8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Escola de Formação Política Miguel Arraes
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Regionalização do continente americano
A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICO 8º ANO
GEOGRAFIA PROF. EDUARDO
Divisão do continente americano
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA LATINA.
América Latina Unidade e diversidade.
GEOGRAFIA DA AMÉRICA LATINA
Capitulo 5: Ponto 2.
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Movimentos Migratórios e Urbanização
América Latina.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Prof. José Victor GayLussac
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
ELIAN ALABI LUCCI e ANSELMO LAZARO BRANCO
MIGRAÇÕES.
América.
América Latina.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
População em movimento
Professora Carol/Geografia
8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
CONTINENTE AMERICANO..
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
População Brasileira.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
América Anglo-Saxônica
BREVE HISTÓRIA DA POBREZA
Geografia OCEANIA.
América Platina.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Evolução da População Mundial
Revisão 8º ano.
América latina América Platina.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
RIO GRANDE DO SUL.
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
CANADÁ E MÉXICO.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
A distribuição da população mundial
América Aspectos gerais.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Geografia Homem & Espaço 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

A diversidade de povos da América A diversidade de povos nos países que formam a América explica-se pelas particularidades da colonização em suas diversas regiões e pela própria variedade de povos indígenas. Apesar de ter existido grande diversidade de povos indígenas na América Anglo-Saxônica, eles foram praticamente exterminados no processo de colonização. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Tendo essa região recebido um maior número de imigrantes. A maioria vinda da Europa, mas vários outros povos compõem a América Anglo-Saxônica, é o caso dos africanos escravizados, e dos chineses, japoneses e coreanos.

Índios em reserva no Arizona, nos Estados Unidos (2005). Alison Wright/Cobis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Ricardo Azoury/Pulsar Índios caiapó no Brasil.

Descendentes de imigrantes alemães em Santa Catarina, Brasil. Juca Martins/Pulsar Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Ken Glaser/Keystock Negros nos Estados Unidos.

Índios em situação de miséria no Paraguai (2005). AFP Photo/Norberto Duarte Índios em situação de miséria no Paraguai (2005). Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Branson Reynolds/Keystock Índios norte-americanos no Arizona, Estados Unidos.

Desafios para o século XXI Apesar dos avanços em sua participação social e política nas últimas décadas, os povos indígenas continuam a sofrer discriminação, vivendo, em sua maioria, em situação de marginalidade, exclusão e pobreza. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva O desafio para a construção de democracias pluriculturais consiste não apenas na eliminação das desigualdades, Mas também em reconhecer, efetivamente, a contribuição sobre as noções de identidades, cosmovisões, raízes e humanismo de todos povos que habitam a região.

O crescimento da população A América era o terceiro continente mais populoso do mundo. 2006 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Com 902,6 milhões de habitantes. Desse total, 568,9 milhões viviam na América Latina, Enquanto 333,7 milhões habitavam a América Anglo-Saxônica.

As taxas de crescimento populacional estão diretamente relacionadas: Ao nível de desenvolvimento econômico e social de cada país. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Isso explica, em parte: As diferenças entre os índices de crescimento: Dos países latino-americanos que são elevados. E dos Estados Unidos e do Canadá, onde a população cresce mais lentamente.

Distribuição da população por continente e projeção para 2050 (em milhões) Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: State of world population 2006 – UNFPA. Disponível em: [http://www.unfpa.org/swp/2006/pdf/en_sowp06.pdf]. Acesso em: 1º maio 2008.

A distribuição da população na América A América apresenta grandes vazios demográficos e áreas de intensa concentração populacional. Que podem ser explicados pelas condições naturais e por razões históricas e econômicas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Os grandes vazios demográficos, correspondem: à região da floresta Amazônica; aos desertos de Atacama (Chile e Peru), da Patagônia (Argentina) e do Colorado (Estados Unidos); às regiões de clima frio e polar do norte canadense. Devido à facilidade de acesso e comunicação com as metrópoles europeias, a população americana concentrou-se próximo ao Atlântico, desde o período colonial.

Distribuição da população no continente americano. Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Grand atlas mondial. Paris: Marshall Cavendish, 2002. p.33 (adaptado).