Planejamento de Informática

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Transcrição da apresentação:

Planejamento de Informática Sistemas de Informação II Virgínia Nandi Daniela Gonçalves Terezinha Steffen Mauricio Volkweis Lawson Pereira Professora Adriana Roma Torres - RS, Junho de 2003

Sumário Introdução Planejamento Estratégico de Informações Modelagem dos Processos Hardware e Software Estudo de Viabilidade Conclusão

Introdução IDEAL Condicionadores de Ar e Ventiladores Fabrica aparelhos de ar e ventiladores de pequeno porte para carros e casas Também possui aparelhos de grande porte para empresas Localizada no Estado de São Paulo

Missão e Visão Missão: Deixar seus ambientes comerciais, residenciais ou seu veículo na temperatura IDEAL. Visão: Em dois anos estar na lista das cinco (05) marcas mais lembradas e vendidas no ramo. Atender desde a Região da Serra (onde chega a nevar no inverno) até as cidades mais quentes do estado.

Organograma

Objetivos da Empresa Atender desde a região da serra (onde chega a nevar) até as cidades mais quentes do Estado Formar parcerias com empresas montadoras de automóveis e de construção civil Estender o seu mercado para sul Inovar no design dos aparelhos comerciais e residenciais

Objetivos das Áreas Funcionais Presidência: Presidir e integrar a organização como um todo Decidir todo e qualquer inovação, aquisição e contratos referentes a área estratégica Vice-Presidência: Apoiar a presidência e sua cúpula, apontando novos mercados, sugestionando mudanças nos produtos e apontando contratações necessárias

Objetivos das Áreas Funcionais Gerencia Comercial: Buscar parcerias com empresas com interesses afins Marketing: Contratar empresa de publicidade e marketing Vendas: Disponibilizar seus produtos aos clientes, realizar pesquisas de mercados

Objetivos das Áreas Funcionais Gerencia RH: Entrevistar, selecionar e recrutar mão-de-obra qualificada, bem como, treinar e especializar funcionários anteriormente efetivados

Objetivos das Áreas Funcionais Gerencia Design Industrial: Gerenciar as atividades de produção no que diz respeito a: Projeto: Elaborar modelos cada vez mais modernos e funcionais Produção: Produzir de forma mais rápida e eficaz produtos de alta qualidade

Objetivos das Áreas Funcionais Gerencia Financeira: Contabilizar os gastos, lucros, investimentos referentes aos dados contábeis da empresa

Metas das Áreas Funcionais Gerência Comercial: Tornar-se a empresa mais lembrada na grande são Paulo até 06/2004 Enviar mala direta para todos as possíveis clientes na grande São Paulo

Metas das Áreas Funcionais Recursos Humanos: A partir da segundo bimestre do ano 2004 passa a servir refeições para os funcionários da empresa Contratar professores que lecionem cursos supletivos para funcionários com 2ª grau incompleto

Metas das Áreas Funcionais Design: Remodelar o Design de todas as linhas de ar condicionado empresarial e residencial Diminuir os custos de produção em 28% até o final do ano Financeiro: Saldar todas as dívidas de financiamentos anteriores Renegociar dívidas antigas de clientes

Desafios das Áreas Funcionais Vendas: Ter o cadastro de clientes atualizado até o fim do mês Alcançar no mercado possíveis novos clientes no prazo de 60 dias a partir da data atual

Desafios das Áreas Funcionais Marketing: Fazer levantamento do retorno obtido pela colocação de outdoors nos pontos de maior movimento da cidade até o final da quinzena Ter a imagem da empresa nas principais mídias. No prazo de 40 dias

Desafios das Áreas Funcionais Projeto: Ter a linha econômica de ar condicionador redesenhada no prazo de dois meses Compras: Reduzir os gastos com compras em 17% em relação ao que foi gasto nos meses do ano anterior, em até 45 dias Produção: Obter maior índice de aproveitamento da matéria-prima

Desafios das Áreas Funcionais Contabilidade: Ter todas as dívidas renegociadas até o final do mês

Modelagem dos Processos

Modelagem dos Processos

Modelagem dos Processos

Hardware Um NoteBook (Processador Pentium IV 1.7 GHz – HD 40 Gbytes – Memória RAM 128) Dezenove (19) Monitores: Dois de 17” polegadas Dezessete de 15” polegadas Dezenove (19) Computadores Quatro (04) Processadores Pentium IV 2.0 GHz – HD 40 Gbytes - Memória RAM 512 Quinze (15) Processadores Pentium III 950 MegaHz - HD 20 Gbytes - Memória RAM 128

Hardware Quatro (04) Impressoras HP Jato de Tinta Duas (02) Impressoras de Cheque Dois (02) Scanners Duas (02) Máquinas Copiadoras Uma (01) Impressora Fiscal Dois (02) Leitores Ópticos Um (01) Switch Um (01) Hub

Software Dezessete (17) MS Windows XP Dois (02) MS Windows 98 Um (01) MS Windows Profissional 2000 Server Dezenove (19) MS Office Dois (02) Auto Cad Um (01) Adobe PhotoShop 7.0 Um (01) Corel Draw 10 Vinte (20) Antivírus Norton

Software Vinte (20) MS Outlook e vinte (20) MS Internet Explorer Um (01) Software Automação Comercial (Com’auto) Um (01) Software Contábil (Conta Bem)

Software Com’auto (Software de Automação Comercial): Realiza controle de estoque Controle de Vendas Controle de Compras Caixa Cadastro de Contas de Clientes Cadastros de Clientes Cadastro de Produtos

Software Conta Bem (Software Contábil): Folha de Pagamento Declaração de Impostos Contratos de RH

Estudo de Viabilidade Benefícios Tangíveis da Implantação Redução de estoques; Redução de pessoal; Aumento de produtividade; Redução de custos de TI; Melhorias em processos.

Estudo de Viabilidade Benefícios Intangíveis da Implantação Informação / visibilidade Melhorias nos processos de negócios Melhorias no atendimento ao cliente Integração de processos Padronização de processos Flexibilidade

Custos de Implantação

Proposta de Implantação Rápida

Proposta de Implantação Moderada

Proposta de Implantação Lenta

Análise de Riscos Alta da Moeda Americana Solução: margem de segurança no custo dos itens Problemas com Fornecimento de Software Solução: títulos de software similares de outras empresas Crise Econômica Solução: Alterar o projeto de implantação ou paralisação da implantação

Conclusão Visão mais real do planejamento de informática em uma empresa Os recursos e tempo gastos na são proporcionais à qualidade do trabalho obtido O planejamento de informática que evita surpresas e outros imprevistos desagradáveis para a empresa A tecnologia da informação planejada proporciona uma base para o desenvolvimento da empresa, tornando-a mais preparada e competitiva para o mercado