Comunicação Interpessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Case Venda do Shopping Tijuca
Qualidade Total.
Organização, Sistemas e Métodos
Administração Estratégica
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Assessoria Organizacional e RP
Assessoria Organizacional e RP
O que é uma estrutura ?.
Visão geral da Administração
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Capítulo 6 Organização.
Comunicação Formal, Informal e Rádio Peão
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
GRUPO 6 Necessidades de Status e Estima
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Comunicação Empresarial
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
COMUNICAçÃO.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Funções Administrativas
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS Prof. Dr. Silvio Bertoncello Artur Roberto Roman.
Planejamento Estratégico
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Atribuições das Unidades Organizacionais
Organização, Sistemas e Métodos
Comunicação organizacional
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Competências Gerenciais
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1.
Planejamento e estratégia
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Estrutura Organizacional
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Estruturas Organizacionais
O Atual Papel do RH nas Organizações
Teoria Geral da Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão da produção Roteiro de produção Prof a. Keli Vanessa Salvador Damin Versão 2015/1.
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Comunicação Organizacional
Comportamento Organizacional
Introdução à Administração
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

Comunicação Interpessoal Capítulo 5 Comunicação Interpessoal

O que é comunicação interpessoal? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é comunicação interpessoal? É a interação verbal (oral ou escrita) e não verbal entre dois ou mais participantes do processo de comunicação. Qual a importância da comunicação interpessoal nas organizações? A comunicação é a principal ferramenta de informação para manter as partes sintonizadas. A empresa deve estar sintonizada com o mundo em sua volta e o funcionário deve estar sintonizado com sua empresa e com o mundo. Para sentir-se parte integrante de um processo, ou seja, sintonizado com os elementos participantes, é necessário ter informações e , em uma empresa, é preciso fazer circular as informações.

Qual a função dos canais de comunicação no ambiente organizacional? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Qual a função dos canais de comunicação no ambiente organizacional? Informam e fundamentam os princípios da gestão da empresa. As reuniões são um exemplo de canal de comunicação, porque proporcionam troca de idéias, experiências e pontos de vista que norteiam tarefas e atividades em equipe. Para que essa trocas ocorram, devem ter uma pauta (lista de assuntos a serem tratados durante a reunião) , para formalizar sua razão e uma ata , para documentar a forma e o conteúdo de resoluções, responsabilidades, medidas e providências a serem tomadas, além de prazos, pendências e próximas ações.

O que é Comunicação Formal? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é Comunicação Formal? Ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores; Normalmente é descendente (parte dos níveis hierárquicos superiores para os inferiores) e quase sempre escrita; Transmite os conteúdos técnico-administrativos do trabalho.

O que é Comunicação Informal? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é Comunicação Informal? Geralmente ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial e não sistemático. Muitas vezes é contaminado por fofocas e boatos. É por onde circulam as percepções, expectativas, alegrias, frustrações, boatos e também a comunicação formal. Por ser espontânea, é por onde circulam todos os verdadeiros sentimentos de uma equipe interna.

Para melhor lidar com a Comunicação Formal e Informal no processo de Comunicação Empresarial, torna-se necessário complementar esse estudo com a visão dos aspectos funcionais de uma empresa, a partir de: Tipos de estrutura formal e informal que a caracterizam. Aspectos contemporâneos de relacionamento na sociedade, que também afetam as organizações.

Quais são os tipos de estrutura organizacional? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os tipos de estrutura organizacional? Estrutura organizacional formal É aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo organograma da empresa. Características: Possui ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade; É estável; Está sujeita a controle; Possui líder formal.

Quais são os tipos de estrutura organizacional? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os tipos de estrutura organizacional? Estrutura organizacional informal Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que geralmente não aparecem no organograma. (Organograma é o gráfico da estrutura hierárquica de uma organização, que, ao mesmo tempo, representa os diferentes elementos do grupo e as suas ligações.) É constituída por relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização, que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos funcionários.

Quais são os tipos de estrutura organizacional? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os tipos de estrutura organizacional? Estrutura organizacional informal Características: Está nas pessoas; Sempre existirá; A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal; É instável;

Quais são os tipos de estrutura organizacional? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os tipos de estrutura organizacional? Não está sujeita a controle; Está sujeita aos sentimentos; Possui líder informal; Desenvolve sistemas e canais de comunicação informais (boatos, fofocas, rumores, rádio-peão etc.).

O que é sistema de comunicação? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é sistema de comunicação? É a rede por meio da qual circulam as informações que permitem o funcionamento da estrutura organizacional de forma integrada e eficaz.

O que é sistema de comunicação? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é sistema de comunicação? A comunicação eficaz requer que sejam considerados os seguintes aspectos: O que deve ser comunicado (mensagem); Por que deve ser comunicado (motivo); Como deve ser comunicado (canal); Quando deve ser comunicado (tempo); De quem deve vir a comunicação (emissor); Para quem deve ir a comunicação (receptor).

Vantagens e desvantagens da comunicação informal Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Vantagens e desvantagens da comunicação informal A comunicação informal é vantajosa: Ao proporcionar maior rapidez no processo, porque promove a interação,ultrapassa limites hierárquicos e aproxima as pessoas para a execução do trabalho e solução de problemas; Ao complementar a estrutura formal, porque traz informações de diversos níveis; Ao reduzir a carga de comunicação dos chefes, porque gera lideranças e parcerias e a autoridade flui de forma mais horizontal; Ao motivar e integrar as pessoas na empresa, porque permite que cada um expresse suas ideias e sentimentos e haja compartilhamento de informações.

Vantagens e desvantagens da comunicação informal Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Vantagens e desvantagens da comunicação informal A comunicação informal é desvantajosa: Por ser do desconhecimento das chefias, já que estas são surpreendidas pelos fatos que estão ocorrendo e pelos comentários que estão circulando, bem como pelas cobranças de outros envolvidos. Por ser de difícil controle, pois podem faltar informações para a tomada de decisão ou condições para monitoramento e, sem controle, não será possível rever o planejamento, realocar recursos, etc.

A comunicação informal é desvantajosa: Por possibilitar atritos entre as pessoas, pois envolve sentimentos, opiniões e regras de convívio (contrato psicológico) que podem não estar claras. Contrato Psicológico = as expectativas recíprocas e implícitas entre a organização e o indivíduo que surgem quando uma pessoa se integra a uma organização, ou seja, é o que tanto esta como aquele esperam ganhar com a nova relação que se estabelece no ato da admissão. Porque pode prejudicar a carreira de uma pessoa ou manchar a reputação da empresa, justificando o provérbio ” Lábios sem brio afundam um navio.”

Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os aspectos contemporâneos da comunicação formal e da comunicação informal nas organizações? A sociedade contemporânea e virtual, e, nesse contexto, a identificação/autenticação eletrônica, MSN e Orkut aparecem como fenômenos por onde circulam ideias de amizade, afeto, negócios e todo tipo de relação/comunicação/troca que se possa imaginar. Isso significa dizer que os conceitos de formalidade e informalidade sofreram um deslocamento importante e precisam ser revistos, se quisermos , de alguma forma, estudar a comunicação organizacional.

Quais são os aspectos contemporâneos da comunicação formal e da comunicação informal nas organizações? Os processos relacionais não podem se submetidos à lógica matemática e devem considerar a presença/autonomia/independência/ competência do outro. A cada mensagem corresponderão múltiplas interpretações/respostas/evasivas, o que demonstra a pretensão do formal como voz oficial. Ao sobrepor-se à comunicação formal, a comunicação informal exerce papéis importantes, corrigindo possíveis falhas ou distorções e/ou fazendo que a comunicação atinja seus objetivos, o que através dos canais formais , talvez não acontecesse.

Quais são os aspectos contemporâneos da comunicação formal e da comunicação informal nas organizações? Comunicação Formal É preestabelecida e, supostamente, deve ser seguida. São as regras normalmente criadas pelo alto escalão, a fim de que haja uma “perfeita” comunicação entre todos – direção e funcionários – para manter a ordem e estabelecer esferas de poder. É vertical e segue a hierarquia da empresa, porque retrata a cadeia de autoridade, e os profissionais costumam preocupar-se muito com ela, que se caracteriza pelo uso de canais descendentes. É também chamada de comunicação oficial, destaca-se em e-mails, murais, circulares, discursos, declarações , etc., documentadas de alguma forma entre direção e funcionários e o ponto de onde é emitida garante sua formalidade. Sua duplicação, dá-se por meio de boato, fofoca e da múltiplas leituras possíveis, que, por surgirem a partir de um “não ponto”, não serão reconhecidas como formais.

Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Quais são os aspectos contemporâneos da comunicação formal e da comunicação informal nas organizações? Comunicação informal Dá-se nas conversas dos corredores, nos vestiários, no transporte coletivo, nos encontros esportivos promovidos pela própria organização e, muitas vezes, na fofoca e no boato. É multidirecional e, não raro, sobrepõe-se aos níveis de autoridade e instala-se onde a comunicação formal deixou espaço. Constitui-se no lugar onde se atualizam as múltiplas leituras. Considera-se, portanto, de um lado , que a comunicação informal pode causar grandes prejuízos, e de outro, ela pode gerar benefícios, se em ambientes onde predomine a confiança e o respeito mútuo, as conversa de corredor podem servir de ponte para o fortalecimento das relações e o reforço da comunicação formal.

O que é rádio-peão? Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra O que é rádio-peão? Principal canal informal de comunicação – boatos. É definido pelo Dicionário Houaiss como:“notícia de fonte desconhecida, muitas vezes infundada, que se divulga entre o público; qualquer informação não oficial que circula dentro de um grupo”. Podemos definir a rádio-peão como o tipo de comunicação que se contrapõe à comunicação formal, que se origina em meio aos funcionários e que, na maioria das vezes, é comandado por eles próprio, com o objetivo de preencher as lacunas deixadas por uma comunicação oficial lenta, ineficaz, que não é democrática nem transparente.

Condutas adotadas para que a rádio-peão seja aproveitada mais pela sua utilidade do que pelos malefícios que pode causar: Estar atentos às comunicações vagas, sem base em fatos reais, para evitar interpretações errôneas e carregadas de ansiedade. Valorizar a comunicação saudável e pontual, para promover a importância e a transparência dos canais de comunicação formal. Evitar esconder notícias ruins, para envolver as pessoas em ações responsáveis. Corrigir comunicações erradas, para reforçar políticas organizacionais e planos estratégicos.

Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Encontro não agendados, são encontros casuais de poucos minutos entre gestores e funcionários que podem render valiosas informações. Gestão de inter-relacionamento, é promovida por uma prática, denominada Management by wanderring around (MBWA) ou “administrar andando pela fábrica” e foi desenvolvida pelos gestores para sentir as necessidades dos funcionários e o que eles têm a dizer. Tem o propósito de evitar que as chefias gastem todo o seu tempo de trabalho dentro de suas próprias salas e de fazer com que circulem por vários locais de trabalho;

Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Gestão de inter-relacionamento Vantagens: Promove a interação entre funcionários e chefias; Leva a obtenção de importantes informações por parte das chefias; Possibilita a discussão e o esclarecimento informal de problemas e dúvidas dos funcionários;

Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Capítulo 5 Comunicação Interpessoal Capa da Obra Encontros não agendados e gestão de inter-relacionamentos Gestão de inter-relacionamento Vantagens: Possibilita um reforço positivo por partes das chefias para a obtenção de um trabalho bem-feito; Permite que as chefias ajustem melhor suas decisões; Permite que os funcionários e chefias trabalhem como um time, melhorando significativamente o desempenho de ambas as partes.