TED NELSON Thaís Cruz – VA4 Hipermídia I Jane de Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Sociologia.
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
Prof. Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Ph.D.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02.
Multimídia e Hipermídia
O uso da internet nas escolas
Internet Principais conceitos.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Um Mapeamento Histórico do Hipertexto:
Usabilidade, funcionalidade e estética
Aplicação de mapas conceituais na educação
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Cibercultura e a Nova Sociedade
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
Tipologia de softwares educativos
Cultura da Visualização / Cinemas Contemporâneos / Arte Contemporânea / Cultura Digital / Sistemas Comunicacionais / Narrativas Visuais para a Ciência.
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tecnologias em Educação: formação de professores e ambientes colaborativos Profª. Drª. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo PPG-Ed/UPT-Curitiba/PR.
Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual.
Internet e Seu Impacto na Pesquisa e Educação em Informática Médica
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias.
Mavi Polo Gerente de Vendas Thomson GALE Brasil e Cone Sul
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
Special Girl Menina Especial In the sea I go to find The breeze of my dreams No mar eu vou encontrar A brisa dos meus sonhos The perfume of my life.O.
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Biodiversidade Era digital.
A Revolução da Internet.
Tipos de Produtos Multimídia
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Escritório de Projetos de Tecnologia de Informação
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Administração Estratégica Aulas 05 e 06 1.
Douglas Engelbart (1925 – 2013) Nascido nos EUA e formado em engenharia, foi um dos pioneiros em pesquisas sobre computadores e internet. Inventou o mouse.
Como fazer um hipertexto utilizando o BR OFFICE IMPRESS?
Fundamentos da Animação Gráfica Prof° Ms. Claudio Benossi
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
MO 622 – Tarefa 4 Grupo PRI: Igor José Ferreira de Freitas Pedro Almeida Ricardo Caceffo Considere o desenvolvimento de uma aplicação.
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
Fábio Ivasse, Paulo Gurgel, Samer Eberlin Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP Agosto de 2007 Disciplina: Fatores Humanos.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO  TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO  PROFESSOR MACRI.
Um Novo Espaço para o Saber
ALECSANDRO SALES F. DA SILVA GEAN CARLO DANTAS DE BRITO MARIA APARECIDA DA SILVA SIDNEY BARBOSA DA SILVA CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PERÍODO: 8º-LC.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Sistema Operacional NACHOS Luciano Gamba da Silva.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
Jogo Digital para a Integração dos Estudantes do Ensino Superior David José Miranda Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Orientador:
Transcrição da apresentação:

TED NELSON Thaís Cruz – VA4 Hipermídia I Jane de Almeida

Apresentação Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, é um filósofo e sociólogo estadunidense nascido em Pioneiro da Tecnologia da Informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia, em 1963, e os publicou em livro, no ano de Também inventou os termos transclusão, transcopyright e virtualidade. O grande mote do trabalho de Ted Nelson tem sido tornar os computadores acessíveis para pessoas comuns. Seu lema é: “Uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos.” Nelson tem graduação em Filosofia pela Swarthmore College em 1959, mestrado em Sociologia pela Harvard University em 1963, e doutorado em Mídia e Governança pela Universidade Keio em 2002.

Computer Lib / Dream Machines Entender o computador (mistificação/sonhos) Computadores na educação Hypergram, Hypermap Fantics

Invenção importante para a internet “ Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.” — Nelson, Literary Machines 1992 Projeto Xanadu Zigzag data structure

Publicações Life, Love, College, etc. (1959) Computer Lib: You can and must understand computers now/Dream Machines: New freedoms through computer screens—a minority report (1974), Microsoft Press, rev. edition 1987 The Home Computer Revolution (1977) Literary Machines(1981), Mindful Press, Sausalito, California, 1981 edition 1988 The Future of Information (1997) A Cosmology for a Different Computer Universe: Data Model, Mechanisms, Virtual Machine and Visualization Infrastructure. Journal of Digital Information, Volume 5 Issue 1. Article No. 298,July 16, 2004 Libertando-se da prisão da Internet, Publicado Integralmente no livro do FILE Symposium, São Paulo, IMESP, 2005.

Grande contribuição para a internet Nenhuma de suas invenções de software foi utilizada na prática, porém o raciocínio de hipertexto e pensamento em rede é o que está na base do pensamento da internet, por mais que não seja tão desenvolvido como o Xanadu. Ted abre os olhos do mundo para a questão de design e comportamental dos computadores e da forma de organizar dados. Para ele, o computador imita o papel e o esquema organizacional dos escritórios, de forma a não a proveitar todo o potencial dos dados digitais, como ele explora mais no projeto Zigzag

Bibliografia nelson.pdf nelson.pdf