Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Pedagogia da pesquisa-ação
ORGANIZAÇÕES, SISTEMAS E MÉTODOS
A Investigação Educacional em Portugal
Sérgio Elias Vieira Cury
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
-Apropriação do Relatório Pedagógico
LÍNGUA PORTUGUESA.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Língua de escolarização: estudo comparativo
Programa de Português CEL, DT e GIP
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA Maputo, 7-11 maio 2012.
Curso de Docência Universitária
Programa Ler e Escrever
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONVERGÊNCIAS DAS CLASSIFICAÕES ECONÓMICAS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO 2007 Palestrante: Hermínio Saraiva Aguiar.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Departamento do Ensino Secundário
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Orientação Técnico-Pedagógica
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Mini-projecto Gestão de informação na organização Autor: Rui Pedro CorreiaOutubro 2000 Desenvolvimento de um Manual de Ensino à Distância de Laboratórios.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Reunião com as Associações Profissionais de Professores e Associações ou Sociedades Científicas Caparide, 13 de Dezembro de 2007.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
Replicação Metas Curriculares de Português
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
João Veiga Évora, 9 de Julho de As TIC na Escola “É óbvio que, a longo prazo, as vidas das crianças serão radicalmente transformadas devido à presença.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
REPLANEJAMENTO 2015.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
O papel do Estagio na Formação de Professores
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação continuada ANO 2015
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período.
Transcrição da apresentação:

Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian, 4 de Dezembro de 2007

Pressupostos da revisão A revisão da TLEBS estava prevista na Portaria 1488/2004 na sequência da experiência pedagógica. Neste sentido, o trabalho de revisão baseou-se nos resultados da experimentação da TLEBS.

Pressupostos da revisão Da experiência pedagógica, emergiram os seguintes aspectos a ter em conta para a revisão: -A necessidade de clarificar o estatuto da TLEBS enquanto mero instrumento normativo para os docentes; -A necessidade de harmonizar o documento quanto ao nível de aprofundamento ou detalhe dos domínios; -A necessidade de reduzir a lista de termos aos considerados mais produtivos para o público-alvo e para posterior didactização; -A necessidade de clarificar o estatuto de dicionário terminológico do documento.

Metodologia de revisão Para a elaboração do documento de revisão, foram tomados em consideração os seguintes aspectos a)Pareceres dos especialistas de várias áreas que participaram numa primeira fase de revisão; b)Resultados da avaliação de acções de formação, nas quais foram identificadas as principais áreas de dificuldade dos docentes na leitura da TLEBS; c)Levantamento de dificuldades e problemas identificados em discussões entre utilizadores da TLEBS, como o fórum GramaTICª.pt; d)Aspectos a melhorar identificados pelos autores; e)Consulta a especialistas dos vários domínios para auscultação sobre opções a tomar; f)Consulta a professores dos diferentes níveis de ensino para auscultação sobre a lista de termos e o formato das definições.

Alterações decorrentes da revisão Lista de termos: - Eliminação de termos repetidos. - Estabelecimento de classes maiores. - Eliminação de termos correspondentes a conceitos e não a unidades terminológicas. - Selecção de termos mais relevantes para posterior transposição didáctica. - Alterações para equilíbrio da estrutura interna do documento. - Aditamento de termos em áreas para trabalho de cruzamento com outras disciplinas.

Alterações decorrentes da revisão Hierarquização dos termos: -Explicitação das relações entre os termos e domínios, através da criação de títulos para os nós da árvore terminológica.

Alterações decorrentes da revisão Base de dados: - Apresentação de definições em intensão, em benefício do estatuto da TLEBS enquanto dicionário terminológico. - Uniformização, sempre que possível, do formato das definições e exemplos. - Reescrita de algumas definições de acordo com os itens anteriores.