ESTUDO DO CONTRATO DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONVENÇÃO E ACORDO COLETIVOS DO TRABALHO
Advertisements

FLEXIBILIZAÇÃO E DESREGULAMENTAÇÃO
DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO:
CONTRATOS DE TRABALHO.
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Contrato de trabalho a termo e a Lei nº 9.601/98
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 4- Contrato de Trabalho
Classificação do contrato quanto à forma
02/04/2017.
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Relações individuais do Direito do Trabalho
Adrieni Ferreira Yassine
Natureza Jurídica Características Elementos
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Contrato.
Duração do Trabalho  vem da palavra italiana “giornata”, que significa dia  utilizada como media de duração do tempo (diária, semanal, mensal, anual).
ESTUDO DO CONTRATO DE TRABALHO
Prorrogação e Compensação de Jornada
Lavratti.com Slide 1/8 Desenvolvimento de Recursos Humanos Contrato de trabalho 1)A obrigação de prestar serviço pode ser contraída individualmente pelo.
Classificação do contrato quanto à forma
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Legislação Trabalhista – Parte II
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
EMPREGADOR.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
 O contrato não se altera, mas suas cláusulas;  A regra geral é que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente (Art. 468 da CLT);
ALTERAÇÃO DO CONTRATO Conceito: alteração do conteúdo originalmente formulado ao contrato de trabalho. Regra geral: art. 468, CLT A força obrigatória dos.
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
DIREITO DO TRABALHO aula 8
DIREITO DO TRABALHO aula 6
Jornada de Trabalho Direito do Trabalho.
Duração do Trabalho.
Centro de Ensino Superior do Amapá Curso: Administração Profa
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
O aviso prévio Direito do Trabalho.
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR
CONTRATO DE EMPREGO Prof. Msc. Carlos Kley Sobral.
CÁLCULOS TRABALHISTAS Férias + 1/3: Conceito jurídico – arts. 142 e ss/CLT; 1 mês de remuneração, acrescido de 1/3; Período aquisitivo/período concessivo;
Relação de trabalho e relação de emprego.
INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO E PESQUISA
Empregador Definição legal: Art. 2º da CLT
Prof. José Ricardo Haddad
Não é requisito para ser empregador ter personalidade jurídica.
Programa Jovem Aprendiz
Legislação Trabalhista
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
31/03/10 Direito do trabalho. Profa. Luzia Zorzal, MS2 Direito do trabalho  Possui conjunto de princípios, normas e instituições atinentes à relação.
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO a) Princípio da Proteção: Refere ao critério fundamental que orienta o Direito do Trabalho pois este, ao invés de inspirar-se.
12.04 Próximo Encontro... Pense Nisso: 10: :30 Break Estratégico Ir no Sindivarejista! IMPORTANTE!! 10: :20 Construindo Contratos 11: 30 Encerramento.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho Ponto 5 – Contrato de Trabalho (a) Conceito (art. 442, CLT) Art. 442, CLT “Contrato.
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
1 SEJAM TODOS BEM VINDOS!!. 2 Legislação Social e Trabalhista Prof. Cristiano Magalhães Formação Graduação: Ciências Jurídicas; Pós-graduação: Direito.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DO CONTRATO DE TRABALHO

Relação de emprego - A relação de emprego surge de um contrato: “ A relação de emprego é uma relação social que se transforma em jurídica porque disciplinada pelo direito. A vontade, manifestada de modo escrito, verbal ou meramente tácito, está sempre na base de toda relação jurídica entre empregado e empregador. “ (Amauri Mascaro Nascimento)

Dirigismo contratual A relação de emprego nasce de um acordo de vontades, e, a partir de seu surgimento, sofre o que é chamado de dirigismo contratual. Ex. art. 444 e 447 da CLT

Elementos do contrato de trabalho Como todo contrato, enquanto fonte do direito, o contrato de trabalho tem como elementos:

Elementos do contrato de trabalho 1. forma  Pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito

Elementos do contrato de trabalho  Mesmo podendo ser tácito o contato, há necessidade de anotação em carteira em 48 horas  art. 29 CLT  condições especiais (ex. prazo determinado), devem ser escritas, ao menos na carteira.

Elementos do contrato de trabalho 2. agente capaz  art 7º, XXXIII excepcionalmente, podem ser admitidos os direitos da relação de emprego (a título de indenização) sem contrato válido.

Elementos do contrato de trabalho 3. objeto lícito

Classificação do contrato quanto ao prazo 1.Contrato de Trabalho por prazo indeterminado; 2.Contrato de Trabalho por prazo determinado

Contrato de Trabalho por prazo indeterminado -Regra geral: “princípio da continuidade da relação de emprego” -Quando não há previsão de prazo = o contrato é por prazo indeterminado

Contrato de Trabalho por prazo determinado -Exceção; -Possibilidades: apenas aquelas previstas legalmente.

Possibilidades de contratação por prazo determinado 1.CLT: artigo 443, § 2º: a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) de atividades empresariais de caráter transitório; c) de contrato de experiência

Possibilidades de contratação por prazo determinado 2. Acréscimo de número de empregos: lei 9601/1998 3. Obra certa com construtor: lei 2959/1956 4. Contrato de safra: lei 5889/1973

Contrato de experiência: 90 dias Prazo máximo Artigo 445 Regra geral: 2 anos; Contrato de experiência: 90 dias

Prorrogação Artigo 451 CLT e súmula 188 TST Uma única vez: se prorrogado mais de uma vez, transforma-se por prazo indeterminado (salvo no caso da lei 9601/1998)

data pré-determinada; Término do prazo Artigo 443, § 1º data pré-determinada; execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada