Capitulo 7 As falhas do mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise Microeconômica FACCAT
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Direito Empresarial I Marco Antonio Lorga
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Economia e Mercado 3ª AULA.
Externalidades.
Bens Públicos e Recursos Comuns
Capitulo 12 Microeconomia: A Oferta
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
DIREITO ECONÔMICO – PGE/SP
Justificações de Interesse Público
Ademar Ribeiro Romeiro
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
REGULAÇÃO E DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Economia e Mercado 6ª AULA.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Fundamentos de Economia
Custos: Conceitos e Aplicações
Direito Econômico Disciplina: Direito Financeiro e Econômico
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência perfeita: Livre concorrência
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Regulação e Antitruste
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Politicas publicas de Educação em Saúde
Fundamentos de Economia
O Ambiente de Marketing
Economia Florestal Falhas de mercado.
Sistema Econômico / Organização Econômica
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Economia e Análise de Mercado
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
ATIVIDADE URBANISTICA
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
Oferta e Demanda.
Cézar Augusto Lins de Andrade
COMÉRCIO INTERNACIONAL
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
DIREITO ECONÔMICO Relação entre Estado e Economia: modelos de Estado.
Fundamentos de Economia e Mercado
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Aula 10 Escola “evolucionária”, o papel da inovação e das estratégias de competitividade Profa. Eliana Tadeu Terci.
Transcrição da apresentação:

Capitulo 7 As falhas do mercado Fabio Nusdeo Curso de Economia

Considerações iniciais Modelo do liberalismo: profundamente alterado pelo progresso, desenvolvimento tecnológico e atividade econômica. Mercado é viável e tem operacionalidade, mas depende de pressupostos que a estrutura legal do liberalismo não captou e não tratou. Falhas de mercado: toda a positivação – códigos de direito privado, constituição e poder de polícia – não bastaram para lidar com a vida econômica real em toda a sua complexidade. 5 Falhas: falha de mobilidade; falha de transparência, falha de estrutura, falha de sinalização e falha de incentivo.

Rigidez de Fatores: falha de mobilidade Presunção básica: mobilidade dos fatores de produção reagir rápido aos sinais  automatismo, onde empresários-produtores são como autômatos das decisões dos consumidores. Rigidez: física, operacional, institucional e psicológica. Ex: cafezal e produtores agrícolas Depressão de 1929/30  Épocas de Depressão  Keynes  Teoria do Déficit Sistemático das Contas Públicas. Mobilidade e Direito: ação do Estado no funcionamento do mercado como indutor ou refreador da atividade econômica. Extensa legislação. Ex: seguro-desemprego.

2. Informações Relevantes: falha de transparência Presunção básica: sistema descentralizado = acesso de todos os operadores do mercado às informações sobre  características, qualidades,, efeitos nocivos, riscos = perfeita identificação. Preços: contém em si a informação relevante = sinal de escassez ou abundância. Mas, não basta. Ex: preço do café normal e da próxima safra. Informações e Direito: Código do Consumidor – Lei 8.078/90; Lei das S.A. Escopo: defender a economia popular. Área: interesse difuso no campo do Direito Econômico e Processual

3. A concentração econômica: falha de estrutura Presunção básica: atomização = mercado com grande nº de compradores e vendedores e nenhum excessivamente grande. Economia de Escala: processo pelo qual se reduz muito o custo unitário de produção  à medida que se aumenta o volume produzido = escala de produção. Preços acessíveis de eletrodomésticos e carros. Indivisibilidade técnica: impossibilidade de se produzir um nº reduzido de bens. Ocorrência: absorção de uma pela outra. Concentração de mercados: oligopólio, monopólio, oligopsônio e monopsônio. Caso extremo: monopólio natural. Concentração econômica e Direito: Lei 8.884/94 tutelar a concorrência CADE = Conselho Administrativo de Defesa Econômica + Ministério da Justiça e Secretarias do Direito Econômico e Acompanhamento Econômico.

4. Externalidades: falha de sinalização Presunção básica: todos os custos e benefícios recaem sobre a unidade responsável por sua condução. Externalidades: custos e benefícios que circulam externamente ao mercado, não conseguem imputar preços. Ex: pedágio-barreira-contornofalha de sinal. Externalidade Negativa: sinal inexiste custo vai para terceiros; Externalidade Positiva: ganhos indiretos. Ex: estrada, fábrica. Causa e Natureza: divórcio entre: escassez e propriedade Exceções: Idade Média, comunidades primitivas. Externalidade e Direito: Tendência: internalizar os custos (Lei 7.347/85) Campo: Direito urbanístico, Ambiental e do Trabalho.

5.Bens Coletivos:falha de incentivo Presunção básica: hedonismo e utilitarismo no mercado  impossibilita o suprimento de bens coletivos = bens públicos. Ex: defesa nacional. Soberania do consumidor não funciona Interesse da produção  bens exclusivos. Estado tende a assumir as necessidades de caráter coletivo. Ex: ensino básico, vacinação, planejamento urbano, etc. Bens coletivos e Direito: Direito Tributário: faz normas e regras para obter os recursos necessários; Direito Financeiro: fixa critérios e diretrizes para movimentar recursos estatais; Direito Administrativo: atua na área de concessões e parcerias.

Conseqüências da Falhas de Mercado Constatação: o modelo imaginado pelo clássicos não corresponde à realidade pois a concorrência perfeita exige: Ampla mobilidade de fatores; Pleno acesso às informações; Ausência de economia de escala e de Externalidades; Produção de todos os bens Ações corretivas pelo Estado  nas falhas = neoliberalismo = intervenção do Estado na economia como suporte, incentivo, suprimento das deficiências e busca de harmonia.