Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Educação Permanente em Saúde :
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Atenção Básica em Saúde
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Trabalhando com Grupos
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO WORKSHOP SAÚDE MENTAL E REFORMA PSIQUIÁTRICA PAINEL 1 MODELO DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Conclusões e recomendações
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A prática do psicologo no CRAS
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Programa : Estratégia de Saúde da Família
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
twitter.com/funasa.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência e Profissão. V,28, n. 2, 2008, p. 418-429.

Objetivos Refletir sobre o papel da Psicologia no PSF , buscando construir ações afinadas com o campo da Saúde Pública.

O Psicólogo na Saúde Pública 1978: 1ª Conferencia Internacional sobre Atenção primária em Saúde Inicia-se a participação do Psicólogo na Saúde Pública Brasil assume o compromisso de aumentar a cobertura da atenção básica a população. Implantar um programa nacional de serviços básicos, porta de entrada para um sistema unificado e hierarquizado.

O Psicólogo na Saúde Pública 2006: 1º Fórum de Psicologia e Saúde Pública Aprofundar o conhecimento e a participação da Psicologia em tal setor Organizar e direcionar a questão da formação dos profissionais Comissão Interministerial de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Busca fortalecer a formação e o trabalho dos profissionais da saúde na construção do SUS. Reforça a importância da aproximação e articulação entre os cursos de graduação e a saúde pública.

O Psicólogo na Saúde Pública Dificuldades encontradas para a inserção das equipes multidisciplinares : Profissionais tradicionais não compreendiam o novo modelo; Os próprios profissionais não tinham visão exata de seu papel; Profissionais sem preparação específica (treinados ao modelo clínico).

O Programa Saúde da Família A partir de 1993 o Ministério da Saúde adota como estratégia para a atenção básica. Busca aproximar as ações do território ao fortalecer o vínculo entre equipe de saúde e população. Trabalho de prevenção de doenças e a promoção da saúde.

O Programa Saúde da Família Prática inovadora que busca: Romper com os modelos tradicionais de atendimento. Propor a aproximação dos técnicos com a população. Propõe a participação coletiva na produção da saúde deslocando o lócus do poder/saber.

O Programa Saúde da Família A Psicologia Comunitária trabalha no sentido de desenvolver ações de promoção a saúde, tendo como pano de fundo a noção de autonomia e cidadania. O papel do psicólogo deixa de ser unicamente de aspecto curativo e passa a ser de agente facilitador e potencializador de diversas formas de protagonismo social.

Dos Programas Saúde da Família para as áreas de: Ampliação do Campo Dos Programas Saúde da Família para as áreas de: Psicologia Clínica (modelo de psicoterapia breve) Psicologia Escolar (compreensão e problematização da queixa escolar) Parceria com o CAPS II (psicoterapia individual e em grupo, grupo de geração de renda, atendimento familiar, matriciamento das unidades de PSF e grupo de estudo e reflexão para os trabalhadores do serviço) Parceria dos professores da Universidade com os técnicos da prefeitura, abrangendo trabalhadores do PSF (curso de capacitação)

Considerações Finais A experiência tem: Proporcionado reflexões sobre o papel do psicólogo na saúde pública Mudar a concepção que o imaginário social tem do psicólogo

Conclusão Necessidade de maior compreensão por parte do psicólogo de sua relevância e incentivo nos programas de saúde comunitária da família; Questionamento, redefinição ou ressignificação dos conceitos de doença e de saúde; Importância do rapport na aproximação entre profissional e população, moldando a psicologia social e comunitária; Desafio ao constante exercício de resistência a fortes pressões e responsabilidade social.

Integrantes Aline Martins Ana Gabriela Daniela Ferreira Iraci Fernandes Jéssika Souza Regiane Berto Sandra Medeiros Thalita Valério Thais Barros Thais Siqueira Thaise Freitas Vanessa Bergamo Vivian Ribeiro