Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes Engenharia do Produto Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes AULA 12 08/10/2010 8º período Engenharia de Produção 2º semestre de 2010
Apresentação da disciplina Engenharia do Produto Tópico Introdução à Engenharia do Produto Modelos de referência em desenvolvimento de produtos VOC (Voice of Customer) Modelo de Kano Noções de TRIZ Pugh Matrix QFD (Quality Function Deployment) Características mercadológicas Técnicas de embalagem Requisitos ambientais de projetos O modelo do sistema humano e a ergonomia Noções das Ferramentas DFX Noções de Engenharia Robusta Produtos - Serviços e bens e sistemas básicos de custeio OK !! OK !! OK !! OK !! OK !! OK !! OK !! Estamos aqui!
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto Análogo ao de um ser humano
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto Introdução Elevadas despesas de promoção/lançamento do produto Baixa produtividade Baixa qualidade interna
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto Crescimento Despesas de promoção/lançamento do produto reduzidas Aumento de demanda (impacto na qualidade e produtividade) Aumento da concorrência
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto Maturidade Estabilização das vendas Pressão por redução de custos Forte disputa de fatias de mercado (concorrência)
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto “Declínio” Redução significativa nas vendas Tecnologias obsoletas Pode sinalizar o desaparecimento do produto no mercado
Características Mercadológicas O Ciclo de vida do produto Exercício Como podemos caracterizar os seguintes cenários: O produto Coca-cola; O carro Agile (GM); O café do Vadinho (Itajubá); O McDonald`s; O carro Vectra (GM);