FUNDAMENTOS DO TURISMO 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Teoria Elementar da demanda
Estudo de Caso: Ibitinga
Sistema de Informação Gerencial
Epidemiologia Descritiva
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Definição do sector de Touring
Definição do sector de Turismo de Natureza
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Fundamentos do Turismo 1
OPERADORA Aula 05.
REGIÃO SUDESTE.
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
Aula 006 – Atratividade Turística no Município
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
ATRACÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICAS
A avaliação da paisagem para fins de desenvolvimento turístico
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
CATEGORIAS DE.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Professora: Ana Paula Diniz
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
CONCEITOS TURISMO.
Explorando Atratividade turística turismo cultural dicionário e muito mais confira!!!
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Conservação e Preservação
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
Praças e etapas de projeto
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Composição e interação entre os elementos da paisagem
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
OFERTA TURÍSTICA CONCEITOS:
Parque Nacional da Serra da Capivara
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Turismo Rural.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
PATRIMÔNIO CULTURAL E PATRIMÔNIO NATURAL
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
GESTÃO ORGANIZACIONAL
DIAGNÓSTICO TURÍSTICO “O diagnóstico descreve a situação atual da destinação com base nos fatos, nas estatísticas e no seu histórico, obtidos pelo.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
ROTEIROS TURÍSTICOS Um roteiro turístico resume todo um processo de ordenação de elementos intervenientes na efetivação de uma viagem.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 FT1X1 – AULA 13 – Classificação dos Atrativos Turísticos

INTRODUÇÃO Existem diversas possibilidades de classificação dos atrativos turísticos. De antemão, cabe lembrar a diferença entre RECURSO e ATRATIVO turístico: “Os recursos, em sua forma original, seriam a matéria prima do turismo, sendo o elemento principal para o desenvolvimento da atração turística. Somente quando esses elementos estiverem em localidades acessíveis, formatados para receber turistas e devidamente divulgados, poderão ser considerados atrativos turísticos.” Geralmente, para tal, recebem apoio da oferta técnica/derivada e da infraestrutura geral e de apoio turístico.”

HIERARQUIZAÇÃO Para a avaliação dos atrativos, é recomendável definir o grau de atratividade. Afinal, há destinações ou atrativos que, por si, tem apelo para receber um grande número de visitantes de qualquer parte do mundo. Outros, por outro lado, acabam tendo um apelo regional e, muitas vezes, complementar a outros destinos/atrativos. Exemplo Situação 1: Paris/Torre Eiffel Exemplo Situação 2: Santana do Parnaíba/Centro Histórico

HIERARQUIZAÇÃO Existem alguns critérios técnicos que estabelecem padrões de atratividade. Em uma destinação turística, os atrativos são catalogados e classificados, no processo chamado INVENTÁRIO TURÍSTICO. O Inventário é uma das etapas mais importantes do processo de planejamento turístico. Ele estabelece a base de informações que servirá como base analítica e propositiva.

HIERARQUIZAÇÃO O modelo mais conhecido é o proposto pela CICATUR (antigo Centro de Capacitação para o Turismo da Organização dos Estados Americanos). Ele estabelece níveis de atratividade de determinado bem turístico, a partir dos seguintes critérios:

HIERARQUIZAÇÃO Hierarquia 3: atração altamente significativa e capaz, por si só, de motivar uma importante corrente de turistas internacionais ou nacionais; Hierarquia 2: atração com alguns aspectos excepcionais, capaz de, por si só, ou em conjunto com outras atrações, motivar determinado fluxo turístico;

HIERARQUIZAÇÃO Hierarquia 1: atração com alguns aspectos chamativos capaz de interessar turistas que vieram por outras motivações, ou capaz de motivar correntes turísticas locais/regionais; Hierarquia 0: atração sem qualidades para atrair fluxos de turistas, mas que faz parte do patrimônio turístico, pois complementa as atrações.

CLASSIFICAÇÃO Já do ponto de vista da classificação dos atrativos turísticos, destaca-se o modelo indicado por Panosso & Lohmann (2008), que os diferencia da seguinte forma: Naturais ou Construídas: entre as atrações naturais, podem ser ainda identificadas aquelas que são gerenciadas pelo homem e aquelas que ficam em seu estado natural. As atrações construídas são aquelas criadas pelo homem. Em geral, prefere-se a denominação: naturais ou culturais.

CLASSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA Panosso & Lohmann (2008) – Continuação Permanentes ou temporárias: há atrações que estão disponíveis somente em determinado período de tempo, por fatores climáticos, por exemplo. Públicas, privadas ou voluntárias: conforme a administração da atração. Gratuitas ou pagas. Autêntica ou artificial. Isoladas ou em clusters. Urbana ou rural. De baixa ou alta capacidade.

GLOSSÁRIO CLUSTER: Concentração de elementos que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.

CLASSIFICAÇÃO Já o Manual de Inventário Turístico do Ministério do Turismo estabelece a seguinte classificação: Atrativos Naturais Atrativos Culturais Atividades Econômicas Realizações Técnica-Científicas Eventos

ATIVIDADE 1 ELENQUE: 10 tipos de atrativos naturais 5 tipos de atrativos culturais 3 tipos de atividades econômicas 5 tipos de realizações técnico-científicas 5 tipos de eventos

ATRATIVOS NATURAIS (MTUR) Montanhas Planaltos e planícies Costas ou litoral Terras insulares Hidrografia Quedas d’água Fontes hidrominerais e/ou termais Unidades de conservação Cavernas, grutas e furnas. Áreas de caça e pesca. Flora. Fauna. Outros.

ATRATIVOS CULTURAIS (MTUR) Sítios históricos. Edificações. Obras de arte. Esculturas e monumentos. Instituições culturais. Festas e celebrações. Gastronomia típica. Artesanato. Música e dança. Feiras e mercados. Saberes e fazeres.

ATIVIDADES ECONÔMICAS (MTUR) Agropecuária. Extrativismo. Indústria.

REALIZAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS (MTUR) Parque Tecnológico Parque Industrial Museu Tecnológico Centro de Pesquisa Usina Hidrelétrica/ Barragem/ Eclusa/ Açude Planetário Aquário Viveiro Exposição Técnica Exposição Artística Ateliê Zoológico Jardim Botânico Outras

EVENTOS (MTUR) Congressos Convenções Feiras Exposições Simpósios  Encontros  Workshops  Oficinas  Shows  Torneios  Desfiles  Concursos …

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA Segundo Ignarra (2003), podem ser considerados: PATRIMÔNIO CULTURAL Situação e ambiência. Época de construção e /ou elaboração e valor histórico. Características construtivas /elaboração. Características tipológicas /aspectos notáveis.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO CULTURAL (CONTINUAÇÃO): Coleções principais /acervos /espécies. Local de ocorrência /festas /comemorações /atividades. Formas de apresentação. Formas de elaboração ou tratamento. Formas de apresentação e/ou uso. Produtos e objetos para consumo. Manifestações culturais incorporadas ao atrativo.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO CULTURAL (CONTINUAÇÃO) Técnicas e métodos empregados /importância técnica. Locais e percursos com interesse para visitação. Estado de conservação. Singularidade. Localização (localidade mais próxima, distância em quilômetros). Meios de acesso ao atrativo.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO CULTURAL (CONTINUAÇÃO) Legislação de proteção existente. Horário de visitação. Tempo necessário para conhecer o atrativo. Serviços disponíveis no local.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO NATURAL Morfologia. Altura. Vegetação (área ocupada e tipo) Fauna. Características da paisagem circundante. Locais e percursos com interesses de visitação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO NATURAL (CONTINUAÇÃO – ESPECÍFICO PARA PRAIAS) Qualidade das praias. Intensidade das ondas, marés ou ventos. Nível de poluição. Qualidade e cor da areia. Margens aproveitáveis para entretenimento.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO NATURAL (CONTINUAÇÃO) Volume da água. Área interna das grutas. Extensão de percursos com segurança. Capacidade. Estado de conservação. Singularidade.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA PATRIMÔNIO NATURAL (CONTINUAÇÃO) Localização (localidade mais próxima, distância em quilômetros). Meios de acesso ao atrativo. Legislação de proteção existente. Horário de visitação. Tempo necessário para conhecer o atrativo. Serviços disponíveis no local.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os critérios citados, apesar do caráter técnico, não são consensuais e merecem aprimoramento. Um exemplo desta contradição é a dissonância mais-melhor. Nem sempre o que atrai mais pessoas ou tem mais facilidades é mais atraente para determinado grupo de visitantes.