REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
O que é uma instituição social?
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Sociologia Émile Durkheim
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
François Laplantine Liane Trindade
Representações Sociais
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A CONDIÇÃO HUMANA.
Ciência e Conhecimento científico
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desmistificando a Psicologia Organizacional
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Questões introdutórias
Sociologia e sociologia e senso comum
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIAS ATIVAS.
Emile Durkheim e o fato social
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Sociologia geral Introdução.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Max Weber e as ações sociais
A construção histórica da Psicologia Social
Gestão Estratégica de Pessoas
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Teoria das Representações Sociais
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
IDEOLOGIA.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Émile Durkheim
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Histórico Alguns Autores:
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Anthony Giddens Principais obras: Conceitos:
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
Max Weber.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Émile Durkheim
Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Representações Sociais Biografia - Serge Moscovici Serge Moscovici nasceu em 1928 e é um psicólogo social. Atualmente é diretor do Laboratório Européen de Psychologie Sociale (Laboratório Europeu da Psicologia Social), que ele co-fundou em 1975 em Paris. É também membro do European Academy of Sciences and Arts , da Légion d'honneur e do Russian Academy of Sciences. O seu filho, Pierre Moscovici, é um conhecido político francês.

Representações Sociais Serge Moscovici A teoria das Representações Sociais surge no trabalho La psychanalyse, son image et son public (1961) Preocupação em “redefinir os problemas e os conceitos da psicologia social a partir do fenômeno” (psicossociologia do conhecimento) Condena a tradição norte-americana por se ocupar dos processos individuais Para o autor, necessário considerar tanto os comportamentos individuais quanto os fatos sociais (instituições e práticas) Considerar a influência dos contextos sociais sobre os comportamentos, estados e processos individuais, também a participação na construção das próprias realidades sociais

Representações Sociais Busca no conceito de representações coletivas de Durkheim – para quem a sociedade é sui generis – fatos sociais, coisas, reais por elas mesmas. Para Moscovici, os indivíduos que compõem a sociedade seriam portadores e usuários das representações coletivas – porém, afastado da perspectiva “sociologista” – para o surgimento das Representações Sociais.

Representações Sociais Uma modalidade específica de conhecimento que tem por função a elaboração de comportamentos e a comunicação entre indivíduos, no quadro da vida cotidiana.

Representações Sociais Que conhecimento deve ser avaliado na vida cotidiana: Profissões / vida acadêmica / profissões que exigem treinamento nesse nível, ciências físicas e biológicas, a psicologia, a medicina, a informática, etc.; A saúde e a doença; as doenças de maior impacto social e histórico, como a lepra, a tuberculose, o câncer, a aids, a doença mental, etc.

Representações Sociais Não são simples opiniões sobre assuntos ou atitudes isoladas em relação aos objetos São conjuntos de conceitos, afirmações e explicações –são teorias do senso comum- ciências coletivas sui generis que procuram interpretar e mesmo, construir realidades sociais. Exemplo: “Eu tenho uma teoria sobre isso?”

Representações Sociais Grupos de indivíduos – que pensam – mas não sozinhos – produção de conhecimentos inerentes à própria sociedade “Arte da conversação” Os indivíduos são pensadores ativos, que “produzem e comunicam incessantemente suas próprias representações e soluções específicas para as questões que se colocam a si mesmas” A sociedade vista como um sistema de pensamnto

Representações Sociais Dois universos distintos de pensamentos: Universos consensuais: senso comum, saberes populares, conhecimento de segunda mão, atividades intelectuais da interação social cotidiana, obedecem a “lógica natural” – menos sensíveis a objetividade Universos reificados: ciência, pensamento erudito – correspondem as atividades intelectuais da interação social cotidiana pelas quais são produzidas as R.S

Representações Sociais Tese psicossociológica – contribui para definir um grupo social em sua especificidade É um dos instrumentos graças ao qual o indivíduo, ou o grupo, apreende seu ambiente, (...) a representação desempenha um papel na formação das comunicações e das condutas sociais. Jodelet – uma forma específica de conhecimento, o saber do senso comum, cujos conteúdos manifestam a operação de processos generativos e funcionais socialmente marcados.

Representações Sociais “Uma forma de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, tendo uma visão prática e concorrendo para a construção de uma realidade comum a um conjunto social”. (Denise Jodelet)

Representações Sociais A teoria das Representações Sociais O conceito e a percepção como intercambiáveis – representar alguma coisa é reconstituí-la, retocá-la, modificar-lhe o texto. Objetivar: dar materialidade a um objeto abstrato Ancorar: duplicar uma figura por um sentido, interpretá-lo.

Representações Sociais Exemplo de Objetivar: dizer que um sujeito tem um complexo – no contexto psicanálitico Exemplo de Ancorar: Dizer que a terapia, pela escuta psicanalítica, uma medicina sem remédio – ilustra a ancoragem.

Representações Sociais Por que criamos as Representações Sociais? É o propósito de transformar algo não familiar, ou a própria familiaridade, em familiar. É um campo de estudo sobre a construção da realidade

Representações Sociais Pensamento Primitivo – age sobre a realidade Pensamento Científico – reação à realidade Mesma CAUSA – O medo instintivo do homem de poderes que ele não pode controlar e sua tentativa de poder compensar sua impotência imaginativamente.