Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O Currículo na Educação Infantil
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
Questões metodológicas do Ensino Religioso
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Educação no contexto do Trabalho
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Prefeitura municipal de Imperatriz
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Psicologia do Desenvolvimento
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profª Angélica Maria Frazão de Souza
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Roteiro de observação de estágio
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Simone barros intermídia design & aprendizagem. i n t e r m í d i a d e s i g n & a p r e n d i z a g e m estrutura apresentação do grupo apresentação.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Instituto A Vez do Mestre
Professor: José Medina
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
TV ESCOLA.
Concepções em Educação Matemática
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Complexo e multideterminado
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I
PCN e PNLD.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido Ensino Religioso Currículo - Prof. Viviane C. Cândido ER: Um Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido “O currículo é um elo de ligação entre a declaração de princípios geras e sua tradução operacional Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 1. O que é currículo? É um elo entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional; Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 2. Currículo / Escola Um currículo próprio (apostilas x apostilas); O currículo e o Projeto Político-Pedagógico. Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 3. Natureza do E.R. Ensino Religioso como disciplina; Um contexto plural e a identidade do E.R. na escola pública e na escola confessional. Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 4. O que ensinar? (I) A especificidade do Ensino Religioso: Temas Transversais; Educação em valores; História das Religiões. Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 5. O que ensinar? (II) A especificidade do Ensino Religioso: Fenômeno Religioso; Religião e Religiosidade; As Tradições Religiosas. Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

6. Campanha da Fraternidade É tema para o E.R.? Qual seria o trato específico? Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido As Religiões São tema para o Ensino Religioso? Qual seria o trato específico? Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido 7. Quando ensinar? Faixa Etária – Eixos: Eu; Eu e o outro; Eu e os outros; Os outros. Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido Quando ensinar? Faixa etária – temas: Morte; Religiões; Tradições Religiosas... Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

8. Como ensinar? Uma metodologia específica do Ensino Religioso? Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido O que é Currículo? Um elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica, Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido O que é Currículo? Um elo entre o planejamento e a ação, entre o que é prescrito e o que realmente sucede na sala de aula. César Coll Psicologia do Currículo Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Um projeto curricular: Como precisar as intenções? Formular objetivos ou incluir conteúdos? Propor atividades de aprendizagem ou sugerir critérios? Sugerir atividades de avaliação? Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido As questões: O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? Currículo - Prof. Viviane C. Cândido

Currículo - Prof. Viviane C. Cândido