Abordagem Estruturalista da Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WEBER E OS TIPOS DE DOMINAÇÃO
Advertisements

Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Abordagem Estruturalista da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Características Principais:
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abordagem estruturalista
Escola Burocrática.
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
(AULA 8) - 3. As instituições da administração pública
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Administração – Principais correntes
A Contribuição de Weber O imperativo da racionalidade
Burocracia X Estruturalismo
Abordagem Clássica Escola Burocrática.
Administração Organizacional
APO Administraçao por objetivo
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Modelo burocrático de organização Aula 07 Jorge Surian
A ABORDAGEM DA BUROCRACIA
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
DISCIPLINA: Teorias da Administração
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
“Psicossociologia das Organizações”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ferramentas da Administração
Administração Geral - Aula 03
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 03
FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene
Homem, Cultura e Sociedade
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Burocracia.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
O Individualismo Metodológico
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Max Weber.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Modelo Burocrático de Organização
MAX WEBER. Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos.
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Tipos Puros de Dominação Legítima
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
Modelo Burocrático de Organização
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Curso de Administração Disciplina: TGA
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Racionalidade moderna, autoridade e Burocracia Origem, desenvolvimento e aplicação Texto compilado do capítulo 11 da obra de Idalberto Chiavenato, "Introdução.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Transcrição da apresentação:

Abordagem Estruturalista da Administração

O MODELO DA BUROCRACIA UM CONJUNTO DE PRECEITOS QUE RESOLVESSE AS LIMITAÇÕES DAS TEORIAS CLÁSSICAS E DAS ESCOLAS DE RELAÇÕES HUMANAS. COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES EM FUNÇÃO DE SUAS COMPLEXIDADE, ERA NECESSÁRIO UMA TEORIA QUE SE ADEQUASSE A ESTA NOVA COMPLEXIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

CARACTERÍSTICAS: BUROCRACIA A HIERARQUIZAÇÃO E A RACIONALIDADE DA AUTORIDADE A AUTORIDADE LIMITADA AO CARGO, REGIDA POR NORMAS EXPLÍCITAS, SENDO A REMUNERAÇÃO FIXA EM FUNÇÃO DA HIERARQUIA BUSCAVA A COMPETÊNCIA TÉCNICA DOS FUNCIONÁRIOS, NOMEADOS E NÃO ELEITOS PARA OS CARGOS ÊNFASE NAS REGRAS GERAIS E NAS COMUNICAÇÕES ESCRITAS DISCIPLINA RACIONAL

Os Tipos de Dominação- Weber Tradicional – Impõe-se pela tradição. Os quadros administrativos são formados em respeito à ordem e às tradições em que vigora o respeito aos mais velhos. Os valores de cada comunidade ou nação são os definidores dos quadros administrativos, e que diferem dos modelos das sociedades ocidentais.

Os Tipos de Dominação- Weber CARISMÁTICA – Baseada no carisma do líder. Os subordinados vêem no líder condições especiais de domínio de santidade e de heroísmo. Os quadros administrativos são escolhidos dentre aquelas pessoas que endeusam o líder e dizem “ amém” a todas as determinações do líder. Pertencem ao mesmo grupo, tem a mesma forma de pensar, ou são submissos definitivamente.

Os Tipos de Dominação- Weber BUROCRÁTICA – É o império de lei. O funcionário público vai ser escolhido pelo mérito, pela competência. Ele não é dono do cargo, como também o soberano não o é. Tudo passa a ser regido e determinado pela lei.

A BUROCRACIA Vantagens - Weber Precisão Velocidade Clareza Conhecimento dos processos Continuidade Discrição Unidade Subordinação rigorosa Redução do atrito Redução dos custos de material e pessoal

A BUROCRACIA Vantagens - Weber A razão decisiva para o progresso da organização burocrática foi sempre a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. O mecanismo burocrático plenamente desenvolvido compara-se às outras organizações exatamente da mesma forma pela qual a máquina se compara aos modos não-mecânicos de produção.

Burocracia – Resumo Funções definidas e competências estabelecidas por lei Direitos e deveres baseados no princípio da igualdade burocrática Definições de hierarquia e especialização de funções Impessoalidade nas relações Objetivos explícitos e estrutura formalizada Autoridade racional-legal Racionalidade instrumental

Burocracia – As Críticas A impessoalidade – Despersonalização dos relacionamentos; Limitação da espontaneidade Substituição dos objetivos pelas regras

CONSIDERAÇÕES SOBRE A BUROCRACIA DE WEBER VOLTA À PREOCUPAÇÃO DOS CLÁSSICOS(ENGENHEIROS E ANATÔMICOS) COM A EFICIÊNCIA QUE GERA A PRODUTIVIDADE QUE AUMENTA O LUCRO. (O espírito do Capitalismo) LIMITAÇÃO DA ESPONTANEIDADE – O EXCESSO DE REGRAS IMPEDE A ESPONTANEIDADE DOS INDIVÍDUOS – O SERVIÇO PÚBLICO E A BUROCRACIA. SUPERVALORIZAÇÃO DAS REGRAS EM DETRIMENTO DOS OBJETIVOS CONFLITO ENTRE CLIENTES E FUNCIONÁRIOS – EXISTE UMA NORMA A SER SEGUIDA E TODOS DEVEM SE SUBMETER A ELAS, MESMO O CLIENTE.