PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A5 Profª. Patrícia A. de Lima
Fonte: Veronis, Shler & Assoc. Merchandising Percepção visual Aprendemos: 1,0% pelo PALADAR 1,5% pelo TATO 3,5% pelo OLFATO 11,0% pela AUDIÇÃO 83,0% pela VISÃO Fonte: Veronis, Shler & Assoc.
Merchandising Embalagem A identificação do produto no mercado não é feita somente por marcas, mas também pela forma, cor e texto da embalagem; Veículo publicitário direto e atuante; Pode sugerir o nível de qualidade de seu conteúdo.
Merchandising Visibilidade da Embalagem Fazer com que um produto seja percebido pelo consumidor entre uma infinidade de outros também expostos; Tem a mágica função de dar um ‘psiu’ ao consumidor; Mesmo com uma campanha em andamento, clinicamente, os produtos necessitam de pequenos empurrões para saltar da gôndola e pular para o carrinho do consumidor no supermercado.
Merchandising Fatores importantes a serem analisados: O produto ou marca é identificado prontamente de longe? (visualização rápida a quatro metros de distância); A embalagem caracteriza claramente a natureza do produto? (seu uso/finalidade); Rapidamente entendemos o que o produto faz? (clareza da apresentação/mensagem); A embalagem atrai seu olhar? Chama a atenção entre os concorrentes nas prateleiras?
Merchandising Se o produto for montável, elétrico, mecânico ou eletrônico, tem especificações suficientes para uma rápida decisão de compra? (voltagem, capacidade, potência); Tem instruções rápidas de uso atrás ou nas laterais? Várias embalagens juntas formam figuras maiores? Formam um bom conjunto ou confundem o visual?
Merchandising A embalagem tem tamanho apropriado para as gôndolas ou displays de vários tipos de loja? Foi testada na fábrica para proteger o produto e manter sua qualidade? Está legalmente aprovada? (selos/chancelas do governo/atestados de qualidade) Seu material é resistente a seu uso e contato? (plastificação/resistência do papelão) Está registrada? (marca/design)
Merchandising Atmosfera de Compra Design de um ambiente por meio de comunicações visuais, iluminação, cores etc. Princípios básicos: Como o consumidor “vê” o ponto-de-venda (decoração/visibilidade); Como se sente nele (conforto/facilidades); Como espera encontrar os produtos (localização/qualidade e preços); Qual a impressão que vai levar, comprando ou não.
Merchandising Itens necessários: Fachadas, luminosos, vitrines, arquitetura; Música ambiente, som; Perfume ou aromas característicos; Iluminação, movimento, cores; Decoração, ambientação de cada seção; Pilhas de promoções, ofertas; Cartazes, sinalização;
Merchandising Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines; Espaços apropriados para andar sem bater nos outros; Ar condicionado, plantas; Aspecto e uniformes dos funcionários; Variedade de produtos; Estacionamento fácil; Banheiros, fraldários, áreas de descanso;
Merchandising Atendimento e “sorriso” dos funcionários; Atendimento e “sorriso” do gerente ou do dono da loja.
Merchandising Layout da loja Mobiliário especializado; O linear das famílias e subfamílias; Agrupamento de categorias e famílias de uso; Esquema de implantação; Áreas de circulação de funcionários e de consumidores; SAC/empacotamento/segurança/vitrines; Depósitos;
Merchandising Áreas de descanso e banheiros; Estacionamentos; Organização do atendimento; Adaptação das prateleiras; Estética, arrumação e decoração; Locais para pontos extras, promoções e corners exclusivos; Pisos não muito lisos nem com muito atrito; Movimentação fácil em casos de substituições.
Merchandising Comunicação visual Letreiros indicativos; Placas decorativas; Banners com fotos de produtos; Pôsters com fotos de pessoas; Efeitos teatrais fixos (decoração de fundo); Decorações sazonais; Identidade visual
Merchandising Cor Crianças – cores primarias (vermelho, azul, amarelo e verde); Adolescentes – cores fortes e quentes; Esportistas – cores radicais e vivas; Compradoras de lingerie – tons pastéis; Executivos – cores apagadas (cinza, azul-marinho)
Merchandising Som Cria envolvimento; Pode acrescentar ou depreciar a atmosfera geral da loja; O ritmo da música consegue controlar o ritmo do tráfego da loja; Músicas agitadas (pagode/rock) não são aconselhadas para lojas, pois inibem e irritam os clientes, que encurtam seu tempo de compra.
Merchandising Luz Destaca partes atrativas da loja e disfarça partes visualmente desagradáveis que não podem ser mudadas; Cuidado para não modificar as cores reais das mercadorias; Lâmpadas fluorescentes – modificam cor da pele e da maquiagem
Merchandising Aroma Olfato – sentido que mais nos provoca emoções; Para alguns produtos pode aumentar as vendas normais em mais de 20%.
Merchandising Movimento Displays ou decoração com movimento podem aumentar as vendas em 107%; Displays ou decoração sem movimento – aumentam as vendas em 54%.
MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA
Displays de Chão
Móbiles
Adesivos
Balcões e bandejas para degustação
Bandeirolas
Cartões de balcão / Counter cards
Faixas de gôndola
Wooblers
Cross-merchandising
Referências Bibliográficas BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2008. www.ampro.com.br www.hsm.com.br