ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DEPARTAMENTOS ESTADUAIS DE ESTRADAS DE RODAGEM Engº JÚLIO XAVIER RANGEL Superintendente Executivo
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SITUADO NA AMÉRICA DO SUL ÁREA = 8.514.215,3 km2 OCUPA CERCA DE 50% DA AMÉRICA DO SUL EXPORTAÇÕES/2006: US$ 137,5 BILHÕES
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA POSSUI 26 ESTADOS E 1 DISTRITO FEDERAL POPULAÇÃO/2006 (estimativa): 186,8 MILHÕES BRASIL DENSIDADE: 21,9 hab/km2 PIB/2006: US$ 815 BILHÕES FROTA DE 42,9 MILHÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (2006) POPULAÇÃO URBANA: 81,2%
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA 1.776.019 km DE RODOVIAS sendo 196.243 km PAVIMENTADAS BRASIL Mapa Rodoviário Federal Transporte de: 61,1% CARGAS 92,1% PASSAGEIROS 951,7 hab/km ou ~1m de RODOVIA PAVIMENTADA para cada habitante ESTADO DE CONSERVAÇÃO: ÓTIMO-BOM = 25% DEFICIENTE-PÉSSIMO = 75% Acidentes nas Rodovias em 2005 383.371 com 513.510 Feridos e 26.409 MORTOS!!! Fontes: CNT – DENATRAN - DNIT - GEIPOT
59.333 km 7 ESTADOS ÁREA: 1,5 MILHÃO de km2 17,6% da área do Brasil POPULAÇÃO/2006: 106,9 MILHÕES 57,2% do Brasil Rodovias Pavimentadas/2005: 104.060 km 53,03% da Malha Brasileira SUL / SUDESTE Rodovias Estaduais Pav./2005: 59.333 km ou 51,4% dos ESTADOS ESTADO DE SÃO PAULO: 31.227 km ou 15,9% de TODA Malha Pavimentada
ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA 16 ESTADOS ÁREA = 5,4 milhões de km2 63,5 % da área do Brasil POPULAÇÃO/2006 66,6 MILHÕES 35,7 % do Brasil Rodovias Pavimentadas/2005 67.964 km 34,6% do Sistema Nacional NORTE - NORDESTE Rodovias Estaduais Pav. /2005 41.526 km 36,0% do Sistema Estadual ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
Malha Rodoviária Pavimentada Fonte: DNIT – PNV 2005 (Anuário Estatístico) ESTADUAL 115.359,8 km 58,8% FEDERAL 22.734,8 km 29,6% MUNICIPAL 22.734,8 km 11,6% BRASIL Total Rodovias Pavimentadas: 196.243,70 km
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA RODOVIA MAL CONSERVADA GERA: AUMENTO DO TEMPO DE VIAGEM EM ATÉ 100% AUMENTO DE ATÉ 58% NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA RODOVIA MAL CONSERVADA GERA: ELEVA O ÍNDICE DE ACIDENTES EM ATÉ 50% PROVOCA AUMENTO NO CUSTO DO FRETE EM 38%
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA RODOVIA MAL CONSERVADA GERA: ELEVAÇÃO DE 36% NO CUSTO OPERACIONAL DOS VEÍCULOS.
Aumento do conforto e SEGURANÇA nas estradas; Além de reduzir os Custos Econômicos e Sociais, boas estradas oferecem: Aumento do conforto e SEGURANÇA nas estradas; Redução considerável do tempo de viagem;
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA INVESTIMENTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL BRASIL Participação Percentual em Relação ao PIB TRANSPORTES
EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA 58,8% EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA PAVIMENTADA Estaduais Federais Municipais 29,6% 11,6% Fonte: PNV-DNIT/2005
RECURSOS DOS ESTADOS PARA INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA Dotação Orçamentária; Fundos Rodoviários (CE, GO, MG, MT, MS, PE e PR); Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE; Outras Fontes: 1 - Financiamentos Externos e Internos; 2 - Receita Própria: Multas, Tarifas, Faixas de Domínio, etc.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DEPARTAMENTOS ESTADUAIS DE ESTRADAS DE RODAGEM SCS Qd. 01 Bloco “I” Ed. Central - Cj. 1005 - Brasília / DF Fone: (61) 321-3109 Fax: (61) 224-0541 www.abder.org.br Engº JÚLIO XAVIER RANGEL Superintendente Executivo super@abder.org.br