER. 2 Nesta etapa você aprenderá sobre a organização de eventos, e compreenderá o papel desse processo como diferencial do serviço de gestão.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Desenvolvimento organizacional
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Conversando sobre Negócios no Turismo Rural
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
“O Turismo é uma Universidade em que o aluno nunca se gradua, é um Templo onde o suplicante cultua mas nunca vislumbra a imagem de sua veneração, é uma.
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Terminologia e Elementos Fundamentais do Turismo
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
O que é Aprendizagem?.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
1º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental de Antonina: O desafio do Desenvolvimento Local em Territórios Costeiros Ambientalmente Vulneráveis Experiências.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
A ética utilitarista de Stuart Mill
CATEGORIAS DE.
Ginástica Geral.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Introdução a Questão Social
Introdução à Questão Social
Aula 2 Apresentação dos Trabalhos / Divisão dos Grupos / Conceitos Básicos do Lazer / Propriedades do Lazer.
CONCEITOS TURISMO.
A Psicologia ou as Psicologias
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
LAZER E RECREAÇÃO Profª Carmen Lucia Dalano.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
LAZER Ver televisão, jogar videogame, conversar com os amigos — seja ao vivo, por telefone ou pela Internet —, ouvir música, ler, sair para dançar, praticar.
TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.
RELAÇÕES DE PODER.
PROJETO INTEGRADOR III
Nome da Aula: Aula no. P ágina S O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.
A Liderança e seus Conceitos
Fundamentos do Turismo Prof.ª Sonia. Ementa Introduzir o aluno no universo do Turismo e sua gama de atividades, levando-o a perceber o Turismo como gerador.
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Comunicação Social Jornalismo
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
TURISMO ECOLÓGICO Qual o mercado do turismo ecológico?
CULTURA.
Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dicas. Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas a.Evitar o impressionismo e o imediatismo.
Texto II: Os Domínios da Hospitalidade Luiz Octávio de Lima Camargo
LAZER: NECESSIDADE E MANIFESTAÇÃO HUMANA. Prof. Ms. Vagner Custódio
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
COMPONENTES DO SISTEMA:
Entendendo a dinâmica do turismo
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Transcrição da apresentação:

IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 Conceitos e definições em turismo

TURISMO - DEFINIÇÕES The Shorter Oxford English Dictionary (2013) – a teoria e a prática de viajar, por prazer. (Muitos pensadores do turismo preferem diferenciar o turismo como algo inerente ao lazer, sendo as viagens com outras motivações algo não genuinamente turístico. Contudo, tal visão não é a predominante nos dias atuais). OMT (1994) “O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. (Conceito mais aceito nos dias atuais, usado como parâmetro estatístico de fluxos turísticos)

TURISMO - DEFINIÇÕES Burkart e Medik, 1891: “Os deslocamentos curtos e temporais das pessoas para destinos fora do lugar de residência e de trabalho e as atividades empreendidas durante a estada nesses destinos”. (Destaca-se a percepção de limitação temporal e perspectiva espacial não cotidiana.) W. Hunziker e K. Krapf, 1942: “A soma de fenômenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a uma atividade remunerada”. (Uma ideia mais abrangente, que considera todos os fenômenos decorrentes das viagens a todas as partes envolvidas (turistas, comunidades receptoras, empresas de turismo, etc.), além de considerar como turista aquele que não reside nem recebe no local visitado – algo seguido até hoje pela OMT).

TURISMO - DEFINIÇÕES Mathieson e Wall, 1982: “Turismo é o movimento provisório das pessoas, por períodos inferiores a um ano, para destinos fora do lugar de residência e de trabalho, as atividades empreendidas durante a estada e as facilidades que são criadas para satisfazer as necessidades dos turistas”. (A ideia de adequação da oferta à demanda é a base desta referência. Deve-se entender facilidades como a soma de infraestrutura, equipamentos e serviços ofertadas)

Termos correlatos LAZER “Experiências vivenciadas com finalidades de descanso, diversão e desenvolvimento pessoal e social, no tempo liberado das obrigações profissionais, sociais, religiosas e políticas.” (Adaptado de DUMAZEDIER, Joffre, 1976)

Termos correlatos ÓCIO Estar desocupado. Usufruir descompromissadamente do tempo livre. Por muito tempo teve uma conotação negativa e/ou pejorativa: “A ociosidade é a mãe de todos os vícios.” “Cabeça vazia, oficina do capeta.” (SANTO AGOSTINHO). Atualmente, porém, cresce a aceitação ao conceito de ÓCIO CRIATIVO, em que o aproveitamento do tempo estaria relacionado a atividades intelectuais prazerosas, que envolveriam aspectos de trabalho, diversão e estudo, sem uma clara distinção entre elas.

Termos correlatos ENTRETENIMENTO: Vem do latim inter (entre) tenere (ter). “Deter, fazer demorar, para desviar a atenção; para distrair” (AURÉLIO, 2011). Trata-se de um Passatempo, algo para o preenchimento do tempo livre de maneira desinteressada e espontânea. O entretenimento moderno surgiu no século XIX, nos EUA, como movimento social de contestação do lazer ostentatório, rebuscado e elitizado da Europa. O entretenimento na sua essência é divertido, fácil, sensacional, irracional, previsível e subversivo.

Termos correlatos TEMPO LIVRE “Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio”. (SHAW, George). Vivências dissociadas das obrigações (portanto dependente dessas). Alguns autores como Marcellino, consideram que não existe tempo livre, mas sim TEMPO LIBERADO. VOCÊ CONCORDA? LÚDICO Que faz referência a jogos ou brinquedos.

TERMOS CORRELATOS RECREAÇÃO “Dinâmica sociocultural que produz o divertir-se moderno” (CAMARGO, Luís Octávio). “O produto, isto é, atividade/experiência, que ocorre dentro do lazer.” (BRAMANTE, Antônio Carlos). (Prevalecem, portanto, 02 pontos de vista: a recreação enquanto PROCESSO de lazer, sendo por vezes confundida com este, e como PRODUTO do lazer, sendo sua manifestação mais perceptível) Sua origem etimológica se relaciona com a ideia de recriar, renovar, restabelecer. “É uma atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social de cuja realização lhe advém o prazer.” (TIOSSI, Lígia).

DEFINIÇÕES SOBRE VIAJANTES, TURISTAS E EXCURSIONISTAS Todos os turistas são viajantes, mas nem todos os viajantes são considerados turistas (pelos menos estatisticamente). Apenas aqueles que realizam pelo menos um pernoite (passar a noite no local visitado) é considerado turista. Se o visitante vai e volta ao seu local de residência no mesmo dia ele é considerado excursionista (incluem-se neste grupo os passageiros de cruzeiros marítimos).

Perspectivas espaciais de Turismo Turismo doméstico – é aquele realizado pelos visitantes (turistas + excursionistas) que viajam dentro de seu próprio país. Turismo receptivo – é realizado pelos visitantes que não são residentes no país, na região ou na localidade. Turismo emissivo – é realizado pelos residentes para fora do país, da região ou da localidade. OMT

Núcleos emissores e receptores Turismo emissivo Fluxo turístico Turismo receptivo

Perspectivas espaciais de turismo Turismo interno – é a combinação do turismo doméstico com o turismo receptivo (TI = TD + TR). Residentes mais não residentes num determinado pais. Turismo nacional – é a soma do turismo doméstico com o turismo emissivo (TN = TD + TE). Movimento de visitantes residentes tanto dentro como fora do país. Turismo internacional – é o movimento de visitantes entre os diferentes países. OMT