Planejamento Planejar envolve: Estabelecer prioridades;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Acolhimento com Classificação de Risco
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?
Administração Financeira III
Relacionamento Terapêutico
1 COMO ACERTAR Agora, está na hora de colocarmos em prática o que aprendemos no Capítulo Indicadores. Para lembrar:
1 Como Acertar Agora, está na hora de colocarmos em prática o que aprendemos no Capítulo Indicadores. Para lembrar:
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Vendendo sua idéia José Dornelas.
Gerenciamento de Riscos
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Blz?.
Manual do Cuidador.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Terapia Comportamental
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Conhecer a importância do Planejamento
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística.
A importância da Implementação
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANO DE GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
APRESENTA.
Reabilitacao Geriatrica
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
Gerenciamento de Risco
5. Abordagem como um sistema de gestão
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
PROCESSO DE ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA
Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)
Gestão de defeitos.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Iniciando na logística empresarial
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Seu Agente de Mudança..
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Planejamento do Processo de enfermagem
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Diagnóstico de Enfermagem
PLANEJAMENTO DE ENSINO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.
sistemas de informação
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento e implementação
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Transcrição da apresentação:

Planejamento Planejar envolve: Estabelecer prioridades; Fixar resultados esperados; Determinar as intervenções de Enfermagem; Assegurar que o plano seja registrado adequadamente. Principais componentes do plano de cuidados: Problemas Reais ou Potenciais (Diag); Intervenções específicas (NIC) Resultados Esperados (NOC) Avaliação registros de evolução Organizando as Idéias.... Como trabalharemos.....? Diagnóstico de Enfermagem + NOC + NIC NIC Diagnóstico de Enfermagem NOC +

N.O.C. – Classificação de Resultados de Enfermagem Os resultados atendem a três propósitos: São elementos de medida do plano de cuidados; Podem direcionar as intervenções; São fatores motivadores (prazo). Princípios dos Resultados Centralizados no Cliente Enuncia os benefícios que você espera encontrar no cliente. Resultados a curto prazo (Ex. conseguirá andar até o banheiro sem auxílio, amanhã) Resultados a longo prazo. (Ex. conseguirá andar de forma independente até o final do corredor, três vezes por dia em 10 dias após cirurgia). O sujeito do enunciado deve ser o cliente ou responsável. (demonstra conhecer a técnica de adm. de medicamentos SC por volta de 5/10 dias. Os resultados esperados costumam ser elaborados para os problemas. A determinação dos resultados esperados exigem que você simplesmente inverta o problema. (problema) Integridade da pele prejudicada. (resultado) pele intacta, sem sinais de irritação fatores de risco controlados.

N.O.C. – Classificação de Resultados de Enfermagem Certifique-se de que os resultados esperados e os indicadores sejam mensuráveis. Verbos recomendados Para a Construção de resultados: Verbos Passíveis de Mensuração Identificar Descrever Desempenhar Relacionar Enunciar Listar verbalizar Segurar demonstrar repartir Expressar Perderá Irá obter Apresenta ausência de Exercitar Comunicar Tossir Andar Levantar Sentar discutir Verbos não passíveis de mensuração (não os utilize) Saber Compreender valorizar Pensar Aceitar sentir Exemplo de Verbos que Representam Três Domínios Cognitivo Afetivo Psicomotor Ensinar Discutir Identificar Descrever Listar Explorar Expressar Repartir Escutar Comunicar Relacionar Demonstrar Praticar Desempenhar Andar Administrar Dar

N.I.C. – Classificação de Intervenções de Enfermagem São ações feitas pela enfermeira com o fins de: Monitorizar o Estado de Saúde; Reduzir os riscos; Resolver, prevenir ou controlar um problema. Facilitar a independência ou auxiliar nas atividades da vida diária (banho, e assim por diante); Promover uma otimização do sentimento de bem estar físico, psicológico e espiritual. Intervenções são classificadas em duas categorias: Intervenções de Cuidados Diretos: interações diretas com o cliente; Intervenções de Cuidados Indiretos: realizadas longe do cliente, mas em nome do cliente ou de um grupo de clientes. (transferências, encaminhamentos, pareceres). Determinação de Intervenções Específicas Exige sua resposta a quatro indagações: O que pode ser feito para evitar ou minimizar os riscos ou causas deste problema? O que pode ser feito para minimizar o problema? Como posso adaptar as intervenções voltadas aos resultados esperados para esta pessoa?

Determinação de Intervenções Específicas Qual a nossa probabilidade de obter respostas versus respostas adversas ‘as intervenções, e o que podemos fazer para reduzir os riscos e aumentar a possibilidade de respostas benéficas. Volume de líquidos Deficiente Relacionado ‘a ingestão oral insatisfatória 1- O que pode ser feito para prevenir ou minimizar as causas deste problema? 2- Se nada puder ser feito quanto à(s) causa (s), o que pode ser feito quanto ao problema? 3- Como posso adaptar as intervenções ao(s) resultado(s) esperado para este cliente. Monitorizar a ingestão, oferecer líquidos preferidos, garantir a ingestão de um mínimo de 2.000 ml /dia (exatamente quais líquidos, em que horários e quantidades que atinjam 2.000 ml a serem especificados nas ordens de enfermagem.)

Registro de Enfermagem SOAP (S) “Não consigo sentir nada do lado direito.” (O) Reflexos ausentes no lado direito. Deitado de forma relaxada na cama, virado para a direita. Apresenta área avermelhada de cerca de 5 cm no quadril direito. (A) Risco para integridade da pele prejudicada relacionado à perda da sensação do lado direito e à imobilidade. (P) Evitar fissuras na pele. Monitorizar as costas e os quadris na busca de sinais de redução da circulação decorrente de ponto de pressão, a cada 2h. Reposicionar de lado, de costas, delado, a cada 2 horas. Colocar colchão de ar e pele de carneiro na cama

Exemplo de plano de cuidados transparência nº 07 do arquivo complementar