Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 18 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
Advertisements

Modelos de associação com Fornecedores e Estratégias de Suprimento.
Unidade 4 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Estrutura da cadeia logística
Estratégias de suprimento
ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma: 14 Grupo: 43 R06 – Oportunidades na logística de suprimentos e integração.
R07- ESTRATÉGIAS DE SUPRIMENTO
Administração de Recursos Materiais
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 6 de setembro de 2009 Subgrupo X : Adelson.
Universidade de Brasília
Brasília, 15 de novembro de 2009
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 4 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
GRUPO 1997 Responsável: Fernanda Almeida R07 IGOR FERNANDES Y FERNANDA ALMEIDA X PEDRO CÉSAR X IRENE PROFIRIA Y ALEX BORGES Y RODRIGO ARANTES X.
Subgrupo X: Fernando Leon Filipe Tolentino Subgrupo Y: Rodrigo Caseca Rafael Braz Turma: 14 Grupo: 46 Atividade : R07.
Estratégias de suprimentos
Projeto do Semestre Apresentação de conceitos Grupo: 96 Turma: 19 Tema: R07 Organização: Rosário Subgrupo X: Isabel, Rejane e Meire Subgrupo Y: Marcos,
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Estratégias de suprimento
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
R07 – Estratégias de Suprimento Grupo 91 Subgrupo x: Anderson, Rafael, Pedro Subgrupo y: Felipe, Daniel, Alex.
Estratégias de suprimentos
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Administração de Recursos Materiais
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Turma 14 Grupo 43 - R10 Subgrupo X : Augusto Sardeiro 09/90051
Administração de Recursos Materiais
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA Contábeis 01 Plínio Borges 06/23857 Ivan Teléscio 05/84568 Verônica Paula 06/43904 Tiago Lucas 05/94261.
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada Trabalho 10
Grupo Responsável: Thiago 09/55213 Jeudson 09/44785 Grupo: Grupo: Gabriel 09/09637 Vítor 09/49957 Suzy 09/15858 André 09/40429 Data: 09/05/09.
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada Trabalho 10
Estrutura da cadeia de logística
Logística integrada e seus blocos
Perguntas U03 A cadeia de logística integrada é estruturada em três blocos: logística de suprimentos, logística de estoque e logística de distribuição.
Grupo 14 I Subgrupo Y Chafia Abrão – 09/91902 Rachel Soares Rebelo – 10/04557 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching.
Unidade 3 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Organização Industrial
Unidade 04 Alunos: Rafael Ribeiro Vieira 14AY3 Arthur Santos 14AY4.
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Grupo H – Subgrupo Y Israel Leite Marcos Ribeiro
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luisa.
ESTRUTURA DA CADEIA DE LOGÍSTICA
Logística Integrada Logística de suprimento : relacionamento entre fornecedor-empresa (matéria-prima de qualidade, custo reduzido, desenvolvimento de.
Estrutura da Cadeia de Logística Unidade 3
Grupo 14c Subgrupo 01 Lígia de Deus Rebeca Teles
UO3 – Grupo 14K Supply Chain Management
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S UNIDADE 03
Logística de Suprimento
 Componentes do grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Unidade 04 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Alunos: Leela Lacerda Francischeto (4Y) Vinicius Fernandes de Oliveira(3Y) Grupo: 14C.
R07 - Estratégias de Suprimentos Grupo:42 Turma:14 Subgrupo X: Bruno Giordano 09/07804 Rayanne Subgrupo Y: Fabio Henrique Vitor Resende Responsável: Bruno.
Transcrição da apresentação:

Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson Júnior – 09/88308 Carolina Torma – 09/91694 Subgrupo Y: Adso Oliveira – 07/43372 Willie Macedo – 07/55451 Camila Wanderley – 09/91163 Responsável: Camila Wanderley

R07 Estratégias de Suprimentos

1. O processo de determinação das estratégias de suprimento é estruturado em três macroetapas. Cite-as e diga quais as atividades realizadas em cada uma delas. 1. Avaliação Identificação dos grupos de suprimento Informações sobre os grupos 2. Análise Determinação de estratégias de suprimento Identificação de táticas Identificação dos fornecedores 3. Implantação Prioridades de implantação de estratégias Integração com fornecedores Avaliação contínua das estratégias

2. Quanto à macroetapa de análise, responda: a) Quais as estratégias de suprimento? 1. Estratégia de consolidação; 2. Estratégia de redução de complexidade; 3. Estratégia de integração; e 4. Estratégia de reposicionamento. b) Em que consiste a identificação dos fornecedores potenciais? Essa atividade consiste em estabelecer um banco de dados de fornecedores de classe mundial.

3. Quanto às quatros estratégias de suprimento mencionadas na questão anterior, diga quais são suas características e quando devem ser utilizadas. Posição fortalecida: Estratégia de consolidação (Grupo I): Alavancar o poder de barganha dos fornecedores, em decorrência do alto impacto sobre a empresa e da baixa complexidade do mercado. Cotações devem ser adotadas como prática, de forma competitiva e próximo ao menor custo; Estratégia de redução de complexidade (Grupo II): Itens desse grupo não são críticos para a empresa; porém, dada a baixa complexidade do mercado, a empresa pode explorar seu poder de compra. Deve aproveitar para simplificar ao máximo a complexidade administrativa e logística e reduzir os custos, uma vez que o impacto para a empresa é baixo.

Posição enfraquecida: Estratégia de integração (Grupo III): Grupo de suprimento considerado estratégico por reunir alta complexidade e alto impacto sobre a empresa. Deve trabalhar na integração com os fornecedores, fazendo relacionamento estáveis e duradouros; Estratégia de reposicionamento (Grupo IV): Posição enfraquecida com relação aos fornecedores desse grupo de suprimento; se for de baixo impacto, a empresa deve criar e/ou obter vantagens que reduzam a situação de gargalo em que se encontra. Desenvolver produtos substitutos ou alternativos, padronizar ao máximo a utilização dos itens em seus produtos e assegurar fornecimento em períodos de alta demanda são algumas das opções.

4. Como se calcula as economias potenciais? Preço total internacional – Preço-base atual = Economia potencial* *Antes de realizar qualquer negociação com os fornecedores globais.

5. Quais são os objetivos-chave que devem ser alcançados por meio de estratégias de suprimento? Integração com fornecedores (parcerias, cerificação e/ou qualidade assegurada), racionalizando a base de fornecedores e alavancando o poder de negociação; Efetividade organizacional, enfocando em competências-chave, equipes multifuncionais a serviço de desenvolvimento de produtos substitutos e padronização de uso; Benchmark das melhores práticas, desenvolvendo-as continuamente; Gerenciamento da cadeia de suprimentos, otimizando os processos ao longo dessa cadeia e avaliação do melhor preço; Fornecimento mundial (global sourcing), selecionando fornecedores globais que possam prover vantagens de custo a longo prazo.

6. No que consiste a macroetapa de avaliação? Etapa 1. Identificação dos grupos de suprimento em função de dois eixos: impacto sobre a empresa e complexidade do mercado. No eixo referente ao impacto do grupo de suprimento sobre a empresa serão avaliados os seguintes itens: Representatividade das compras do total das compras; Percepção pelos clientes do valor agregado desse grupo; Diferenciação do produto final por esse grupo; Satisfação do cliente afetada pela falha desse grupo. No eixo referente a complexidade do mercado serão avaliados os seguintes itens: A concorrência entre os fornecedores do grupo; O volume de compras/poder de barganha da empresa; A instabilidade ou estabilidade do mercado do grupo; As opções de substituição dos produtos do grupo; As restrições do governo ao comércio.

Etapa 2. Levantamento de informações sobre os grupos de suprimento no tocante a: Confirmação dos itens incluídos em cada grupo; Volumes utilizados e consumidos anualmente; Preços praticados; Especificações de qualidade; Processos de produção; Processos de compras; Identificação dos fornecedores atuais; Volumes de fornecimento; Localização física; Característica dos contratos; Complexidade do mercado fornecedor; Mercados e/ou segmentos alternativos existentes ou possíveis.

7. Quais são os grupos de suprimento identificados e o que significam? Na escala apresentada no livro, onde o eixo vertical representa o impacto sobre a empresa e o eixo horizontal a complexidade do mercado, com intersecção na origem O, onde a complexidade e o impacto são baixos e crescem a medida que se afastam da origem, os grupos são mencionados de I a IV e representam: Grupo I: Alto impacto e baixa complexidade; Grupo II: Baixo impacto e baixa complexidade; Grupo III: Alto impacto e alta complexidade; Grupo IV: Baixo impacto e alta complexidade.

Bibliografia CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3ª ed. São Paulo: Atlas, GOOGLE Imagens. Disponível em:. Acesso em: 16 out