Lideranças nas organizações educativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
SÉCULO XX.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOAVALIAÇÃO.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Perfil do Profissional
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
RMP Consultoria de Negócios
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A formação de professores e o Processo de Bolonha
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Educação Especial Aula 7
Perguntas de Modelação
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Processos Administrativos Aula 1
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Comportamento Organizacional
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Relações Interpessoais. Formação de Formadores      0 Introdução 1 Comunicação 2 Desenv. Interpe. 3 A Importância do Comportamento Legenda 5 Os Grupos.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Lideranças nas organizações educativas A Centralidade das lideranças- GREENFIELD, 2000

5 Problemáticas de investigação 1 . As qualidades pessoais dos liders 2. Os contextos de liderança 3. Os quotidianos da vida escolar 4. Os estímulos para a liderança 5. Os efeitos da liderança

- capacidade de reflexão As qualidades pessoais e de eficácia são factores determinantes de influência das lideranças: - estado de espírito - capacidade de reflexão - valores profissionais, sociais e políticos, no contexto da resolução de problemas

2. De que modo o contexto específico de cada escola tem influências nas lideranças ? Nas exigências morais, sociais , interpessoais, educacionais, administrativas e políticas ?Os contextos de reformas e mudanças que impacto têm nos comportamentos dos liders ? 3. O quotidiano das escolas, permite-nos saber o que fazem e porquê, na observação de aspectos como: Partilha da informação Clarificação de expectativas Motivação para o trabalho em equipa Planificação de actividades e processos úteis à resolução de problemas

4. Que condições atraem e estimulam os liders para exercer a liderança 4. Que condições atraem e estimulam os liders para exercer a liderança? Haverá um padrão de comportamento ou dependem das qualidades pessoais e do contexto? 5. Que efeitos da liderança nos indivíduos, nos grupos e nos contextos? Outras lideranças anteriores terão efeitos na eficácia das escolas?

Lideranças e gestão, necessidade de distinção. Caracterização das lideranças, concepções cruzadas com as escolas portuguesas-J. Adelino Costa, 2000 Lideranças dispersas que percorrem os diversos níveis, sectores e agrupamentos da organização escolar. Relatividade da liderança, interpretação ambígua,confusão entre liderança e autoritarismo e concentração de poderes. Lideranças e democracia, pressupostos no sentido do reforço da democracia e da participação de todos os implicados. Lideranças e colegialidade, processo interpares, apelos à autonomia docente, trabalho de reflexão partilhada.... Liderança enquanto saber especializado, formação e competência pedagógica como fundamento estrutural. Lideranças e gestão, necessidade de distinção.

A complexidade da liderança implicam competências de nível elevado- Formação Formação de nível de pós- graduação, mestrado Necessidade de desenvolver competências e conhecimentos de modo a acumular bases teóricas e experiência/problemas complexos. Necessidade das competências não se centrarem exclusivamente na experiência do lider. Formadores, tutores e professores são chamados a trabalhar com a experiência profissional dos directores (Suécia). Formação inclui programas agrupados em grandes temas (liderança organizacional, pedagógica, comunicação, gestão escolar), tutoria e estágio (USA). Formação inclui estágio com inspectores, directores experientes (mentor- Inglaterra).

Boas Práticas na Formação- UK- Nacional College Of School Leadership STANDARDS de qualidade: - Liderança profissional - educação de elevada qualidade para os alunos. - Qualidade para melhorar o desempenho dos alunos, padrões de aprendizagem, desenvolvimento moral, social e cultural. - Qualidade nas estratégias de desenvolvimento da cidadania e diversidade cultural e étnica. - Qualidade no processo de aprendizagem, língua materna, matemática e ciências e aplicação das TIC, na sala de aula. - Qualidade no desenvolvimento de modelos curriculares e avaliação.

Boas Práticas na formação- UK - Condições políticas, económicas, sociais e tecnológicas com impacto no planeamento e execução estratégica e operacional. - Estilos de liderança e respectivos efeitos. - Gestão e gestão da mudança, aplicação das TIC. - Política educativa nacional. - Enquadramento estatutário da educação.

Perfil de competências: Competências de liderança Competências de tomada de decisão Competências de comunicação Competências de auto-gestão Auto-confiança, empenho, entusiasmo, integridade, motivação para a mudança.

Boas Práticas- UK Áreas estratégicas: - Liderança e desenvolvimento estratégico da escola - Ensino e aprendizagem - Liderança e gestão do pessoal - Gestão eficaz e eficiente de recursos humanos e materiais - Prestação de contas

PORTUGAL- Formação especializada para a gestão escolar Despacho Conjunto 198/99: ----competências de análise crítica ----competências de intervenção ----competências de formação, supervisão e avaliação ----consultoria

Conteúdos: -- política educativa e sociedades contemporâneas -- sociologia das organizações -- gestão organizacional e escolar -- organização e gestão da formação -- gestão do currículo e processos pedagógicos -- direito administrativo -- informática aplicada à gestão -- deontologia e profissão docente -- informática aplicada à gestão, Tic na escola -- economia e marketing -- métodos de investigação -- inovação educacional -- avaliação educacional

Análise Avaliativa Elabore um programa de formação para as lideranças de topo nas nossas escolas, definindo : -- áreas estratégicas -- competências -- metodologias de formação