Automação de Processos

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Transcrição da apresentação:

Automação de Processos Workflow Sisworkpro Automação de Processos LEANDRO MATOS DOS REIS LEANDRO MEDEIROS DA SILVA DE LIMA RENAN LELIS RUFINO DOS SANTOS THOMAZ MOREIRA AQUINO

Agradecimentos Ao professor Alexandre Mori deixamos nossos sinceros agradecimentos pela orientação dada para a elaboração do trabalho. Ao professor Alisson Palmeira agradecemos por ter acreditado em nosso trabalho e por aceitar o nosso convite como avaliador.

Agenda de Apresentação Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo Conclusão

Introdução

Descrição do Problema A baixa produtividade no desenvolvimento de software

Justificativa

Hipótese A tecnologia workflow juntamente com os sistemas de gerenciamento de workflow proporcionam facilidade na implantação, manutenção e utilização de processos de negócio em diversas áreas inclusive no desenvolvimento de software.

Agenda de Apresentação Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo Conclusão

1 - Processo O que é Processo? Estrutura de processo: Definição e Estrutura O que é Processo? Estrutura de processo:

1 - Processo Características dos Processos: Podem ser auditados e aperfeiçoados; Impõem disciplina organizacional; Tornam visíveis as fronteiras, domínios e as funções; Armazenam o conhecimento organizacional; São estruturados; Conectam indivíduos com as suas funções.

1 - Processo O que é Subprocesso? Subprocesso 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1 1.1.1.1.2 1.1.1.2 1.1.1.2.1 1.1.2 1.1.2.1 1.1.2.1.1 1.n Processo Subprocesso Atividade Procedimento Tarefa [Processo, divisões e elementos]

1 - Processo O que é Atividade? Atividades Primárias Atividades Críticas Atividades Não Críticas Atividades Secundárias Grupos: logística, vendas, serviços, infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade. Atividades Transversais

1 - Processo Procedimentos Formais Procedimentos Informais Procedimento e Tarefa O que é Procedimento? Procedimentos Formais Procedimentos Informais O que é Tarefa?

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2 - Software Definição O que é Software?

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3 - Processo de Software Bases para um processo de software: Definição Bases para um processo de software: Comunicação; Planejamento; Modelagem: Análise; Projeto; Construção; Implantação.

3 - Processo de Software Definem um conjunto de: Atividades; Ações; Padrões de Processo Definem um conjunto de: Atividades; Ações; Tarefas de trabalho; Produtos de trabalho; Comportamentos de trabalho necessários ao desenvolvimento de software.

3 - Processo de Software Descrição de Padrão de Processo Nome do Padrão Problema Intenção Solução Tipo: Contexto Resultante Padrão de Tarefa Padrões Relacionados Padrão de Estágio Usos Conhecidos/Exemplos Padrão de Fase Contexto Inicial

3 - Processo de Software Avaliação de Processo - ISO/IEC 15504

3 - Processo de Software Avaliação de Processo Os atributos do processo são classificados em: Execução Administração do Processo Administração do Produto Definição Implementação Medição Controle Inovação Otimização

3 - Processo de Software Avaliação de Processo [Avaliação dos atributos de processo]

3 - Processo de Software Avaliação de Processo Nível de Capacidade Executado Gerenciado Estabelecido Previsível Otimizado Execução L ou T T Adm. Processo Adm. Produto Definição Medição Controle Implementação Inovação Otimização

Agenda de Apresentação Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo Conclusão

4 - Metodologia de processo de desenvolvimento de softwares Definição e Metodologias O que é Desenvolvimento de Software? RUP (Rational Unified Process) PSP (Personal Software Process) XP (Extreme Programming)

Agenda de Apresentação Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo Conclusão

5 - Produto x Processo [Produto x processo]

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6 - Workflow O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC) Definição O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC) Workflow Management System (WfMS)

6 - Workflow Tipos Tipos de Workflow Ad hoc Produção Administrativo

6 - Workflow Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule) Componentes Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule) Rota (Route) Classificações de Papel: Papel Usuário Papel Função

6 - Workflow Atributos de Regra: Início Tempo Máximo Componentes Atributos de Regra: Início Tempo Máximo Atividade Anterior Execução Notificação Atividade Posterior Segurança Auditoria Término

6 - Workflow Tipos de Rota: Componentes [Rota Seqüencial] [Rota Paralela]

6 - Workflow Tipos de Rota: Componente Rota [Rota condicional] [Rota de repetição]

6 - Workflow Implantação O ciclo do Workflow [Ciclo do Workflow]

6 - Workflow Etapas do ciclo de implantação de Workflow: Análise do fluxo de trabalho atual. Projetar o modelo de informação do fluxo de trabalho que se quer automatizar. Programar o modelo de informação, definindo e detalhando cada um dos elementos contidos nele. Implantar o Workflow. Gerenciar o processo por intermédio do Workflow. Atualizar o modelo de informação implantado.

6 - Workflow Vantagens da utilização do Workflow: Redução dos custos de operação Melhor controle sobre as suas operações Monitoramento do trabalho realizado Melhoria do atendimento ao cliente Menor circulação de documentos em papel Garantia de Integridade do Processo

6 - Workflow Desvantagens da utilização do Workflow: Poucas empresas utilizam. Escassez de profissionais. Softwares complexos. Modelagem requer muito tempo.

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7 - Metodologia

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Protótipo

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Conclusão Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado...

Referencias Bibliográficas