Projeto Visual Conceitos básicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Advertisements

Técnicas de Comunicação Escrita
 .
Assessoria Organizacional e RP
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Comunicação.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Composição e Projeto Gráfico
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Prof. Edvaldo de Farias, MSc
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Comportamento organizacional
Comunicação e Interação
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
COMUNICAçÃO.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO GERENCIAL
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PROMOÇÃO: INSTRUMENTO DE MARKETING
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
O processo de comunicação
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
Introdução à Interação Humano- Computador
Aula 5.
4º Planejamento Estratégico Espiritual
Funções da Linguagem.
Educação Visual e Tecnológica
Semiótica aplicada ao projeto de design
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Semana 04 LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA.
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
DESIGN GRÁFICO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação.
Composição e apresentação da embalagem
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
PEI – Programa Educacional Individualizado
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Conceitos Introdutórios
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Elementos básicos da linguagem
Estratégias de Promoção
Introdução à Comunicação
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Comunicação e Linguagem
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Projeto Visual Conceitos básicos

Comunicação e linguagem Comunicação é um sistema lingüístico que utiliza códigos cognitivos, baseados em experiências herdadas ou vivenciadas, para emitir ou receber informações. A comunicação é uma ferramenta de sobrevivência aperfeiçoada pela evolução, utilizada pelos humanos para interagir com seus semelhantes e se organizarem como sociedade. Comunicar é tornar uma idéia comum.

Elementos básicos da comunicação Emissor: alguém transmite uma idéia, se comunica; Receptor: indivíduo ou grupo a quem a mensagem é destinada (público alvo); Canal: meio pelo qual a mensagem é enviada; Código ou linguagem: elementos cognitivos em que o emissor ambienta a mensagem para o receptor interpretar; Contexto: situação ou momento a que a mensagem se refere.

Compreensão e transmissão de idéias A interpretação de uma informação é baseada no repertório cultura, formação educacional, comportamento social e experiências vividas pelo receptor. Por causa disso, é comum que cada indivíduo tenha uma determinada leitura dependendo de sua bagagem de vida.

Gosto é gosto

O que é um Projeto Visual Planejamento dos aspectos visuais de peças para a comunicação de mensagens, transmitindo: Conforto Segurança Credibilidade Satisfação É focado no perfil de um público alvo e deve seguir um tema. É um guia que explicará como a peça será antes de iniciar seu desenvolvimento.

Níveis de abstração Como a maior parte da comunicação envolve experiências e conceitos, o receptor interpretará da forma como seu cérebro relaciona a idéia com a forma: Objeto: coisas materiais e tangíveis, que possam ser vistas ou tocadas. Experiências: situações vividas, memórias. Duas pessoas tem experiência comum ao mesmo objeto, mas podem ter diferentes sentimentos sobre ele. Conceitos: idéias, pensamentos, crenças, valores e representações do mundo. Normalmente confundido com a própria realidade.

Design gráfico O desgin precisa ser funcional e não apenas belo. Os elementos são estratégicos, propositais. Cuidado: Excesso de informação atrapalha a leitura. Complexidade gratuita não impressiona o público alvo.

Funções do Projeto Visual Conduzir a leitura (narrativa); Facilitar a compreensão do conteúdo; Transmitir uma informação de forma clara; Facilitar a localização do assunto; Familiarizar a comunicação; Deve dar persuasão a mensagem.

A utilização de um tema ajuda a ambientar as informações. Faz com que o público se identifique com a peça. Agregando mais persuasão na mensagem. Dá mais personalidade e estilo para o projeto visual.

Criando uma personalidade para o tema Encontra-se o grupo emocional associado a comunicação; Identifica-se sua imagem arquetípica do público; Define o estilo e o espírito da peça; Criação da forma e pensamento; Produzir painel de personalidade; Relacionar a peça com o consumidor.

KuroKawa Kenta (KuwaKenta) Exemplo de projetos 'Fruit' Book Valerie S. (humanskin) http://humanskin.deviantart.com Advertising Brochure Adrian (Thurgood) http://thurgood.deviantart.com/ Portfolio - II KuroKawa Kenta (KuwaKenta) http://kuwakenta.deviantart.com/

Referência bibliográfica As informações contidas nessa apresentação foram elaboradas com base na minha experiência profissional que, em algum momento, podem contradizer o que é explicado na teoria. Existem algumas informações que são encontradas na Wikipédia. Porém, como seu conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa, sua credibilidade é questionável. Só utilize informações da Wikipédia se você já conhece o assunto e concorda com as definições. Experimente Design Estrategicamente! ADEGRAF http://www.adegraf.og.br O design gráfico como elemento de linguagem editorial Márcia Okida http://www.designgrafico.art.br/comapalavra/linguagemeditorial.htm

Gestalt Arquétipos Semiótica Saul Bass Minimalismo Quarto poder Para pesquisa Gestalt Arquétipos Semiótica Saul Bass Minimalismo Quarto poder