Sociologia Por quê?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Os primórdios da sociologia no Brasil
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e.
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Introdução ao Estudo da História
B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57
A sociologia de Dürkheim;
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
A sociologia de Florestan Fernandes
A sociologia de Max Weber
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Para uma visão marxista das relações internacionais
A formação da sociedade moderna.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Movimentos sociais Conceitos.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Sociologia Clássica e Educação
Sociologia Curso de Ciências Biológicas
A sociologia como ciência
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA prof. Fábio abreu dos passos
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O Pensamento Sociológico Clássico
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Max Weber.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associaçõesassociações, grupos e.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
As bases do pensamento de Marx
Transcrição da apresentação:

Sociologia Por quê?

Definição e Âmbito da Sociologia Ciência que estuda o comportamento humano, os meios de comunicação e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos socais e interagem no seu interior; Vida em sociedade.

Cobrindo todas as áreas do convívio humano, desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade até o comportamento religioso, pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversos profissionais e, também, ao homem comum.

Conhecimento sociológico A Sociologia pretende explicar: A totalidade do seu universo de pesquisa. As situações com que se defrontam na vida quotidiana, das suas múltiplas relações sociais. O SUJEITO E A SOCIEDADE. O ESTADO E AS RELAÇÕES SOCIAIS. OS GRUPOS SOCIAIS E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS.

Motivação da Sociologia A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XIX, na forma de uma resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas é crescentemente atomizada e dispersa. Sociólogos como Augusto Comte não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Correntes Explicativas A Sociologia tem ao menos três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos,: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, que propôs uma visão sistêmica dos “fatos sociais”; (2) a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz teórico-metodológica hermenêutico-compreensiva; e (3) a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.

Florestan Fernandes (1920-1926), sociólogo brasileiro, fundador da Sociologia Crítica, entendia que “o sociólogo não pode ser um legitimador da ordem social vigente, mas sim servir como instrumento teórico para que a classe dominada tome consciência de si, transformando o mundo em um lugar com menos iniquidade”

A Sociologia no Brasil Nas décadas de 20 e 30, se estudava a formação da sociedade brasileira, analisando temas como abolição da escravatura, êxodo rural, índios e negros; Nas décadas seguintes de 40 e 50, foram enfocadas as classes trabalhadoras, seus sindicatos e jornadas de trabalho, e comunidades rurais; Na década de 60, a sociologia se preocupou com o processo de industrialização do país, questões de reforma agrária e movimentos sociais. A partir de 1964, a atenção se voltou para o regime militar e suas consequências para a vida do país; Na década de 80, além da preocupação com a economia política, e a instalação da nova republica, são enfocadas as condições da mulher e do trabalhador rural.

O TRABALHO NA SOCIEDADE

SOCIEDADE CAPITALISTA E CLASSES SOCIAIS

NEOLIBERALISMO E CIDADANIA