Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVENGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO” Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de07/12/89 – DOU de 11/12/89 CAMPUS TORRES Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza Mauricio Volkweis Astiazara Prof. Leonardo Pereira Tramandaí, 01 de Novembro de 2001
Sumário Introdução 1 Objetivos 2 Fases 2.1 Planejamento 2.2 Análise 2.3 Projeto 2.3.1 Planejamento 2.3.2 Elaboração 2.3.3 Revisão
Sumário Conclusão 2.4 Construção 2.5 Revisão 2.4.1 Codificação 2.4.2 Teste 2.4.3 Implantação 2.5 Revisão Conclusão
1. Introdução No que consiste a auditoria de processo Objetivos da auditoria de processo Fases : Planejamento, Análise, Projeto, Construção e Revisão “O quê?” “Recomendado:”
1. Objetivos Avaliar a adequação das metodologias e procedimentos de projeto, desenvolvimento, implantação e revisão pós-implantação Avaliação pode abranger apenas o ambiente de desenvolvimento da organização ou prever também a análise do processo de desenvolvimento de um sistema específico
1. Objetivos Todos os projetos de desenvolvimento de sistemas precisam ter sido avaliados em profundidade para ter qualidade
2. Fases Planejamento Análise Projeto Construção Revisão
2.1 Planejamento O quê? Identifica as necessidades e estabelece um plano de ação Estabelece e documenta as metodologias de desenvolvimento a serem adotadas Define e documenta as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas
2.1 Planejamento Recomendado: Organização possui uma estratégia de desenvolvimento Estabelece a prioridade dos sistemas a serem desenvolvidos Metodologia de desenvolvimento que: Envolvimento ativo dos usuários Uso de técnicas atuais
2.1 Planejamento Pessoal envolvido é treinado? Uso de técnicas atuais É suficientemente documentada ? Inclui requisitos de programação Estabelece mecanismos de reavaliação Pessoal envolvido é treinado? Foram estabelecidos padrões para testes?
2.2 Análise O quê? Recomendado Avaliado mais minuciosamente quanto a análises de viabilidade técnica, custo/benefício etc. a organização estabelece e aprova um plano de desenvolvimento Recomendado É selecionada a equipe de projeto Sistema a ser desenvolvido foi avaliado mais minuciosamente Objetiva atacar deficiências reconhecidas ou problemas sistêmicos
2.3 Projeto São elaborados os modelos físico e lógico do sistema É subdividido em : Planejamento Elaboração Revisão
2.3.1 Planejamento O quê? cria e submete à gerência um plano de trabalho Utiliza métodos de controle como: cronograma, datas-limite, processo de supervisão e acompanhamento das etapas, medidas de desempenho e etc.
2.3.1 Planejamento Recomendado: Definir claramente a abrangência do projeto e o conteúdo do sistema Usuários concordam com a abrangência e o conteúdo do sistema Plano de trabalho foi devidamente analisado e aprovado pela gerência
2.3.2 Elaboração O quê ? produção dos seus projetos físico e lógico A equipe de projeto define detalhadamente as especificações técnicas e funcionais do sistema A equipe de projeto elaborou um documento técnico
2.3.2 Elaboração Recomendado: Os projetos físico e lógico estão dentro dos padrões adotados Os relatórios de viabilidade técnica, análise de riscos e custo/benefício são consistentes e confiáveis
2.3.3 Revisão O quê ? Departamentos envolvidos revisam todos os documentos produzidos Confirmam a exeqüibilidade do projeto Analisam o risco de atrasos ou extrapolação do orçamento
2.3.3 Revisão Recomendado: A equipe de projeto submeteu aos superiores um relatório O gerente de Tecnologia da Informação analisou os documentos e concordou com o seu conteúdo A área usuária aprovou o relatório da equipe do projeto
2.4 Construção O objetivo é construir fisicamente o sistema projetado Isto é feito em três etapas: Codificação Teste Implantação.
2.4.1 Codificação O quê? Recomendado: uso de elementos do ambiente de desenvolvimento o sistema é construído fisicamente (arquivos) Recomendado: sistema foi produzido de acordo com a metodologia de desenvolvimento documentação do sistema está dentro dos padrões adotados pela organização
2.4.2 Teste O quê ? Plano de teste do sistema é compatível com os padrões de teste estabelecidos pela organização Respeita as responsabilidades definidas para cada parte envolvida
2.4.2 Teste Recomendado: Teste utilizando um número suficiente de condições válidas e inválidas Amostras suficientes de transações e dados foram utilizadas para simular o processamento real Os testes foram revistos, documentados, seus resultados analisados e aprovados Deficiências de desempenho foram devidamente corrigidas
2.4.3 Implantação O quê? Recomendado: O sistema é colocado em seu real ambiente de trabalho Recomendado: sistema é colocado em uso somente após a aprovação dos usuários e da gerência Foram preparados manuais do sistema e treinamento dos futuros usuários Existem procedimentos padrão para distribuição de software
2.5 Revisão O quê ? Recomendado: gerência verifica o grau de satisfação dos usuários Recomendado: Foram feitas avaliações de resultado do sistema desenvolvido? (necessidades e requisitos dos usuários e seu grau de satisfação) O sistema foi testado para verificar sua conformidade com os padrões da organização
CONCLUSÃO Para produzir um sistema com qualidade é necessário: O uso de uma metodologia predefinida Organização das atividades e tarefas de forma rigorosa e com pontos de revisões, para que não existam problemas posteriores. O comprometimento com a qualidade só é alcançado quando a organização procura manter e aprimorar uma cultura de desenvolvimento bem estruturada e organizada.