1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Edna Maria Barbosa Arrebola
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Faculdade Albert Einstein-FALBE
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
Educação no contexto do Trabalho
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Planejamento PNAIC 2014.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
LEILÃO DE JARDIM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Profa. Reane Franco Goulart
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Rafael Felipe Sawitzki
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Os PCN e o Ensino Médio.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE

Quais conhecimentos são prioritariamente verificados na Prova Brasil e SAEB? Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?

As avaliações apresentam um panorama somente do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática?

Em que medida as avaliações nos revelam um panorama do ensino-aprendizagem? À medida que são avaliados conhecimentos fundamentais como: Leitura; e Resolução de problemas.

Ensinar a leitura é tarefa apenas do professor de Língua Portuguesa? Ensinar a resolução de problemas é tarefa apenas do professor de Matemática? Estes conhecimentos apresentam relações com todas as disciplinas do currículo? Como?

PISA: DIVULGAÇÃO EM 07/12/ h04 PaísPontuação média 1ºXangai (China)556 2ºCoreia do Sul539 3ºFinlândia536 4ºHong Kong533 5ºSingapura526 6ºCanadá524 7ºNova Zelândia521 8ºJapão520 9ºAustrália515 10ºHolanda508 53ºBrasil412 PISA 2009: PONTUAÇÃO MÉDIA EM LEITURA

Segundo o relatório do PISA, de 2010, que reflete a avaliação conduzida em 2009, o Brasil continua abaixo da média mundial, seja na leitura, na matemática ou em ciências. Levando em consideração apenas a avaliação da leitura, na qual foram avaliados adolescentes brasileiros – todos na faixa de 15 anos -, o Brasil atingiu apenas 412 pontos, enquanto a média sugerida pelo programa é de 492, mantendo-o abaixo de países como Colômbia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Sendo que tal pontuação coloca o Brasil na 53º posição, dentre os 65 países avaliados.

OBJETIVO DA SEED –PR LANÇAR MÃO DE UMA AVALIAÇÃO INTERNA ENVOLVENDO, ALÉM DE PORTUGUES E MATEMÁTICA, AS ÁREAS DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS.

Sobre a leitura... Pressuposto: não existe aula sem leitura! O domínio da leitura (e da interpretação) de diversos gêneros textuais é condição para a aprendizagem de conhecimentos de todas as áreas.

A leitura também é condição para a formação do cidadão crítico tão almejado. Porém... A LEITURA NÃO É UM APRENDIZADO ESPONTÂNEO. EXIGE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. (...) os professores devem atribuir à leitura objetivos concretos para ser alcançados com os alunos, não apenas levar textos para que eles tomem conhecimento de algum conteúdo do currículo, mas para que eles tenham a capacidade de entender e pensar criticamente acerca do assunto presente no texto (MUSTIFAGA E GOETTMS, 2008, p.199).

Assim... o trabalho com a leitura não pode ficar a cargo apenas dos professores de Língua Portuguesa, mas abranger todas as disciplinas, todos os profissionais da escola. É um compromisso de toda a escola!

Sobre alguns exemplos: A leitura nas aulas de Arte: Como a leitura de imagens e palavras pode levar o meu aluno a compreender suas influências na maneira de ser e agir das pessoas? Qual é o papel das imagens na formação cultural?

A leitura nas aulas de Geografia: Como a leitura nas aulas de Geografia pode contribuir para análise da sociedade de forma geral, na compreensão das contradições existentes na sociedade e na relação desta com a natureza? “[...] ler e escrever em geografia é ler o mundo de maneira com que o aluno saiba situar-se (não só localizar-se e descrever) e posicionar-se.” (NEVES, 1999, p. 81)

MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p , jul./dez NEVES, Iara C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.