Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Tecnologia da Informação e a Sociedade
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Contexto de Educação a Distância
Avaliação Mediadora.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
O uso da internet nas escolas
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Informática na Educação
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Introdução à Educação à distância
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor: Antonio Sales Acadêmica: Leila Rosana Bolonhin

“Nada do foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Artigo de Beatriz Corso e Iris Tempel

O presente artigo visa Analisar a produção textual dos professores- alunos em ambientes virtuais e instrumento de avaliação dos processos de construção do conhecimento; Buscando elementos que respondam algumas questões sobre a educação a distância em ambientes informatizados de aprendizagem.

Refere como proceder às propostas de educação a distancia com homens “acostumados” aos sistemas fechados de ensino e como avaliar esse sistema aberto de educação.

Durante muito tempo o homem foi acostumado aos sistemas fechado de ensino, mas nas últimas décadas passamos a considerar novos instrumentos para compreendermos o mundo, sendo analisado como um sistema aberto onde ocorrem trocas de informações levando o indivíduo a uma transformação.

Segundo Piaget(1976)...as perturbações tornam-se tão grandes, que todo o sistema precisa se reorganizar, e o faz, transformando-se, gerando novas estruturas a partir das precedentes chegando a um novo patamar de desenvolvimento.

Essas discussões aumentam quando inserimos as TIC no desenvolvimento de nossas aulas. Já estamos observando que as TIC estão em “movimento”, nosso ensino hoje caminha em direção a elas. Assim a educação é analisada como,um sistema em que o professor atua como transmissor de informações e que as TIC seriam utilizadas como ferramentas que aprimorariam o processo de ensino.

Análise do currículo Analisar os currículos. Ele teria que ser como uma rede interativa em ampliação. Por isso precisamos de uma nova organização desses currículos, com trocas de experiências e análises.

Esse artigo faz um análise dos cursos a distância, para formação de professores que antes era através de correio eletrônico, com a vinda da internet as possibilidades cresceram e a partir de 1997, foram implementados ambientes de aprendizagem com formato dos sistemas abertos. Dessa forma esses ambientes proporcionaram condições metodológicas que favoreceram a interatividade, com os currículos em construção, formando uma rede de transformação.

O cursos desenvolvidos que atuam como sistema aberto de ensino possibilita uma interação contínua e se transformam com o auxílio dessa interação.

Plataforma Proinfo Usamos de total interatividade no desenvolvimento do mesmo. Como no artigo descreve, temos “diário de bordo” que é uma forma de descrevermos nossas vivências e “espaços abertos” de comunicação com análise de texto como nos fóruns.

Avaliação desses cursos Se dão através de acompanhamento das atividades postadas pelos cursandos. Mas como avaliar o processo individual em uma plataforma interativa? Nesses ambientes virtuais existem muitas opções de analisar o desenvolvimento dos cursandos/alunos, como conversas on-line, chats, pois cada um foi leitor e autor de seu trabalho.

Mas será que estamos preparados para essas mudanças na forma de ensino e aprendizagem?