Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Oficina de criatividade Atuação específica e recente Articula Psicologia e Educação Experimentação e exploração de diversas formas de expressão Facilita o autoconhecimento e o conhecimento e a aceitação do outro enquanto alguém diferente. Favorece a inserção social baseada na ética
Oficina de criatividade Atendimentos grupais Psicólogo como facilitador Uso de recursos expressivos de natureza artística Possibilitam expressões de sentimentos, valores e preconceitos, que podem ser discutidos e elaborados, promovendo a integração do indivíduo e a ressignificação da vida.
Juventude e exclusão Atualmente o conceito de adolescência não pode ser considerado estático pois envolve uma pluralidade de adolescentes, sendo um conceito construído histórica e culturalmente, assim, é importante considerar a diversidade dos contextos sociais, econômicos e culturais.
Juventude e exclusão Nestes contextos diversos torna-se importante a questão da exclusão social, que atinge uma parcela significativa de jovens devido a questões como: classe social, condição econômica, relação escola-trabalho, raça e gênero, local de moradia e participação de programas sociais. Este último é uma possibilidade de inclusão diante desta realidade excludente.
A experiência na Gol de letra: Foram realizados 16 encontros quinzenais com dois grupos de dez adolescentes cada, para formação de mediadores na Fundação Gol de letra, que atende crianças da periferia de São Paulo.
A experiência na Gol de letra: Discussões sobre violência, agressão física e psicológica, medos, insegurança quanto ao futuro, situações de desrespeito e desqualificação das quais são alvos ou espectadores, assim também como o questionamento de valores e preconceitos, de respeito às diferenças.
A experiência na Gol de letra: Ambiente da oficina descontraído Livre para expressões A descontração é um dos princípios fundamentais da oficina: condição facilitadora da expressão, seja criativa ou afetiva, na medida em que cria um contexto de confiança e troca.
A experiência na Gol de letra: 1° grupo: maduro; reconheceu as possibilidades abertas através da instituição para a vida futura. 2° grupo: parcialmente qualificado por não se identificar com o que desenvolveram. 3° grupo: dificuldade em pensar no futuro devido a uma visão negativa que tinham de si mesmo por se considerarem “pessoas que não servem para nada”
Papel do psicólogo A partir da oficina de criatividade reconheceu-se a importância do psicólogo, que deve ter um compromisso social, com intervenções de prevenção e promoção na qualidade de vida das pessoas.
Papel do psicólogo O seu trabalho também possibilitou que as experiências pudessem ser compartilhadas, os problemas e soluções divididos, funcionando como uma rede de apoio e de troca para os adolescentes.