NNQ - Engenharia de Produção - UFSC

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Transcrição da apresentação:

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC

Capítulo 1 – Introdução Robert Wayne Samohyl, Ph.D. "Previsão é muito difícil, especificamente se for sobre o futuro.” Niels Boer, Prêmio Nobel de Física.

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Sumário Por que as empresas e os funcionários desconfiam dos métodos de previsão? Por que as empresas e os funcionários desconfiam dos métodos de previsão? A previsão e a discrepância do dado observado A previsão e a discrepância do dado observado Medindo a qualidade da previsão – variabilidade Medindo a qualidade da previsão – variabilidade Previsão e planejamento Previsão e planejamento Conclusões Conclusões

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Introdução A verdade é que a aplicação correta de algumas metodologias simples na área de gestão e técnicas quantitativas pode diminuir a imprecisão das previsões pela metade. A literatura e a prática específica são repletas de exemplos disso. A verdade é que a aplicação correta de algumas metodologias simples na área de gestão e técnicas quantitativas pode diminuir a imprecisão das previsões pela metade. A literatura e a prática específica são repletas de exemplos disso.

A discrepância do grupo executivo é 180 unidades diárias; a da previsão ingênua seria 140. (Revista Foresight, junho, 2006) A discrepância do grupo executivo é 180 unidades diárias; a da previsão ingênua seria 140. (Revista Foresight, junho, 2006) Nota-se que o processo de previsão ingênuo incorre em custos imperceptíveis em relação aos custos do grupo executivo. Nota-se que o processo de previsão ingênuo incorre em custos imperceptíveis em relação aos custos do grupo executivo. A previsão ingênua, assunto de vários capítulos, utiliza o volume de vendas no passado como previsão de vendas futuras. Cada empresa é um pouco diferente, uma previsão de vendas baseada nas vendas de 28 dias atrás foi significantemente melhor do que as previsões feitas pelo grupo executivo.

Na Prática, da UFSC/NNQ No caso do estudo de Souza (2005, p. 92), utilizando modelos estatísticos de regressão, o erro mensal de previsão do consumo de energia elétrica diminuiu de um pouco mais que 5% para menos que 2% nas Centrais Elétricas Santa Catarina S. A (CELESC). No caso do estudo de Souza (2005, p. 92), utilizando modelos estatísticos de regressão, o erro mensal de previsão do consumo de energia elétrica diminuiu de um pouco mais que 5% para menos que 2% nas Centrais Elétricas Santa Catarina S. A (CELESC).

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC previsão do ICMS no estado de Santa Catarina, no sistema velho, apresentava um erro de aproximadamente 4,5% mas, através de uma formulação mais estruturada, o erro de previsão foi diminuído para 2,6%. previsão do ICMS no estado de Santa Catarina, no sistema velho, apresentava um erro de aproximadamente 4,5% mas, através de uma formulação mais estruturada, o erro de previsão foi diminuído para 2,6%.

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Lopes. Este trabalho teve por objetivo determinar o modelo quantitativo de previsão de demanda de vendas de autopeças e reduzir estoques numa revendedora de carros. A metodologia utilizada é apresentada nos capítulos três e quatro deste livro. As previsões da empresa erravam em aproximadamente 40%, no entanto, com as metodologias novas, as discrepâncias passavam para 20%. Lopes. Este trabalho teve por objetivo determinar o modelo quantitativo de previsão de demanda de vendas de autopeças e reduzir estoques numa revendedora de carros. A metodologia utilizada é apresentada nos capítulos três e quatro deste livro. As previsões da empresa erravam em aproximadamente 40%, no entanto, com as metodologias novas, as discrepâncias passavam para 20%.

Plano enfatiza a necessidade de tratar as atividades empresariais como processo e assim exige a aplicação formal de métodos administrativos estruturados dentro da empresa enfatiza a necessidade de tratar as atividades empresariais como processo e assim exige a aplicação formal de métodos administrativos estruturados dentro da empresa mostra os procedimentos simples em planilhas eletrônicas das duas metodologias quantitativas (praticamente sem Estatística) consagradas mostra os procedimentos simples em planilhas eletrônicas das duas metodologias quantitativas (praticamente sem Estatística) consagradas –Decomposição Clássica (cap. 3) –Suavização Exponencial (cap. 4)

Causas atrás da (im)precisão das previsões – 5M 1. condições ambientais (meio-ambiente) de trabalho no escritório, 2. metodologias administrativas (formais ou informais) e culturais (hierarquias ou democratização) utilizadas, 3. confiabilidade e urgência dos dados (matéria prima), 4. equipamento disponível (maquinaria). 5. a tendência empresarial de procurar o mau elemento do processo apenas entre os funcionários (mão de obra) é um procedimento descabido. 6. A busca por soluções deve ser através de uma investigação do processo de previsão, todos os insumos e todas as atividades, encontrando e eliminando elos fracos.

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Por que as empresas desconfiam dos métodos de previsão (e qualquer projeto novo)? CUSTO – despesas são maiores que os benefícios. CUSTO – despesas são maiores que os benefícios. PODER - segredos significam poder, e poder garante a segurança de quem o detém. PODER - segredos significam poder, e poder garante a segurança de quem o detém. COMPETIÇÃO - modelo mais aberto, empresa sofre uma queda de moral COMPETIÇÃO - modelo mais aberto, empresa sofre uma queda de moral MIOPIA - grande lucro no curto prazo como resultado de inovações formidáveis dos gênios da mercadologia. MIOPIA - grande lucro no curto prazo como resultado de inovações formidáveis dos gênios da mercadologia. POLÍTICA - frente a qualquer idéia nova, não fazer nada e ficar inerte são sempre as primeiras decisões tomadas pelos grupos estabelecidos. POLÍTICA - frente a qualquer idéia nova, não fazer nada e ficar inerte são sempre as primeiras decisões tomadas pelos grupos estabelecidos.

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC A previsão e a discrepância do valor observado Excelente medida de qualidade das previsões - a discrepância entre o dado previsto e o dado que eventualmente foi observado. A discrepância mede quanto que foi errada a tentativa ao alvo (o dado previsto). A discrepância – analisar, investigar, averiguar, etc.

Exemplo: a variabilidade de vendas Figura Vendas diárias acima e abaixo do valor de previsão durante dois anos. Figura Vendas diárias acima e abaixo do valor de previsão durante dois anos. Média = 12,1 e Desvio Padrão = 7,7 Média = 12,1 e Desvio Padrão = 7,7 Discrepância = vendas observadas (verificadas) - vendas previstas

Figura Vendas diárias acima e abaixo do valor de previsão durante dois anos. Figura Vendas diárias acima e abaixo do valor de previsão durante dois anos. Média = 18,7 e Desvio Padrão = 25,4 Média = 18,7 e Desvio Padrão = 25,4 Discrepância = vendas observadas (verificadas) - vendas previstas

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Quais são as principais características de uma previsão bem feita, em outras palavras da sua qualidade? as discrepâncias devem ser pequenas as discrepâncias devem ser pequenas idealmente devem ser nulas, iguais a zero. idealmente devem ser nulas, iguais a zero.

NNQ - Engenharia de Produção - UFSC Figura 1.3 Histograma de previsões perfeitas, discrepâncias nulas

Figura 1.4 Histograma observado

Planejamento da oferta e previsão da demanda – orçamentos, alvos e previsões Valor de previsão da demanda do mercado é algo que poderia ocorrer no futuro, baseado nas projeções de dados passados, levando em conta possíveis eventos e cenários no futuro relevantes para a análise, poder de absorção do produto no mercado (foco da análise)... Alvo de planejamento de quanto oferecer para o mercado, muitas vezes não deixa de ser uma pura esperança da empresa sobre vendas futuras.

Benchmarking,etc NNQ - Engenharia de Produção - UFSC

Próximo capítulo Armado com alguns conceitos como valor previsto, valor previsto, valor observado e valor observado e discrepância de previsão, discrepância de previsão, vamos ver como o processo de previsão deve ser formalizado no dia-a-dia da empresa.