EDUCAÇÃO RELIGIOSA 25 De março de 2013
EDUCAÇÃO RELIGIOSA REFORMADA CONTRA-REFORMADA
EDUCAÇÃO RELIGIOSA REFORMADA A reforma religiosa é parte do movimento humanista e da renascença Critica a autoridade dogmática Predominância dos aspectos éticos e religiosos Entendia que para a difusão das ideias bíblicas seria antes de tudo, necessário, o ensino das letras É severa, atormentada e rigorosa De caráter popular e social França / Séc XVI / Calvino Alemanha / Séc. XVI / Lutero
CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA RELIGIOSA PARA A EDUCAÇÃO Formação da educação pública Escolas primárias para o povo (de caráter religioso e elementar) / Secundárias para a burguesia (formação pra a ocupação de cargos eclesiásticos e profissões liberais) / escolas superiores (príncipes) Maior preocupação com a educação burguesa que com a popular
PRINCIPAIS REFORMADORES LUTERO CALVINO MENNO SIMONS HENRIQUE VIII
Entre a luta direta e a reforma interna, optou pela segunda EDUCAÇÃO RELIGIOSA CONTRA-REFORMADA Companhia de Jesus, criada em 1540 por Inácio Loyola e reconhecida pela Igreja Órgãos de ação: Companhia de Jesus e Concílio de Trento Desenvolve a inquisição Concílio de Trento recomenda a criação de escolas e melhoria das existentes Havia o incentivo a competição e a disciplina Entre a luta direta e a reforma interna, optou pela segunda
EDUCAÇÃO RELIGIOSA CONTRA-REFORMADA Conhecimento e trato psicológico dos alunos Seleção e preparação dos mestres Base na educação física, moral e estética CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS
EDUCAÇÃO RELIGIOSA CONTRA-REFORMADA Limitação do ensino ás matérias clássicas e religiosas Falta de independência intelectual Conduta artificial e baseada no medo CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS