GRUPO 1997 Responsável: Fernanda Almeida R07 IGOR FERNANDES Y FERNANDA ALMEIDA X PEDRO CÉSAR X IRENE PROFIRIA Y ALEX BORGES Y RODRIGO ARANTES X
Por que uma empresa deveria adotar estratégias de suprimento? OBJETIVOS-CHAVE: Integração com Fornecedores; Efetividade Operacional; Gerenciar a Cadeia de Suprimentos; Selecionar Fornecedores.
Relacionamentos apropriados a cada grupo de fornecedores. Analisar o impacto das estratégias e estabelecer PRIORIDADES.
Identificação dos grupos de suprimentos: Impacto sobre a empresa: Representatividade das compras; Percepção pelos clientes do valor agregado; Diferenciação do produto final; Satisfação do cliente.
Concorrência entre fornecedores Volume de compras Instabilidade ou estabilidade do mercado Opções de substituição dos produtos Restrições do governo ao comércio
Confirmação dos itens incluídos em cada grupo; Volumes utilizados e consumidos anualmente; Preços praticados; Especificações de qualidade Processos de produção; Processos de compras.
Identificação dos fornecedores atuais; Volumes de fornecimento; Localização física; Características dos contratos; Complexidade do mercado fornecedor; Mercados e/ou segmentos alternativos existentes ou possíveis.
Com base na complexidade do mercado, macrodirecionamentos são estabelecidos: Determinado Grupo de suprimento I e II = Explorar o poder de compra. Determinado Grupo de suprimento III e VI (Posição Enfraquecida) = Criar vantagem/Desenvolvimento de Fornecedores.
GRUPO I Estratégia de Consolidação GRUPO II Estratégia de Redução de Complexidade GRUPO III Estratégia de Integração GRUPO IV Estratégia de Reposicionamento
Identificar as Táticas a serem Utilizadas; Identificar os Fornecedores Potenciais.
Estabelecimento das Prioridades da Implantação Integração com Fornecedores Avaliação contínua das Estratégias
O objetivo do global Sourcing é a busca de fornecedores globais visando: Alto valor agregado; Desenvolver tecnologias; Integrar processo de negócio e suprimento e Oferecer preços inferiores aos nacionais.
A primeira atividade é enviar pedido de cotação a fornecedores globais
A segunda e a terceira atividade estão relacionadas a análise do preço total de compra e o cálculo das economias potenciais.
A quarta atividade do global sourcing é negociar produtos com os dois melhores fornecedores tendo o poder de compra com os argumentos de fornecedor exclusivo e grandes volumes.
A quinta atividade é a escolha do fornecedor, utilizando alguns critérios, como: - Custo; - Qualidade; - Tecnologia; - Gestão da empresa; - Serviços; - Referências.
A sexta atividade é a confirmação do fornecedor, que terá que enviar algumas amostras a empresa e, posteriormente, o pedido lote-piloto.
A última atividade, embora seja constante, é manter sempre atualizado o banco de dados, inserindo, corrigindo informações do fornecedor, informações de compras e informações de engenharia.