Reunião APIMEC Rio de Janeiro, 9 de Agosto de 2004
Apimec – Agosto de Estratégia de Crescimento 12 Visão Geral do Mercado de Telecomunicações 3 Desempenho Financeiro 27 Índice Visão Geral - Telemar 2 Estimativas 41 Aspectos Regulatórios 42 Mercado Acionário 45
Apimec – Agosto de Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos Serviço de Telefonia Móvel (Região I) Longa Distância (Nacional e Internacional) Dados e Corporativo (cobertura nacional) Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades: Banda Larga (Velox) Serviços Integrados (Fixo/Móvel/Dados) Novos produtos para o mercado residencial e PME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos Serviço de Telefonia Móvel (Região I) Longa Distância (Nacional e Internacional) Dados e Corporativo (cobertura nacional) Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades: Banda Larga (Velox) Serviços Integrados (Fixo/Móvel/Dados) Novos produtos para o mercado residencial e PME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Visão Geral – Telemar Região I Telefonia Fixa e Serviço Móvel (GSM) Cobertura Nacional Longa Distância, Transmissão de Dados e serviços de contact center
Apimec – Agosto de Mercado de Telecom – Plataforma em Serviço Telefonia Fixa – Linhas em Serviço (milhões) Dos 39 milhões de LES, 70% são residenciais. O crescimento da planta de telefonia fixa depende da recuperação econômica. Taxa de Penetração Brasil (%) Região I Brasil Jun/04 Telefonia Móvel – Usuários (milhões) Jun/04 A planta móvel já ultrapassou largamente a planta fixa e as projeções mais otimistas do mercado (crescimento médio anual acima de 30% /2003). Brasil Taxa de Penetração Brasil (%) Região I 1 Privatização.
Apimec – Agosto de Mercado de Telecom – Receita Líquida* 2002 – R$ 51,4 bi 2003 – R$ 60,0 bi Crescimento na receita do setor de telecom em 2003 de ~17%; A telefonia móvel impulsionou o crescimento da receita (+33% em 2003); Dada a maior estabilidade na planta de telefonia fixa, a telefonia móvel deverá continuar a liderar expansão da receita em *Telefonia Fixa: Receita Líquida das maiores concessionárias (Telemar, Telesp, Brasil Telecom, Embratel) – exclui CTBC, Vesper, Intelig, GVT, Sercomtel. Telefonia Móvel: Receita Líquida dos principais grupos: Vivo, Claro, Oi, TIM e Opportunity (exclui: CTBC, Nextel, Sercomtel). Inclui vendas de aparelhos. 1S04 – R$ 33,3 bi
Apimec – Agosto de Mercado de Telecom – Market Share da Telefonia Fixa Telemar 32% 15,2 M Brasil Telecom 9,6 M 20% Telefonica 12,2 M 31% Embratel (LDN & LDI) 17% , , ,2LES (milhões)* ,8 Jun/04 39,3 Linhas em Serviço % da Receita Bruta Total das Concessionárias de Telefonia Fixa (T= R$ 29,1 bi / 1S04) * Inclui empresas espelhos e outras concessionárias (CTBC, Vesper, GVT e Sercomtel).
Apimec – Agosto de Assinantes - Jun/04 Brasil: 54,0 m Participação no Mercado Nacional * Outros grupos (Opportunity, CTBC, Sercomtel e Nextel) Vivo (CDMA) 23,5 m 44% Outros (TDMA/GSM /AMPS)* 3,9 m 7% TIM (TDMA/GSM) 10,4 m 19% Claro (TDMA/GSM) 11,1 m 21% Oi (100% GSM) 5,1 m 9% Inicio (BRP) Concessionárias Principais Grupos Mercado de Telecom – Market Share Telefonia Móvel
Apimec – Agosto de Mercado de Telecom – Penetração Telefonia Móvel Penetração por Região Penetração da Telefonia Móvel por Estado (%) - Jun/04 Fonte: Anatel Média Brasil 30,2% Média Região 1
Apimec – Agosto de TMAR Outras Mercado de Telecom – Receita Bruta de Telefonia Fixa 2002 – R$ 18,4 bi 1S04 – R$ 10,6 bi Serviço Local (ex-VC1) 2002 – R$ 7,0 bi 1S04 – R$ 4,0 bi Serviço Fixo-Móvel (VC1) TMAR Outras 2003 – R$ 7,9 bi TMAR Outras TMAR Outras 2003 – R$ 20,7 bi
Apimec – Agosto de TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT Mercado de Telecom – Receita Bruta de Telefonia Fixa 2002 – R$ 12,7 bi 1S04 – R$ 8,2 bi Serviços de Longa Distância 2002 – R$ 4,4 bi 1S04 – R$ 2,9 bi Serviço de Dados 1 1 Exclui linhas alugadas a outros provedores (EILD). TMAR Outras EMT 2003 – R$ 5,1 bi TMAR Outras EMT 2003 – R$ 14,5 bi
Apimec – Agosto de Base de assinantes da telefonia móvel crescendo acima de 30% ao ano; Oi é a empresa que mais cresce na Região I; Penetração na Região I (25%) ainda apresenta potencial de crescimento. ^Inclui outros grupos: Opportunity, Nextel, CTBC and Sercomtel. Brasil Região I Penetração da Telefonia Móvel (%) – Jun/04 *Fonte: Pyramid Research Dez/03 Jun/04 Dez/03* Jun/04** Mercado de Telecom – Telefonia Móvel Dez/02 (*) Fonte: Estimativa Morgan Stanley (**) Fonte: Estimativa Teleco
Apimec – Agosto de Penetração de Computadores (% dos domicílios ) * *Fonte: Pyramid Research ** Domicílios Totais= 41,5 m (IBGE- PNAD/2002) 2003 ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). Brasil* Mercado de Telecom – Banda Larga Dez/03 Jun/04 *Fonte: Estimativa Teleco e Telemar
Apimec – Agosto de Telefonia Fixa Crescimento Moderado Dados e Corporativo Telefonia Móvel Crescimento Elevado LDN / LDI Crescimento Elevado Contact Center Crescimento Elevado Estratégia Integrada Estratégia de Crescimento Crescimento Elevado
Apimec – Agosto de Liderança no mercado local; Serviço de voz avançado (corporativo); Aumento do ARPU (serviço de valor adicionado); Redução dos custos de interconexão; Serviços / Pacotes personalizados; Crescimento Moderado. Telefonia Móvel Dados e Corporativo LDN / LDI Call Center Telefonia Fixa Estratégia de Crescimento – Serviço Local Base de assinantes e crescimento de tráfego (PIB/Regulamentação)
Apimec – Agosto de Liderança no mercado intra-regional (Região I); Varejo – programas de fidelidade/programas de retenção + promoções; Corporativo – melhor qualidade (completamento de chamadas/cobrança) + planos competitivos (descontos/volume); Conquista de novos mercados (inter- regional/internacional/SMP); Alavancar relacionamento & marca; Aumentar eficiência & qualidade (baixo custo + alta qualidade /prover serviço); Política: Evitar guerra de preços; Crescimento: ganhos de market share expansão da economia Telefonia Móvel Dados e Corporativo Call Center Telefonia Fixa LDN / LDI Estratégia de Crescimento – Longa de Distância Novos Serviços (aumento de market share):LDN, LDI e SMP (móvel)
Apimec – Agosto de Dados e Corporativo Telefonia Móvel Telefonia Fixa Call Center Estratégia de Crescimento – Dados & Serviços Corporativos Crescimento acima da média do mercado (ganhos de market share) Aumentar oferta para PME (mercado local); ADSL (Corporativo/SO-HO/Pequenas empresas); Cobertura Nacional; Melhor provedora de serviço (qualidade ponto a ponto / garantia de qualidade da rede-SLA); “One-stop-shop” (Serviços Integrados); Crescimento: ganhos de maket share expansão da economia LDN / LDI
Apimec – Agosto de Telefonia Móvel Dados e Corporativo Telefonia Fixa Call Center Estratégia de Crescimento – Telefonia Móvel (GSM) Crescimento agressivo / fortalecimento da posição competitiva Segmentação de Mercado / Planos inovadores Market (MTV & Celebridades/Oi Família); Alavancar vantagens competitivas: tecnologia GSM, cobertura regional, sinergias com a TMAR Otimizar canais de distribuição; EBITDA Positivo em 2004; Consolidar posição # 2 na sua região até o final de 2004; Crescimento elevado. LDN / LDI
Apimec – Agosto de Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Ofertas integradas para clientes corporativos; Desenvolver novos produtos utilizando a Telemar como ponto de partida Explorar amplamente o banco de dados dos clientes no Brasil Oferecer soluções customizadas para qualquer tipo de cliente Melhorar a qualidade e produtividade através de melhores processos e modelos de gerenciamento; Melhorar os serviços prestados aos clientes e reduzir custos para TNL; # 1 no mercado brasileiro; Crescimento elevado. Estratégia de Crescimento – Contact Center Forte crescimento + Sinergias com telefonia fixa Telefonia Móvel Telefonia Fixa Contact Center Dados e Corporativo LDN / LDI
Apimec – Agosto de Estratégia de Crescimento – Produtos Integrados
Apimec – Agosto de (milhões) Estratégia de Crescimento – Base de Clientes Habilidade de antecipar o crescimento da telefonia móvel e a migração de tráfego (F-M); Capacidade de manter/ aumentar market share em um ambiente de mudanças tecnológicas e de padrões de consumo; Capacidade de oferecer banda larga (ADSL) a seus clientes, aumentando o ARPU e protegendo seu mercado; Continuar expandindo a base de clientes; Desenvolvimento de produtos e serviços avançados e segmentados por classes de clientes; Oferecer serviços inovadores e focados na necessidade dos clientes. Cresc. Anual 19,5% Fixa Móvel 19,0 16,4 20,6 22,2 ADSL 0,5 1 0,3 1 Meta: 450 mil assinantes Velox.
Apimec – Agosto de Estratégia de Crescimento – Serviço Local Receita Local (ex- VC1) - R$ milhões Tráfego Local – F-F (bilhões de pulsos) Tráfego local impactado pelo baixo crescimento do PIB e migração de tráfego F-M; Receita local aumentando em linha com os reajustes nas tarifas (sem crescimento real); Excelente desempenho dos serviços móvel, longa distância e dados tem provocado redução de participação do serviço local na receita total; Meta: Proteger mercado local / reter cliente de alto valor (acompanhar necessidades do cliente / serviços compartilhados / banda larga). 44,8% 44,1% 41,8% % da Receita total S03 1S04 21,3 22,9 22,6
Apimec – Agosto de Estratégia de Crescimento – Serviços de Longa Distância Receita - R$ milhões Tráfego LD (bilhões de minutos) 7,1 8,2 9,5 Receita de LD crescendo acima de 30% ao ano, devido aos ganhos de participação de mercado: Novos mercados de LDN/LDI (Jul/02); Chamadas originadas em telefones móveis (Jun/03); A Telemar é a empresa de telecom mais lembrada “Top of Mind” pelo público por dois anos consecutivos, em todo o Brasil; Mais de três milhões de clientes em programas de fidelidade; Meta: aumentar a eficiência e qualidade do serviço, com crescimento na receita e preservando a lucratividade. % da Receita total 11,5% 12,8% 15,3% S03 1S04
Apimec – Agosto de Assinantes (mil) – Final do Período Estratégia de Crescimento – Acessos em Banda Larga - Velox Maior crescimento de assinantes ADSL no Brasil (~37% das adições líquidas em 2003); Presente nas 140 maiores cidades da Região I (10x mais que qualquer outra tecnologia, incluindo cabo); Receita do Velox aumentou 4x em 2003 (e tem ainda grande potencial para crescer nos próximos anos); Meta: Aumentar a penetração do Velox na Região I de 2% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos. Receita (R$ milhões) S03 1S S03 1S04
Apimec – Agosto de Receita de Dados ex-ADSL (Velox) cresceu 21% em 2003; Crescimento real baseado na conquista de importantes clientes corporativos; Alta qualidade da rede e dos serviços prestados (SLA/ Acesso às dependências do cliente); Meta: aumentar o fornecimento de soluções integradas para clientes corporativos em todo país. Estratégia de Crescimento – Serviços de Dados (ex- Velox) Receita (R$ milhões) Maiores Clientes Conquistados em S03 1S04
Apimec – Agosto de Receita tem crescido mais de 20% ao ano impulsionada pela completa digitalização da rede; Novas receitas com o serviço de telefonia fixa, com produtos como “siga-me”, ‘identificador de chamada” e“secretária eletrônica” alavancando o tráfego na rede; Serviços comercializados aumentaram de 25% (2001) para 40% das linhas em serviço (2003); Meta: desenvolver novos serviços para incentivar o aumento na receita e no tráfego. Estratégia de Crescimento – Serviços de Valor Adicionado Receita (R$ milhões) S04 1S03
Apimec – Agosto de Assinantes (mil) Bem sucedida implementação do GSM 5 milhões de assinantes em 24 meses (~21% market share); Aumento do market share da Oi acarreta redução nos custos de interconexão consolidados; 35% das adições líquidas em sua região no 2T04; Participação dos serviços móveis na receita consolidada: 3% em 2002 7% em 2003; e 8% no 1S04; Desafio: consolidar e aumentar participação de mercado da Oi com margem EBITDA crescente. Pré-pago Pós-pago % 83% 85% Estratégia de Crescimento – Serviços de Telefonia Móvel % Receita Bruta (R$ milhões) +79% anual 85% %
Apimec – Agosto de Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento; Soluções customizadas para cada tipo de cliente; Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Principais clientes da Contax incluem bancos, serviço público, seguradoras, mídia, telecom, grandes revendas; Meta: Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil. Estratégia de Crescimento – Serviços de Call Center > Posições de Atendimento Receita Líquida (R$ milhões) S03 1S S03 1S04
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Receita Bruta Consolidada
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Receita Consolidada Receita da Telemar continua crescendo em termos reais mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira (14,1% no primeiro semestre de 2004). Crescimento da Receita Líquida – R$ milhões Mudança no Mix da Receita Bruta – R$ milhões Crescimento real liderado pelos segmentos mais competitivos, como móvel, longa distância e dados. 1S04 R$ S03 R$ S03 1S04 F- M 16% Fixo 42% F- M 13% Fixo 40%
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Custos e Despesas Operacionais
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Custos e Despesas Operacionais Custos e Despesas: R$ milhões Principais itens (% dos Custos e Despesas Totais) Depois da grande expansão da planta de telefonia fixa e instalação da rede GSM, a expansão dos custos e despesas estão associados à expansão da Oi. No 1S04 houve também a influência de provisões para contingências. Os custos e despesas associados ao crescimento da operação móvel (aparelhos, comissões de vendas) aumentaram sua participação no total, ao contrário dos custos de interconexão que tiveram sua posição relativa reduzida para 29% S03 1S04 1S03
Apimec – Agosto de (R$ milhões) Desempenho Financeiro – EBITDA Margem EBITDA normalizada estável nos últimos anos, em ~45% 1 ; Para 2004, esperamos que a margem EBITDA fique em torno de 43%. 35% 45% 44% S04 1S03 1 Em 2001 o EBITDA foi impactado por provisões extraordinárias (consolidação).
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Evolução do Resultado Líquido (R$ milhões) S04 1S
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – CAPEX CAPEX / 2003: cerca de 12% da receita líquida (17% em 2002); Principias investimentos na expansão da planta de telefonia fixa já realizados; Investimentos consolidados desde 1998: R$ 21,8 bi; Meta: Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida mantendo crescimento nos serviços móveis, de longa distância e dados. (R$ bilhões) Metas Anatel/ Licença PCS Telefonia Fixa Telefonia Móvel 10,1 2,0 1,7 2,0 1,1 0,9 1,1 2,8 2,2 2,5 0,6 60% 40% 2,2 7,9 0,5 (R$ milhões)
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Fluxo de Caixa Operacional depois do CAPEX (R$ milhões) Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e o inicio da operação da Oi, estimamos que a geração de caixa se mantenha forte. CAGR (99-03) 69,1% S04 1S
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Pagamento de Dividendos /2003 Retorno dos Dividendos Dividendos/JCP (R$ milhões) Nosso objetivo é proporcionar elevado retorno aos nossos acionistas. * Baseado em cotações TNLP4 em Junho/04. *
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro Dívida Líquida e Cronograma de Amortização - Jun/04 Dívida Líquida – R$ bilhões Cronograma de Amortização - R$ bilhões Com a forte geração de caixa, estimamos reduzir a dívida líquida para abaixo de 1x EBITDA ao final de Dívida Líquida / EBITDA (x) ~ Dívida Total = R$ 12,2 bi Dívida Líquida = R$ 7,3 bi % do total 12,122,6 28,011,4 6,419,5
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Posição de Caixa x Dívida de Curto Prazo (R$ milhões) Nossa posição de caixa recentemente tem excedido nossa dívida de curto de prazo, representando uma proteção frente a eventuais mudanças desfavoráveis no mercado financeiro. Dívida de Curto Prazo Caixa
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Despesa Financeira Líquida 74% do total da dívida é em moeda estrangeira (jun/04); Desse total, 96% está hedgeado; principalmente com swap para CDI; Redução da SELIC tem permitido redução em nossas despesas financeiras. R$ milhões 4T03 1T04 2T04 3T03 2T03 Média da Taxa de Juros (SELIC) S03 1S04
Apimec – Agosto de Desempenho Financeiro – Indicadores Financeiros Dívida Líquida / EBITDA* Amortização*/ EBITDA CAPEX / EBITDA (*) EBITDA 12 meses * Principal e juros Dívida Líquida / EV (Valor da Empresa)
Apimec – Agosto de EV (Valor da Empresa) / EBITDA Valor de Mercado / EBITDA EBITDA / Despesa Financeira Líquida Desempenho Financeiro – Indicadores Financeiros Dividendos / EBITDA
Apimec – Agosto de Estimativas 2004
Apimec – Agosto de Aspectos Regulatórios – Principais Itens 2003 IGP- DI (30,05%) x IPC-A (17,24%) Autorizado o aumento pelo IGP-DI Diferença será repassada em 2 parcelas (set/04 e nov/04) 2004 Tarifas foram reajustadas com a base na variação anual do IGP-DI até maio/04 (7.97%); Cesta Local + 7,43% Cesta de Longa Distância + 3,2% Interconexão Local –10,47% 2005 Deverá ser baseado no IGP-DI 2006 em diante: IST – novo indexador de tarifas para o setor (a ser definido) “K” – Novo fator de produtividade (a ser definido) Interconexão: a) Definido como % da tarifa local (60%-2006; 50% ) b) A partir de 2008 será baseado em “Long Run Incremental Cost Model” (a ser definido) 1. Tarifas – Revisão Anual
Apimec – Agosto de Redução das áreas locais Ligações de LD em áreas conurbadas serão consideradas como chamadas locais (áreas locais de para 2.920); A ser implementada em até 180 dias a partir da aprovação (7-Jun, 2004); Mudança já era esperada: Telemar já vinha ajustando suas tarifas de LD conurbadas para níveis próximos à tarifa local. Tarifa de Interconexão Fixo-Móvel Livre negociação a partir de Julho/2004; Serviço F-M local atualmente não é um negócio rentável para a Telemar; Meta: Recuperar margens nesse negócio (VC1): Negociar ônus da PDD com operadoras móveis. A TMAR e a Oi fizeram acordo de 30 dias (podendo ser prorrogado) em Minas Gerais, onde a Oi reduziu a VU-M de R$0,37 para R$0,23 sendo condicionada à redução do valor para os clientes TMAR. O acordo foi prorrogado por 30 dias. 1. Tarifas – Outras Mudanças Aspectos Regulatórios – Principais Itens
Apimec – Agosto de Compartilhamento de Rede (“Unbundling”) Em Maio/04, Anatel estabeleceu as seguintes condições: a) Compartilhamento de Linha (“line sharing” - ADSL): estabeleceu a referência máxima de valor, como aluguel mensal de R$ 15,42 o par (mais R$ 2,58 pelo primeiro lote de 120 pares e mais R$ 77,50 por m2 por disponibilidade de co-localização) b) Compartilhamento Total da Rede: foi determinado que os preços serão estabelecidos pelas concessionárias, baseado nas condições gerais estabelecidas pela Anatel. 2. Competição Co-Billing Sistema já em operação entre as operadoras de telefonia no Brasil, preços sujeitos á revisão. Portabilidade Numérica (telefonia fixa) Deverá ser implementada em 2006 (condições a serem definidas) 3. Transparência ao Usuário Pulsos por Minutos Conversão para cobrança de tráfego local: Pulso para Minuto (será implementado a partir de 2006 / estrutura e forma do ajuste a serem definidos) Aspectos Regulatórios – Principais itens
Apimec – Agosto de Ações Ordinárias milhões (~1/3) Controlador Free Float Ações Preferenciais milhões (~2/3) ADR Estrangeiros (Bovespa) Brasileiros Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Mercado Acionário – Composição do Capital Social - Jun/04 Total de Ações milhões Free Float Ações Preferenciais Ações Ordinárias Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Tesouraria milhões Controlador Tesouraria
Apimec – Agosto de Mercado Acionário Volumes Negociados em 2004 e % no IBOVESPA TNLP4 TNLP3
Apimec – Agosto de NYSE Bovespa Mercado Acionário
Apimec – Agosto de Mercado Acionário
Apimec – Agosto de Mercado Acionário Peso no Ibovespa: Valor de Mercado (R$ Bilhões) – Junho/04 67,8% 54,3%52,2%61,6%12,5%80,5%41,8%74,6%19,0% Free Float
Apimec – Agosto de Mercado Acionário * Médias diárias. NYSE TNEADR em Circulação - milhões
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Apimec – Agosto de Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) /13/15/1316/1317 Fax: (55 21) Visite nosso website: As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Aviso Importante