Oficina de Planejamento 2011 Saúde Bucal Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria Municipal de João Pessoa Diretoria de Atenção à Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERÊNCIAS DE SAÚDE MENTAL
Advertisements

Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
Saúde Bucal na esfera pública
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
SAÚDE BUCAL – PSF SÃO JOÃO BATISTA.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
Rede de Atenção Oncológica
CeFACS Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
Metas Priorizadas 2012 intensificar ações de controle junto`as populações com maior risco de adoecimento por tuberculose (moradores em situação de rua.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Boletim Epidemiológico
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Minuta de resolução para CIB
Regionalização Solidária.
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
PORTARIA 183/2014.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
PORTARIA 183/2014.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
GERÊNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Recursos Humanos em Odontologia
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Associação Brasileira
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Encontro Estadual do PMAQ
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Lílian Rodrigues de Oliveira
Impacto Orçamentário da Judicialização da Saúde no SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Saúde da Família Saúde da Criança Saúde da Mulher Saúde do Idoso
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Oficina: Construindo a Rede de Cuidados à Saúde do Homem no Município de Campinas Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem 17 de junho.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Planejamento 2011 Saúde Bucal Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria Municipal de João Pessoa Diretoria de Atenção à Saúde

Roteiro Como se estrutura a organização da política de saúde bucal; Avanços em 2010 Ações previstas para 2011

Prefeitura de João Pessoa O município de João Pessoa evidenciou a saída da última posição no ano de 2004 entre as capitais nordestinas em procedimentos básicos individuais e especializados, passando à posição de segundo lugar (básicos) e primeiro nos especializados.

Tomada de decisões

Informações epidemiológicas; Informações de produção e estoque de insumos; Informações de processo de trabalho; Protocolos e normas Tomada de decisões

DAS/ Coordenação de saúde bucal Colégio de apoio técnico político Colégio de apoio técnico científico Apoio Matricial I Apoio Matricial II Apoio Matricial III Apoio Matricial IV Apoio Matricial V Controle social Tomada de decisões

DAS/ Coordenação de saúde bucal Núcleo de apoio técnico político Núcleo de apoio técnico científico Apoio Matricial I Apoio Matricial II Apoio Matricial III Apoio Matricial IV Apoio Matricial V Controle social (espaço aberto para participação) Análise da política e tomada de decisão Desenho Institucional da Política

Localização dos Serviços PSF (180) UBS (5) CEO (3) HGM ICV HGSI Escolas (13) Total 321 Dentistas e 296 auxiliares.

Avanços 2010

Implantação CEO Torre (Em andamento)

Criação do colegiado técnico-político – Realização de 6 reuniões; – Revisão de fichas clínicas dos Centros de Especialidades; – Organização do movimento de combate ao câncer bucal; – Produção material educativo preventivo; Avanços 2010

Ações de detecção e prevenção do Câncer Bucal. – Qualificação de 180 Dentistas; – Parceria com Laboratório da UFPB; – Realização de mais de 6,2 mil exames bucais; – Diagnosticado e encaminhado ao Hospital Laureano mais de 10 casos de câncer; – Realização no CEO de mais de 20 cirurgias de tumores não cancerígenos Avanços 2010

Melhoria de indicadores de primeira consulta (10%) e escovação supervisionada (30%); Empenhado aproximadamente 86% dos recursos repassados pelo MS na ordem de R$ 6,4 milhões (contas “saúde bucal” e “ceo”); Aumento da produção total de todos os CEO; Aumento da produção de próteses Avanços 2010

Redefinição da Programação Físico Orçamentária dos três CEOs. Avanços 2010

Ações 2011

Inauguração CEO Torre e Cruz das Armas; Ampliação para 30 mil exames de detecção de câncer bucal; Controle informatizado de estoque de insumos na GMAF;

Implantação de cadastro eletrônico no CEO- Centro Qualificação através de 18 oficinas sobre diversos temas Ações 2011

Oficina de apresentação de resultados das ações sobre câncer bucal ; Monitoramento e avaliação trimestral das ações junto aos distritos sanitários e CEOs; Monitoramento e avaliação semestral das atividades no nível hospitalar Ações 2011