GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD OAPI I – segundo texto sobre planejamento. KENSKI, V. M. Revista E-Curriculum, SP, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005-2006 http://www.pucsp.br/ecurriculum OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Mídias e projetos em EaD Cada mídia requer um planejamento cuidados que vai além da disponibilidade dos equipamentos e da definição de seu uso. Gestão das mídias para uso educacional como um dos primeiros movimentos para a sua efetivação e envolve diversos aspectos, dentre os quais: análise do investimento, tratamento do conteúdo veiculado e formação de equipes de profissionais. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Mídias e projetos em EaD Quanto maior a articulação entre o plano de mídias e o planejamento pedagógico melhor a fluidez para o desenvolvimento da proposta. A gestão das mídias envolve cuidados com: seleção, condições de operação e de manutenção dos equipamentos. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Mídias e projetos em EaD Ao lado da parte operacional, é preciso atentar para: seleção das atividades, das disciplinas e conteúdos, definição do melhor tratamento para os conteúdos e a melhor forma de apresentá-los, de acordo com a mídia selecionada. Conhecimentos comprometidos com o perfil dos participantes e com os objetivos previstos. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Mídias e projetos em EaD Interação entre os participantes: não apenas instruir, mas desenvolver comportamentos de de interação, sociabilidade e comprometimento social. Gerenciar mídias em educação é atuar em múltiplas direções: uso e manutenção das tecnologias, gerenciamento de projetos educacionais e da forma de utilização dos meios. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Mídias e projetos em EaD EaD tradicional – privilégio do conteúdo. Muitos programas que usam rádio, fitas de áudio e vídeo, CDROM e softwares educacionais, com dinâmica similar à da EaD tradicional. Videoconferência (VC) – acesso dos participantes em mesmo tempo e locais (presenciais ou não). VC e TC – complementadas com textos e atividades (em CDROM, web e material impresso). EaD após o advento da Internet: possibilidades de interação síncrona e assíncrona, em ferramentas comunicativas. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Plano de mídias para a gestão de projetos em EaD Em relação aos sujeitos envolvidos: Alunos: formação, perfil, fluência tecnológica, interação, apoio técnico, seleção. Professores e tutores: seleção, formação, uso de mídias, fluência tecnológica, papel assumido, tempo de dedicação, interação, apoio técnico. Apoios técnico e administrativo: constituição e função das equipes; atuação dos profissionais; articulação com docentes, alunos e designer instrucional; tempo de dedicação e de atendimento; formação necessária. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Plano de mídias para a gestão de projetos em EaD 2. Em relação às mídias selecionadas: Seleção: tipo de mídia, custo e tempo. Análise: amplitude, competências, profissionais especializados. Infra-estrutura: equipamentos, durabilidade, tempo de obsolescência, manutenção, equipes, verba. Tratamento dos conteúdos: coerência, necessárias alterações, adequação, cuidados. Desenvolvimento de atividades: natureza, grau de interação, finalidades, procedimentos, etapas de avaliação, tempo de realização, aferição de presença. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

Plano de mídias para a gestão de projetos em EaD 3. Testes e validações: Protótipos. Análise do que deve ser mantido, alterado, suprimido e do que deve ser construído e reconstruído. Formas permanentes de avaliação: da aprendizagem, da qualidade do ensino, dos docentes, dos recursos, das interações... OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI Conclusões Grande desafio na gestão das mídias em educação: integrar as múltiplas dimensões apresentadas no quadro, para o desenvolvimento de projetos com qualidade pedagógica e economicamente viáveis. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI

OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI Proposta de atividade Com base nos textos sobre planejamento em EaD (Palloff & Pratt; Kenski), elaborem o planejamento do projeto a ser colocado no ar, ao final do semestre. Tempo de elaboração – 5 semanas 26/04 - Primeiro esboço do planejamento de curso em EaD, a partir dos textos de Kenski e de Palloff & Pratt. 03, 10 e 17/05 - Oficina de planejamento de curso em EaD. Atividade integrada com a disciplina. 24/05 - Apresentação de trabalho de alunos – discussão sobre planejamento de curso em EaD. OAPI I - LUCILA PESCE - KENSKI