Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

A ATIVIDADE DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
A visão Grega da Ciência
PSICOLOGIA.
CONCEITOS ELEMENTARES
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
contexto profissional
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
O que é Pesquisa Científica?
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Pesquisa: Conceitos e Definições
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Quantitativo-Qualitativo:
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Emile Durkheim e o fato social
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Perguntas de Modelação
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE PPGEA PROFº DR. LUÍS FERNANDO MINASI A DIALÉTICA MATERIALISTA E A PRÁTICA.
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
TEMA E PROBLEMA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Prof.ª Chayane C. de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
Conceitos e Modalidades
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Émile Durkheim
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Universidade Castelo Branco
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
Metodologia da Pesquisa Uma Boa Idéia O que é uma pesquisa científica? n Atividade para descobrir a resposta n Utiliza métodos e pressupostos científicos.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I I Ciclo de Serviço Social 2º ano – 1º Semestre 2007/2008

Investigação Não é um conceito unívoco. É sempre entendido por referência ao campo de conhecimento em que se insere. Em termos genéricos, designa um procedimento formal que pretende encontrar respostas para as questões propostas, utilizando métodos científicos.

Ciência Resultado da investigação, pretende produzir novos conhecimentos sobre a realidade e, simultaneamente, aumentar o conhecimento teórico.

Investigação A investigação “é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos factos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento” (in Ander-Egg, Ezequiel, Introducción a las técnicas de investigación social para trabajadores sociales, 1978, p.28)

Objectivos da Investigação Social A investigação é um processo formal; Compõe-se de fases de actuação sucessivas; Rege-se pelo pensamento metódico e reflexivo. Pretende dar resposta a problemas e aumentar o conhecimento; Exige a aplicação de métodos e técnicas do domínio das Ciências Sociais; Deve referir-se a objectos concretos, precisos e específicos.

Método Corresponde a um conjunto concertado de operações, realizadas para atingir determinado objectivo. É o corpo de princípios que preside à investigação e permite seleccionar e coordenar as técnicas.

Técnicas Procedimentos operatórios rigorosos, bem definidos, transmissíveis e susceptíveis de ser novamente utilizados em condições semelhantes, adaptados ao tipo de problema e aos fenómenos em causa. A escolha das técnicas depende, por isso, do objectivo da investigação.

Como obtemos o conhecimento e às conclusões a que se chega. EPISTEMOLOGIA (Nível da CRÍTICA) Como obtemos o conhecimento e às conclusões a que se chega. Como se deve fazer para obter o conhecimento científico. MÉTODOS (Nível da TEORIA) TÉCNICAS (Nível da OPERACIONALIZAÇÃO) O que se faz para obter o conhecimento.

Métodos em Investigação Social O método em Ciências Sociais tem algumas especificidades, que decorrem de: As manifestações materiais da sociedade serem diversas e mutáveis; Se investigarem manifestações não materiais (e.g. crenças, valores, ideias); As manifestações estarem sujeitas à incerteza (decorrente da liberdade individual e colectiva).

Métodos em Investigação Social Estas especificidades geram dificuldades em: Medir os fenómenos sociais; Estabelecer regras e generalizações relativas aos fenómenos sociais; Aplicar técnicas de observação experimental; Faltam instrumentos de observação tão rigorosos como os de outras ciências (e.g. Física, Matemática, Biologia, etc.).