Noções de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Arquitetura Funcional de SADs
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Professora: Aline Vasconcelos
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação - Objetivos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Gildo de Almeida Leonel
Estrutura de Sistemas de Informação
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Tecnologia da informação e estado
Tecnologia da Informação
Tecnologia da informação
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de informação para processos produtivos
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALIADO A GESTÃO EMPRESARIAL
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão do Conhecimento e da Informação
Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Sistemas de Informações Gerenciais
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Inteligência Artificial
Sistemas de Informação
Roteiro de hoje Auto-apresentação Plano de Ensino FSI Capítulo 1
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Evolução da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Transcrição da apresentação:

Noções de Sistemas de Informação Concurso TCE/RS – Administração Professor Tiago Sutili tiagosilvasutili@gmail.com

Conceito de Sistema Conjunto de elementos/componentes que mantém relações entre si com algum propósito, motivo ou objetivo.

Características de Sistemas Abertos ou fechados (ao ambiente) Simples ou Complexos (qtde elementos) Adaptáveis ou não adaptáveis (responde a mudanças no ambiente) Estáveis ou dinâmicos (capaz de mudar rapidamente) Temporários ou permanentes (tempo de vida)

Sistemas de Informação - SI Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação em uma organização Também chamado SIBC – Sistema de Informação Baseado em Computador

Componentes de um SI Pessoas Software Hardware Redes de Comunicação Bancos de Dados Procedimentos/processos (organização)

Esquema (ciclo) de um SI Feedback Saída de informação Entrada de dados Processamento Armazenamento de dados

Objetivos de um SI Excelência operacional Auxílio ao processo de tomada de decisões Vantagem Competitiva Sobrevivência da organização

Objetivos de um SI Usuários finais do sistema, gestores do negócio e profissionais de TI devem trabalhar em parceria para construir um SI bem sucedido para a organização. Eficiência de um SI: informações produzidas x informações consumidas

TI x SI Tecnologia da Informação TI refere-se a qualquer ferramenta baseada em computador que as pessoas utilizam para trabalhar com informações e para suportar as necessidades de processamento de informações de uma organização TI é todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais

Prova: CESGRANRIO - 2010 – Petrobrás Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido, tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. PORQUE Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. A esse respeito, conclui-se que a) as duas afirmações são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. b) ambas afirmações são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª c) a 1ª afirmação é verdadeira e a 2ª é falsa. d) a 1ª afirmação é falsa e a 2ª é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.

Assinale a alternativa que indique esses recursos. Prova: FGV - 2010 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas Os Sistemas de Informação fornecem feedback para a administração sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo Sistemas de Informação é definido como um conjunto organizado de recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização. Assinale a alternativa que indique esses recursos. a) Qualidade, confidencialidade, acessibilidade, usabilidade e design. b) Classes, processos, funções, integridade e desempenho c) Tempo, conteúdo, forma, organização e gerenciamento. d) Tecnologia, finanças, meio ambiente, projetos e modularidade e) Pessoas, hardware, software, dados e redes.

Prova: CESPE - 2009 – MMA No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens. Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável. Certo Errado

Dados, Informações e Conhecimento Dados – fatos, eventos ou atividades elementares que são gravados pelos sistemas mas que não possuem significado específico Informações – dados processados que adquirem algum significado para quem os recebe

Conhecimento Experiência, expertise, aprendizado acumulado. De difícil transferência pois é difícil ser estruturado. Exige reflexão, síntese e contexto. Conhecimento é capital intelectual; é ativo da empresa

Conhecimento Explícito – conhecimento técnico, codificado e documentado. Ex: manual de políticas de RH Tácito – subjetivo. Experiências, habilidades, know-how. Desestruturado, difícil de formalizar, documentar

Conclusões O valor da informação é diretamente proporcional à medida como ajuda os tomadores de decisão a atingir as metas da organização. Informação deve ser relativamente barata para produzir. Tomadores de decisão deve sempre pesar o valor da informação com o custo de produzi-la. Um dos objetivos primordiais de um SI é transformar e processar dados em informação e conhecimento, de maneira viável e econômica.

Prova: FGV - 2009-SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas O conhecimento explícito inclui, entre outras, a seguinte característica: a) know-how profissional. b) relatórios de inteligência competitiva. c) intuição pessoal. d) know-how individual. e) criatividade.

Prova: CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Adm Uma empresa de prestação de serviços educacionais vem preocupando-se crescentemente com a necessidade de redigir documentos, projetos e procedimentos. Essa organização está buscando ampliar seu conhecimento a) organizacional. b) individual. c) implícito. d) explícito. e) tácito.

Classificação dos SI Conforme segmentos do negócio: Relacionamento com clientes – Sistema de Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM) Distribuição e Logística – Supply Chain Management (SCM) Administrativos e Financeiros – Sistemas Integrados de Gestão (ERP) Gestão de Produtos - Product Life-cycle Management – (PLM)

Classificação dos SI Do ponto de vista organizacional: SSE – Sistemas de Suporte Executivo – nível estratégico SAD - Sistemas de Apoio à Decisão – nível tático e estratégico SIG – Sistemas de Informações Gerenciais – nível tático SPT - Sistemas de Processamento de Transações – nível operacional

SPT – Sistemas de Processamento de Transações Conceito de transação: é o registro de um evento do negócio SPT informatizam e facilitam as atividades cotidianas. São um reflexo de todos os negócios que ocorrem na organização São a base de todos os demais SI de uma organização

SPT – Sistemas de Processamento de Transações Características: Atendem o nível operacional, por isso também são conhecidos como sistemas operacionais, sistemas transacionais ou sistemas empresariais básicos Tempo de resposta é fator crítico Tolerantes a falhas Utilizam SGBD

SIG – Sistemas de Informações Gerenciais Suportam o nível tático da organização com informações e relatórios sobre o desempenho cotidiano das atividades Sintetizam em relatórios dados e informações vindos dos SPT Suportam os gerentes em tomadas de decisão usuais

SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de auxílio ao gestor no processo de tomada de decisão para problemas não usuais Bastante interativos Atendem níveis tático e estratégico da organização

SSE – Sistemas de Suporte Executivo Atende ao nível estratégico Condensa informações vindas de todos os sistemas da organização e também fatores externos (economia, política, mercados...)

Bancos de Dados Conceito: coleção de dados inter-relacionados Primeiros SI utilizavam vários arquivos comuns para armazenar seus dados Problemas de concorrência, segurança, redundância e integridade

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD Sistemas que são responsáveis por gerenciar todo os aspectos relativos ao armazenamento e recuperação de dados São largamente utilizados. Atualmente SGBD é sinônimo de banco de dados

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD Lógica de E/S SGDB Tabelas de fornecedores, produtos e clientes Arquivo de Fornecedores Arquivo de produtos Arquivo de clientes

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD Todo o acesso aos dados passa obriga-toriamente pelo SGBD que garante: Integridade Segurança Não redundância Controle de concorrência

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD Tipos SGBD: Em rede – dados são organizados em tipos/conjuntos Hierárquico – dados são organizados em níveis, árvores Relacionais – mais moderno e o mais utilizado; dados organizados em tabelas Ex: Oracle, SQL Server, Postgre

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD Metadados (ou dicionário de dados) Dados sobre outros dados Tipo de dado especial Relevantes do ponto de vista de TI Exemplo: para buscar o nome de um funcionário acesse o campo NOMEFUNC do tipo TEXTO da tabela RH_FUNCIONARIO

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD SGBD fornece ótimo desempenho para sistemas transacionais Maioria dos SPT utilizam SGBD Consegue administrar grande concorrência aos dados e é altamente escalável (bom tempo de resposta) SGBD também são chamados bancos transacionais; bancos tradicionais

Data Warehouse Os DW surgiram para integrar, sumarizar e concentrar todas as bases de dados de uma organização na tentativa de se criar um repositório de dados mais apropriado para análises Desafogar os SGBD de atividades de análises

Data Warehouse Um DW é um repositório de dados históricos consolidados orientados por assunto que são organizados para serem acessíveis de uma forma fácil a atividades de processamento analítico (análises, pesquisas)

Data Warehouse É um banco de dados mas difere bastante dos bancos tradicionais (SGBD) haja vista que tem uma arquitetura e organização interna otimizada para a recuperação, pesquisa e análise dos seus dados Arquitetura multidimensional

Data Warehouse Exemplo de consultas multidimensionais: Relatório de vendas por cliente (2d) Relatório de vendas por cliente por produto (3d) Relatório de vendas por cliente por produto por trimestre (4d)

Data mart DW são projetos caros e ambiciosos Data mart é um passo intermediário Data mart é um pequeno DW de um determinado segmento da organização Como os DW, também são multidimensionais

OLTP x OLAP Transações = OLTP, processamento de transações on-line. Utilizado nos bancos de dados tradicionais transacionais ou SGBD e é extensivamente usado nos sistemas STP. Análises multidimensionais = OLAP, processamento analítico on-line. Utilizado nos bancos de dados multidimensionais ou Data Warehouses e nos sistemas SAD.

Resumo Bancos de Dados BD relacionais: suportam sistemas OLTP, principalmente os STP; suportam grande concorrência; otimizados para transações BD multidimensionais: suportam sistemas OLAP, principalmente os SAD; suportam grandes massas de dados; otimizados para análise