Apresentação dos Conteúdos Programáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Alguns princípios fundamentais a considerar:
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
ESTUDO ACOMPANHADO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
SÉCULO XX.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Lideranças nas organizações educativas
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Alimentação Equilibrada
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Revisita ao PPP.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Apresentação dos Conteúdos Programáticos Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado EB1 Helena Vaz da Silva Apresentação dos Conteúdos Programáticos 4 de Outubro de 2006

PRIORIDADES DE ACÇÃO EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO 1ª - Implementar as políticas educativas definidas ao nível nacional e adequá-las ao contexto sociocultural onde se insere as escolas do Agrupamento: Dando prioridade à inclusão de todos os alunos e diversificando a oferta educativa. Envolvendo todos os elementos da Comunidade educativa. Promovendo a articulação entre os diferentes níveis de ensino.

PRIORIDADES DE ACÇÃO EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO 2ª - Colocar a gestão administrativa e financeira ao serviço do projecto pedagógico 3ª - Potenciar práticas de cooperação e colaboração entre todos os docentes do Agrupamento Tudo isto visa - « A qualidade educativa das aprendizagens »

Competências Gerais A saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de: 1 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano 2 - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar; 3 - Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio:

4 - Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação: 5 - Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; 6 - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável: 7 - Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada, de decisões;

8 - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa: 9 - Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns: 10 - Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo Construção e tomada de consciência da identidade pessoal e social; Participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; Respeito e valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos; Valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo Desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo; Desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; Construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural; Valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros

Língua Portuguesa

Matemática

Matemática

Estudo do Meio

Estudo do Meio

Estudo do Meio

Estudo do Meio

Estudo do Meio

Estudo do Meio

Educação e Expressão Físico-motora

Expressão e Educação Plástica

Expressão e Educação Musical

Expressão e Educação Dramática

Estudo Acompanhado Esta área curricular não disciplinar tem como principal objectivo a aquisição de competências que permitam a apropriação de métodos de estudo e de trabalho que proporcionem o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia na realização de aprendizagem.

Finalidades: • Ajudar os alunos na identificação e análise de estratégias de estudo, de acordo com as suas características individuais; • Desenvolver competências de consulta e de utilização de diversas fontes de informação; • Desenvolver o gosto pelo trabalho e pelo estudo; • Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade; • Aumentar a auto-estima e a auto-confiança; • Desenvolver competências sociais: o respeito pelos outros, a cooperação e a comunicação; • Capacitar para uma aprendizagem cada vez mais autónoma; • Proporcionar aos professores informações importantes sobre o estádio de desenvolvimento das competências de trabalho e aprendizagem dos alunos; • Permitir que o aluno receba feedback ( auto e hetero-avaliação) sobre a eficácia dos seus hábitos e métodos de trabalho.

Formação Cívica Esta área curricular não disciplinar tem como objectivo a educação para a cidadania, constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre experiências vividas, preocupações sentidas pelo aluno e sobre a sua participação, individual e colectiva, na vida da turma, escola e sociedade. É um processo fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes.

Finalidades: • Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania; • Promover o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e do respeito mútuo; • Desenvolver os valores da solidariedade e do respeito pela diferença; • Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola e da comunidade, bem como os princípios democráticos que orientam o seu funcionamento; • Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e democracia; • Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das suas instituições.