Reta Numérica dos Números Inteiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi

Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
Professor Auxiliar.
$I$TEMA MONETÁRIO.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Recuperação Paralela Habilidade: Localizar números reais na reta numérica.
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Dicas de como orientar seus estudos
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Conjunto Dos Números Racionais
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Entendo os números inteiros
CONJUNTOS NUMÉRICOS.
MATEMÁTICA NOS ESPORTES
O PONTO PRETO.
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
Conjuntos dos números racionais (Q)
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
Exemplos Resolvidos pág. 145
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
Jogo da Multiplicação.
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS: operações, propriedades e aplicações
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Hoje Recebi Flores.
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Maria Helena Mancuzo Cozzi
Um Problema para TODAS as Idades
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
SITUAÇÕES.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
MAPEAMENTO DE PERCURSO
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
3º Momento Resultados Simare 2014
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Fundamental II. PAUTA  CONHECENDO NOSSA EQUIPE  SISTEMA DE AVALIAÇÃO  MATERIAL DIDÁTICO  NORMAS DISCIPLINARES  TIRANDO DÚVIDAS.  CONHECENDO NOSSA.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Escola Ademar Marques Curvo
Transcrição da apresentação:

Reta Numérica dos Números Inteiros 7º Ano/ 6ª Série

Saindo do vermelho... Como sair do vermelho? Já era bem tarde, quando José acordou assustado, teve um sonho, melhor um pesadelo! Olhou para o lado e viu a mulher e os cinco filhos que dormiam ao seu lado, o sono dos justos. Família grande, porém honesta. Mas o pesadelo... José lembrou-se de ontem à noite, o patrão chegou e, sem cerimônias, o dispensou do serviço! Pobre homem, e agora, como acertar as contas e voltar a dormir tranquilo? Será que vocês poderiam ajudá- lo calcular se o dinheiro que recebera, conseguirá quitar todas as dívidas? Abaixo, como na cadernetinha dele, estão listadas as contas, e o valor do salário de José. Nesse caso, nosso personagem poderá dormir tranquilo? O que ele poderia fazer para conseguir quitar suas contas e sair do vermelho? CONTAS VALOR MENSAL DINHEIRO VALOR Água R$ 35,00 SALÁRIO R$ 1800,00 Luz R$ 80,00   Comida R$ 870,00 Aluguel R$ 530,00 3 Parcelas do carro R$ 326,00 TOTAL QUE DEVE R$ -2493,00 TOTAL QUE TEM: R$ 1800,00

A reta numérica dos números inteiros Há inúmeras situações em que ocorre a aplicação dos números negativos, como medidas de temperatura, valores abaixo do nível do mar, atividades bancárias, entre outras situações. Na Matemática, os números negativos pertencem ao conjunto dos números inteiros. Nas turmas de 7º ano, esses números serão trabalhados envolvendo a identificação deles na reta numérica. Assim, auxiliarmos o personagem José a retirar sua contas do lado esquerdo da reta, deixando seu saldo positivo e seus sonhos mais leves. Noé, Marco. Trabalhando com números negativos. Brasil Escola. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/trabalhando-com-numeros-negativos.htm

NOVO PLANO DE AULA: Reta Numérica dos Números Inteiros 7º Ano/ 6ª Série

CONTEÚDO: Conjunto dos Números Inteiros. HABILIDADES: Compreender a escrita dos números negativos. Estabelecer correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que justifiquem o uso dos números negativos. OBJETIVOS: Ordenar os números na reta numérica. Identificar os números opostos ou simétricos. Comparar números inteiros. Introduzir o conceito de módulo.

JUSTIFICATIVA: Introduzir os números inteiros (negativos), para solucionar problemas impossíveis de serem resolvidos no conjunto dos números naturais. ESTRATÉGIAS e/ou PROCEDIMENTOS : Resolução de situações problemas; uso de jogos e recursos lúdicos. RECURSOS MATERIAIS e TECNOLÓGICOS: Livro didático, lousa, termômetro, trena, brincadeiras em fila.

AVALIAÇÃO: Tarefas diárias, trabalhos em grupo na sala de aula e extraclasse, além das provas objetivas. FORMA DE RECUPERAÇÃO: Paralela e contínua, professor auxiliar e monitores.