Cláudio Alexandre de Souza Vanessa de Oliveira Menezes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
Advertisements

IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Regina Célia Baptista Belluzzo
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
COMO FUNCIONA 1.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Pesquisa de Clima Organizacional
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
NEP KIRANA LACERDA Trabalho elaborado pelo Prof.WILMAR.
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
APRESENTAÇÃO.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
FIQUE BEM NA FOTO “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
Laboratório de Ensino a Distância
04/09/2014 Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP PAPEL DO SETOR PATRONAL PARA UM CUMPRIMENTO EFETIVO DA NR 18 A NÍVEL.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Trabalho de Usuários da Informação
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
USINAS HIDRELÉTRICAS.
GESTÃO DO CONHECIMENTO GRUPO JOANA LINARA ROGÉRIO VANESSA.
PROCESSO SELETIVO.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
Enfermagem em Trauma e Emergência
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Classificando as competências
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Transcrição da apresentação:

Cláudio Alexandre de Souza Vanessa de Oliveira Menezes Perfil dos Colaboradores das Unidades Interpretativas do Complexo Turístico de Itaipu em Foz do Iguaçu Cláudio Alexandre de Souza Vanessa de Oliveira Menezes

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, ou Itaipu Binacional (IB), como é comumente chamada por ser de propriedade do Brasil e do Paraguai está localizada em Foz do Iguaçu – PR. É a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia elétrica.

Desde sua construção, a hidrelétrica já demandava interesse turístico Desde sua construção, a hidrelétrica já demandava interesse turístico. Em função desta necessidade e de outras que surgiram ao longo dos anos, sentiu-se a necessidade de se instalar infra-estrutura turística para recepcionar adequadamente os visitantes que procuraram não só a IB, mas também as demais unidades interpretativas criadas por razões diversas, mas que também vieram a demandar visitação turística.

O complexo turístico da IB é composto por basicamente três as unidades interpretativas como são chamadas, que contam com diversas atividades destinadas aos visitantes: Centro de Visitantes: local tido como referência para a organização e controle dos passeios à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Os passeios oferecidos aos visitantes são: Circuito Especial, Visita Panorâmica e Iluminação Monumental.

Ecomuseu: Utilizado como museu sobre a região, possui acervo significativo sobre as comunidades que habitavam a região onde hoje se localiza a represa da Usina. Conta com as peças recuperadas durante a realização das obras. Refúgio Biológico Bela Vista: Utilizado como refúgio da fauna resgatada durante a operação para inundação da área necessária para formação do lago de Itaipu, conta atualmente com estrutura de tratamento e recuperação dos animais e de cultivo de ervas medicinais da região.

OBJETIVOS Esta pesquisa visa apresentar a visão dos colaboradores das unidades interpretativas do Complexo Turístico Itaipu – Centro de Visitantes (CRV); Refúgio Ecológico Bela Vista (REBV) e o Ecomuseu.

METODOLOGIA Estudos bibliográficos referentes às unidades pesquisadas, que nesta pesquisa serão tratadas como “unidades interpretativas”. Para a pesquisa de campo foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) visando obter dados relativos às atividades desenvolvidas pelos colaboradores em suas respectivas unidades interpretativas de lotação. Neste resumo, foram apresentados apenas alguns dos dados coletados.

A pesquisa foi realizada no período de 27 a 29 de novembro de 2007, nos próprias unidades interpretativas e o público pesquisado foram os colaboradores das empresas que atuam diretamente nas unidades interpretativas, sendo representantes das seguintes empresas: Itaipu Binacional (IB), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Associação dos Empregados da Itaipu Binacional – ASSEMIB. RESULTADOS Percebeu-se que indiferente da unidade interpretativa, há forte variabilidade em relação ao tempo de trabalho, identificando-se colaboradores novos e antigos em todas as unidades pesquisadas.

No tocante aos cargos de supervisor observou-se que todos possuem no mínimo mais de 02 anos de trabalho na empresa, e em relação aos cargos de auxiliar, os mesmos não tem mais de 2 meses de experiência nesta função. As áreas com maior necessidade de treinamento para que o trabalho seja prestado com melhor desempenho são as áreas de Primeiros Socorros (80%) e a de Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (83%). Merece destaque também a cobrança de treinamentos nas áreas de Prevenção e Combate a Incêndio, bem como a preocupação com aspectos ligados a melhor forma de comunicação e expressão para que sejam mais claros e precisos no desempenho de suas funções que exige diariamente que estejam em contato com visitantes do mundo inteiro.

Todos os entrevistados acreditam que uma segunda língua é essencial no trabalho diário e os idiomas mais citadas foram; o Espanhol e Inglês, com 11 e 10 menções, respectivamente; o primeiro foi lembrado não só pelo fato de ser falado em vários países, mas também pela proximidade da fronteira com que o atrativo se encontra, fazendo com que naturalmente a demanda de visitantes que falem este idioma seja bastante significativa. Já o segundo foi citado, pois estes atrativos recebem um grande número de turistas estrangeiros e o Inglês é tido como uma base para comunicação com pessoas de diversas partes do mundo.

Quanto aos pontos positivos e negativos do seu trabalho; o item mais destacado foi o fato da possibilidade de ter contato com pessoas das mais diferentes etnias pelo fato da cidade de Foz do Iguaçu e da Usina Hidrelétrica de Itaipu, ser visitado efetivamente por pessoas das mais diferentes partes do mundo. Outros pontos positivos foram; ambiente organizacional, oportunidades para aperfeiçoamento em idiomas, qualificação dos gestores e possibilidade de colocar em prática as teorias vistas em suas respectivas faculdades. Entretanto, pontos negativos também foram abordados, tais como; a instabilidade profissional pelo fato de muitos desejarem seguir carreira no local, mas possuem contratos por tempo determinado e a falta de organização em determinados ambientes de trabalho.

Quanto à avaliação dos Recursos de Pessoal para Melhoria das Unidades Interpretativa (Usina), destacam-se; o atendimento dos guichês, uma vez que é o primeiro contato e não vêm desempenhando um trabalho que de suporte para as demais ações que complementam o atendimento dos visitantes; melhora no processo de seleção e de ações para promoção da integração entre as equipes, bem como de uma ouvidoria interna, para que os mesmos possam ter liberdade para manifestarem suas opiniões em relação ao ambiente de trabalho e formas de melhoria.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O resumo apresentou apenas alguns dos dados coletados na pesquisa, mas são de extrema importância para as unidades como mecanismo de compreensão da realidade atual. Com estas informações, é mais fácil delinear novas ferramentas de treinamento e capacitação a fim de atender as reais necessidades de seus colaboradores e melhorar o serviço prestado aos turistas que visitam estes locais.

REFERÊNCIAS PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU. Dados sobre Foz do Iguaçu. Disponível em: http://www2.fozdoiguacu.pr.gov.br. Acesso em 05 de Abril de 2008. USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU. Disponível em: http://www.itaipu.gov.br. Acesso em 11 de Abril de 2008.

Muchas Gracias!