Projecto: “Espaço – Outra Visão”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
ESTUDO ACOMPANHADO.
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Análise de uma ferramenta ou recurso
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Motivar os/as jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo no concelho; Fomentar o trabalho em equipa; Promover.
Perguntas de Modelação
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Escola Básica Integrada/Secundária de Velas S. Jorge Açores Docente: Paula Branco

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Breve descrição: Com este projecto inicia-se o fecho do estudo da geometria no ensino básico, sendo portanto crucial consolidar conhecimentos. Assim, pretende-se que seja simultaneamente de síntese e de abertura para novas perspectivas. A determinação de áreas e volumes de sólidos geométricos darão aos alunos a oportunidade de relembrar e relacionar conhecimentos adquiridos anteriormente, perspectivando-os na resolução de novos problemas e contribuindo para uma visão mais panorâmica da geometria no Espaço. Também a representação no plano de rectas e planos no espaço contribuirão para esta visão mais alargada da geometria no espaço permitindo que os alunos desenvolvam a sua capacidade de abstracção. Desta forma, serão abertas aos alunos novas perspectivas e novos horizontes. Os alunos terão também a possibilidade de aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas concretos da vida real pelo que sentirão a estrita relação existente entre este ramo da matemática e a vida corrente.

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Áreas disciplinares envolvidas: Matemática. Objectivos gerais: Resolver problemas referentes a áreas e volumes de sólidos geométricos, incluindo a esfera. Fazer esboços que representem rectas, planos e sua posição relativa. Relacionar procedimentos da vida corrente, com os critérios referentes à posição relativa de rectas e planos. Identificar, em modelos concretos, rectas e planos em várias posições relativas. Resolver problemas no espaço, envolvendo os conteúdos dados. Tempo previsto: 3 aulas de 90 minutos. Tecnologia Microsoft envolvida no projecto: Microsoft PowerPoint e Plataforma Class Server.

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Benefícios: Com este projecto pretende-se que os alunos abordem o tema da geometria de uma forma mais apelativa, interactiva e motivante. Atendendo às competências específicas de Matemática que os alunos devem adquirir no final deste projecto, pretende-se que este tenha os seguintes benefícios: Aumentar a facilidade de visualização de sólidos no espaço; Expor os conteúdos de uma forma mais atractiva e consequentemente facilitar o processo de ensino/aprendizagem; Facilitar a consulta dos conteúdos leccionados; Desenvolver a autonomia dos alunos; Incentivar o espírito crítico; Relacionar a matemática com problemas do dia-a-dia; Fomentar e incrementar a investigação.

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Organização do Projecto: Aula 1 (90 minutos) Conteúdos: Revisão de conteúdos de geometria; Cálculo da área lateral, área total e volume de prismas e pirâmides; Exercícios de aplicação. Aula 2 (90 minutos) Breve revisão da aula 1; Cálculo da área lateral, área total e volume de cilindros, cones e esferas; Aula 3 (90 minutos) Breve revisão das aulas 1 e 2; Representação no plano de rectas e planos no espaço;

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Organização do Projecto: Cada aula é organizada da seguinte forma: 90 minutos Aula leccionada com recurso ao Microsoft PowerPoint Resolução de exercícios de aplicação Posteriormente os alunos podem consultar a aula leccionada que se encontrará disponível na Plataforma Class Server. Os alunos devem resolver a ficha de trabalho correspondente a cada aula, recorrendo para tal à Plataforma Class Server.

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Testemunhos Rui Moreira (Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada/Secundária de Velas) “De acordo com os objectivos deste concurso o projecto da docente Paula Branco pretende desenvolver um recurso diferente usando as tecnologias de Informação e Comunicação. É um recurso estimulante para os alunos que altera a forma como se ensina, com um impacto sem dúvida positivo na aprendizagem dos mesmos, permitindo transformar a sala de aula num ambiente tecnológico para a aprendizagem e em que é patente a ligação entre a pedagogia e a tecnologia. Com este projecto altera-se a forma como se ensina e sendo o mesmo inovador e interactivo terá, sem dúvida, reflexos positivos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.”

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Rui Costa (Coordenador do Projecto Educativo de Class Server) “Como Coordenador, a nível escola, do Class Server, considero o projecto “Espaço – Outra Visão” bastante atractivo, enriquecedor e inovador. Como é sabido nas nossas escolas, o ensino da Matemática sempre foi um problema, do ponto de vista dos alunos, por falta de motivação. Na minha opinião, este projecto não só é motivador como também leva os alunos a compreender os exercícios complicados que lhes são apresentados na aula, pelo facto de os transportar para a realidade e terem a possibilidade de aplicarem os conhecimentos abstractos em exemplos da vida quotidiana.”

Projecto: “Espaço – Outra Visão” Leonardo Carvalho (Professor de Matemática do 3º Ciclo e Secundário) “O trabalho apresenta uma boa estrutura quer a nível de conteúdos quer a nível de estratégias de aprendizagem. Destacando-se a importância da interdisciplinaridade recorrendo às novas tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis que vão ao encontro dos actuais interesses que são manifestados pelos alunos.”