TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

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Transcrição da apresentação:

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria das relações Humanas ( ou Escola Humanística da Administração ) surgiu nos Estados Unidos como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

ORIGENS A necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica; O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial; As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administração; Elton Mayo é o fundador da Escola; As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que colocaram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Em 1924 a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação no local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administração Científica. Pouco antes, Mayo conduzira uma pesquisa em uma empresa com alto grau de rotatividade ( 250% ao ano ), e havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos salariais. Mayo deu então maior flexibilidade, surgiu um espírito de grupo, a produção aumentou e a rotatividade do pessoal diminuiu;

Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência na Fábrica de Hawthorne, da Western Eletric Company, para avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção; Verificou-se que os resultados eram influenciados por variáveis de ordem psicológica; A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.

CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais. Quanto maior a integração social no grupo de trabalho, maior a disposição para produzir; O comportamento do indivíduo se apóia totalmente no grupo. Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. A qualquer desvio das normas grupais, o trabalhador sofre punições sociais ou morais dos colegas; Isto significa que a administração não pode tratar os empregados um a um, mas sim trata-los como membros de grupos e sujeitos à influência social destes grupos;

Conceito de homo social; Grupos informais: constituem a organização humana da empresa, definindo regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, etc.; Relações humanas: o comportamento humano é influenciado pelas atitudes e normas informais existentes no grupo em que participa; a importância das pessoas se relacionarem; A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho. Para evitar a monotonia, os operários trocavam de posição. Isto prejudicava a produção, mas elevava o moral do grupo.

DECORRÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Com o advento das Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais da administração passam a ser contestados. Com a Teoria das relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: O homo social, que se baseia nos seguintes aspectos: Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho é consequência de fatores motivacionais;

As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam sua satisfação por meio dos grupos sociais com quem interagem; O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança; As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros.

AS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Necessidades fisiológicas; Necessidades psicológicas: secundárias e raramente satisfeitas em sua plenitude. Se subdividem em: Necessidade de segurança íntima; Necessidade de participação; Necessidade de autoconfiança; Necessidade de afeição. Necessidades de auto-realização: É o corolário de todas as necessidades humanas. Raramente são satisfeitas em sua plenitude. 

Equipe Tiago Mônica Antônio Murilo David