Os sete saberes necessários para a educação do futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para uma Educação no Século 21
Advertisements

A Escola pode resgatar a Cidadania?
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Uma mundialização plural Edgar Morin
Seminário Regional – Rio de Janeiro
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar.
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Interdisciplinaridade
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Curso Direito à Memória e à Verdade
O DESTINO DE CADA UM....
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Professora Suraia Rahmé
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Modelo de Excelência em Gestão
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
A Ética na Política.
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
O que é ensinar história?
Complexidade e currículo:por uma nova relação
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
CARTA DA TERRA Para crianças.
As Serras Carla Rosa Um Tesouro a Descobrir. As Serras Introdução Queres saber mais sobre as serras? A uma elevação de terreno com mais de 400 metros.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
Os quatro pilares da educação.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
Especialização em Docência do Ensino Superior
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
OLHAR TRANSDISCIPLINAR
Seminário Virtual Informática e Sociedade
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Principais obras: › O Método  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As ideias  A humanidade da humanidade  Ética.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Prática profissional do professor: uma questão de ética Profa. Rosália de Fátima e Silva DEPED / CCSA PAP, 2009.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Os sete saberes necessários para a educação do futuro Edgar Morin Interpretação ilustrada e sintética

“É necessário aprender a navegar em um oceano de incertezas através de arquipélagos de certeza“ Edgar Morin

Introdução A educação atual tem grandes obstáculos para superar. E por isso nossos esforços por uma melhor educação não surtem o efeito desejado. A educação do futuro deve levar em conta saberes que são normalmente ignorados na educação atual.

Os sete saberes Ensinar a condição humana As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão Os princípios do conhecimento pertinente Ensinar a identidade terrena Enfrentar as incertezas Ensinar a compreensão A ética do gênero humano

1º saber – erro e ilusão Não afastar o erro do processo de aprendizagem; integrar o erro ao processo, para que o conhecimento avance. Devemos nos abrir a novas ideias sem nos apegar cegamente a ideias já aceitas ou antigas.

2º saber – conhecimento pertinente Juntar as mais variadas áreas de conhecimento contra a fragmentação. Resolver problemas com uma percepção global levando-se em conta a complexidade e o contexto e usando o conhecimento de uma maneira multidimensional.

3º saber – ensinar a condição humana Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais – somos psíquicos, físicos, míticos, bíológicos, etc. Temos todos um destino e uma condição comuns como cidadãos da Terra.

4º saber – identidade terrena Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Ideia da sustentabilidade terra-pátria. Todos os seres humanos possuímos os mesmos problemas e compartilhamos um destino comum.

5ª saber – Enfrentar as incertezas Ensinar que a ciência deve trabalhar com a ideia de que existem coisas incertas (Princípio da Incerteza). Ensinar a reconhecer e enfrentar as incertezas do nosso tempo.

6º saber – ensinar a compreensão A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Ensinar a tolerância, o respeito e a abertura ao próximo.

7º saber – a ética do gênero-humano É a antropo-ética, ancorada em três elementos – indivíduo, sociedade e espécie. Não desejar para os outros aquilo que não quer para você. Ensinar a consciência de uma Terra-Pátria que se traduza em uma vontade de realizarmos a cidadania terrena.

"Los Siete Saberes Necesarios Para la Educación del Futuro” Bibliografia www.multiversidadreal.org http://pt.wikipedia.org/wiki/edgar_Morin Para obter sem custo o livro "Los Siete Saberes Necesarios Para la Educación del Futuro” visite o site da multiversidad