Professor Cristofer A. Masetti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACRONUTRIENTES NECESSIDADES DIÁRIAS
Advertisements

Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
PROJETO SAÚDE.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
Trabalho de ciências Sais minerais.
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
A importância dos alimentos
Alimentação e Saúde.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
COLÉGIO ESTADUAL DE CALDAS NOVAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Alimentação saudável.
PREVENÇÃO CONTRA DISTÚRBIOS TÉRMICOS E
NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE
Dietoterapia Aula 5 Nínive Pinto.
Alimentação e atividade física
Dra. Henriqueta Sacramento
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
A influência da mídia na alimentação
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
UNISUL Bromatologia dos Alimentos
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Fígado e metabolismo de gorduras
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÁGUA
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Alimentação saudável.
ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Trabalho: “Nutrição e saúde”
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Gerenciamento do Peso.
Porque Engordamos.
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
Profª Letícia Lazarini de Abreu
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
O corpo humano alimentos
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Bruna Valle França R3 Medicina Esportiva Orientadora: Marina Yazigi Solis.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
A importância da hidratação na atividade física
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
ÁGUA, FUNÇÃO, FONTES E ELIMINAÇÃO
REFRIGERANTES E SAÚDE.
Aspectos fisiológicos, indicadores e estratégias de hidratação
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Transcrição da apresentação:

Professor Cristofer A. Masetti Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física Conteúdo do 4º bimestre 1º ano Ensino médio Hidratação Professor Cristofer A. Masetti CREF – 000009-G/GO

Alguns tipos de bebidas e a sua relação com a hidratação: *Refrigerantes *Bebidas energéticas *Bebidas isotônicas *Água de coco *Suco de frutas *Água

Nessa época do ano, o calor parece fazer a gente se lembrar ainda mais da água, não é verdade? Mesmo aqueles que não gostam, aumentam um pouco a ingestão. E que bom que isso acontece, a água é o componente presente em maior quantidade no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Os riscos de uma desidratação no verão são maiores, por isso é preciso ficar atento com a ingestão. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande, através de uma ingestão insuficiente ou de uma perda excessiva, como por exemplo a transpiração. A sede é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.

Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber bastante água. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente. Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo. Mas, os cuidados devem ser também com a qualidade da água e não só com o seu consumo. A água costuma ser o veículo de muitas doenças, como a diarréia. Para evitar esse e outros inconvenientes, somente consuma água filtrada ou fervida, tanto para beber como para o preparo dos alimentos. Os alimentos crus, como frutas, verduras e legumes devem ser lavados em água corrente, um a um e, em seguida, devem ser submersos em uma solução de hipoclorito de sódio a 200 ppm por 15 minutos.

Alguns tipos de bebidas e a sua relação com a hidratação Refrigerantes Os refrigerantes são considerados alimentos de "calorias vazias", pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação. Bebidas energéticas São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.

Bebidas isotônicas São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon etc. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado. Água de coco Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.

Suco de frutas Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem bem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Devem ser alternados com a água e não substituí-la. Água O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.