Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Práticas Administrativas II
Advertisements

Apresentação da disciplina
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Administração de Marketing 1
PROF. MSC. SILVIO RIBEIRO
Práticas Administrativas
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. José Oliveira da Silva
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
eventos, associações, conselho
Ciência: princípios básicos
Disciplinas do curso 06mar2008
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Profa. Leslie Shérida Ferraz
1 Teoria Geral da Administração Prof. Mauri Cesar Soares
Organização Empresarial
ATIVIDADE INTEGRADORA 2012 Orientação do Professor Tutor da Turma
Teoria do conhecimento e filosofia da ciência
Prof. Carla Salles Componente Curricular: Estética no Design
IF696 - Integração de Dados e DW
Bruno Iran Ferreira Maciel
GESTÃO AMBIENTAL na construção de projetos no IFSP / SALTO ESPAÇO INTEGRADOR CURSO: TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO PROF. Ms. MARCELO DE CARVALHO Fonte:
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Genética: Heranças Vitais. O Professor Prof. Thomaz Xavier Carneiro ▫Bacharel C. Biológicas UFPA ▫Mestre Zoologia PUCRS ▫Especialista em Divulgação Científica.
Tópicos em Arquitetura e Hardware
Proposta de ação UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Informação e Sociedade Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Administração de Operações Semestre 2013/2 PROF. MARCOS PRIMO DCA sala D-24;
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Universidade Federal do Amapá Curso de Graduação em Administração Disciplina: Administração Estratégica de Serviços Professor: M.Sc. Glauber Ruan B Pereira.
Apresentação da Disciplina
Sistemas Operacionais
TCC1 Professora Michelle Luz.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso On-Line Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras:
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Organização Normas e Qualidade
Banco de Dados Contrato Pedagógico.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
AUDITORIA Profa. Andréia.
Apresentação da Disciplina
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Docente: Dr. Arthur Vianna
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Filosofia da linguagem
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Filosofia da ciência.
AVALIAÇÃO FORMATIVA 3.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Introdução 06mar2008 Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br http://fundamentosci.wordpress.com

AULAS Segunda-feira 08:00 – 09:50 Quinta-feira

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Ciência da Informação: sua caracterização como ciência social e interdisciplinar. 2. A informação: ciclo, fluxo e transferência da informação. 3. O uso da informação e dos sistemas de informação. 4. Sociedade da Informação: globalização e cidadania. 5. Mercado de trabalho bibliotecário e atuação profissional na sociedade contemporânea.

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Aulas expositivas: almeja expor, de forma sistemática, a constituição do campo científico da Ciência da Informação e a atividade profissional bibliotecária; Textos para discussão: tem o objetivo de expor os discursos da área. Produção de resenhas de texto: tem o objetivo de fazer os alunos identificarem os principais conceitos discursos da área; Apresentação de seminário: objetiva desenvolver a prática de trabalho em equipe e a aptidão de expor conteúdos.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A média final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma:  Média final = (Nota 1+ Nota 2)/ 2 - NOTA 1 Prova (7 pontos) + Exercícios (Até 3 pontos) Obs: Cada exercício valerá até 1 ponto, fora do prazo 0,5 ponto. - NOTA 2 - Seminário (7 pontos)+ Resenhas (3 pontos) Seminário (6 pontos) + Resenhas dos seminários (3 pontos) Obs: Cada resenha valerá 1 ponto, fora do prazo 0,5.

Prova Resenhas e Exercícios Comumente feita com consulta, o que implica no entendimento do assunto, decorar não adianta. Resenhas e Exercícios Para esta disciplina uma resenha constará de uma redação construída a partir de um texto base. Os exercícios serão feitos tanto em sala de aula quanto em casa, e serão antecipadamente explicados. Ambos, entregues fora do prazo, valerão metade do ponto

Seminários Trabalho em equipe Serão 7 equipes com 5 integrantes Cada equipe escolherá um dos temas que serão posteriormente divulgados. Para cada apresentação haverá um texto base, que servirá para a resenha. Entretanto a equipe NÃO DEVE conduzir o seminário utilizando somente o referido texto.

blog http://fundamentosci.wordpress.com