Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Caravana Nacional em Defesa do SUS
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Bahia 2008 ENCONTRO MOBILIZA SUS EM VERSO Valdeci Mamona Passos.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Redução de Danos como Política de cuidado
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Comissão de EJA de Alagoas
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Campina Grande Outubro 2015
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Painel 1 Saneamento Ambiental e a Construção do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano)
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de reestruturação física e gestão do trabalho da Casa de Saúde Indígena, bem como aplicação dos recursos; Sensibilizar as instituições de ensino em saúde para a necessidade de formação e pesquisa que reconheça os povos indígenas como sujeitos na construção dos saberes; Sensibilizar gestores e trabalhadores do SUS, docentes e estudantes para humanização da atenção à saúde; Favorecer o diálogo dos movimentos sociais com universidade e com os serviços para identificar as necessidades e estratégias de atuação para a garantia do direito à saúde. Apresentação O direito à saúde da população indígena tem sido vivenciado de forma desigual no âmbito da política do Sistema Único de Saúde (SUS). Os indicadores de mortalidade infantil e desnutrição apresentam valores superiores aos da população brasileira. Outro fator, que coloca a população indígena em situação de extremo risco, é a descontinuidade das ações de saúde. Na Conferência Nacional de Proteção à Saúde do Índio, realizada em 1986, foram discutidas e encaminhadas propostas relacionadas à política de saúde para a população indígena, baseadas nos princípios e diretrizes fundamentais do SUS. Essa realidade nos convida a discutir a eqüidade e a integralidade dos serviços de saúde que atendem essa população. A 5ª Edição do Café com Idéias (parceria universidade-serviço-sociedade) propõe discutir o direito à saúde da população indígena, a proteção à vida, sobretudo respeitando suas tradições. Nessa edição utilizará o formato de Audiência Pública com os seguintes objetivos: Café com Idéias O Direito a Saúde e os Povos Indígenas

Público Participante Povos indígenas, professores, estudantes, gestores, trabalhadores, usuários do SUS, representantes dos conselhos de saúde, movimentos sociais e legisladores Informações e Inscrições: Faculdade de Enfermagem da UFG Coordenação de Graduação no período vespertino Rua 227, s/n, Qd. 68 Setor Leste Universitário Fone Programação 8:00 – Mística Abertura 8:30 - A roda da cultura e do direito à saúde. A fala dos/as indígenas - Como os/as indígenas têm vivenciado o direito a saúde; A fala da sociedade/instituições - Como pode contribuir para que esse direito seja garantido de forma equânime. Quais são as ações que poderão ser desenvolvidas no coletivo social/institucional? 12:00 – Até o próximo encontro! Realização ANEPS – GO (Articulação de Movimentos e Práticas de Educação e Saúde). Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Odontologia. Mandato Popular – Deputado Mauro Rubem presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Apoio Ministério da Saúde (Com Logomarca) Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. SINDSAÚDE. IESE - Instituto de Estudos Sócio - Ambientais SIEG – Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás. CAMBENAS - Coletivo de Estudantes Negros Beatriz Nascimento Superintendência da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago- SES/Go Endereço: Rua 23 s/nº Bairro Santo Antônio, (antigo CENFORH, ao lado do Master Hall, BR-153, Trevo Sul - Entrada para o Parque das Laranjeiras) Goiânia – Goiás