Análise Crítica do Discurso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Para abrir as ciências sociais:
A psicologia social latino-americana
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Mobilizando o operatório
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Análise do Discurso: introdução
ACD: O Problema Social Visibilidade dos fenómenos
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Afinal, o que é Planejamento?
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Plano de Trabalho Docente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UMA ARQUEOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Introdução à Sociologia
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A sociologia de Florestan Fernandes
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
De Ezequiel Theodoro da Silva
Max Weber e as ações sociais
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Avanços da psicologia social na América Latina
cenários e perspectivas.
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
Faculdade Piaget - Brasil
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Análise Crítica do Discurso Professora Sabine Mendes, Ms. 2/2011 Análise Crítica do Discurso

Análise Crítica do Discurso Análise Crítica do Discurso, como pode ser lido em Fairclough (1992) surgiu como uma concretização do desejo de um grupo específico de lingüistas de criação de um método para analisar a linguagem que aliasse as teorias lingüísticas, sociológicas e políticas, a seu ver a única maneira adequada de tratar a linguagem, que é um objeto essencialmente dinâmico. Esta abordagem do discurso e da linguagem que alia conceitos e métodos oriundos da Lingüística e das Ciências Sociais de forma satisfatória pode ser considerada inovadora. Chouliaraki & Fairclough (1999:16) chegam a caracterizar a ACD como "síntese mutante de outras teorias“ (Martins, 2005, resenha).

Discurso como prática social Modo de ação historicamente situado – constituído socialmente e constitutivo de identidades sociais. “O discurso é moldado pela estrutura social, mas é também constitutivo da estrutura social”. Diferencial: foco também nas mudanças discursiva e social, e não apenas nos mecanismos de reprodução. Prática social e texto – mediados pela prática discursiva.

Martins (2005) (...) ficam evidentes as muitas semelhanças de percepção e concepção entre os três teóricos, sobretudo no que concerne à concepção do discurso como situado no entrecruzamento entre o lingüístico e o social, como mediador entre o estritamente lingüístico e o estritamente social e ao mesmo tempo, constituinte dessas dimensões. Segundo as autoras, as diferenças fundamentais entre as teorias em foco são de recortes teóricos e esquemas metodológicos, além da concepção de sujeito, a quem Fairclough, ao contrário de Pêcheaux e de Chareaudeau, atribui uma possibilidade transformadora, dinâmica, de mudança social.

Discurso como prática social

Discurso como prática social

Modernidade tardia (Giddens, 1991) Separação de tempo e espaço; mecanismos de desencaixe e reflexividade institucional.