Educação contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
Sistema de Informação Gerencial
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Professor Marcelo Rocha Contin
O Aluno a Distância.
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Afinal, o que é Planejamento?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos em grupo na Educação Infantil
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Tecnologia da informação
Trabalhando com Grupos
Clicar Nosso adorável Nosso adorável PLANETA está passando por transformação radical... parece ser a mais acelerada... a mais complexa... a mais imprevisível...
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Solidificando seus relacionamentos
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Gabriel Bastos Machado
Perguntas de Modelação
TRABALHO EM EQUIPE I.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Sistemas de Aprendizagem
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
LEARNING ORGANIZATION
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Educação contemporânea Tipos humanos Educação contemporânea

HOMO FABER

. O homo faber e o homo sapiens são dois aspectos da mesma realidade humana. O primeiro é capaz de fabricar utensílios que transformam a natureza. E, o segundo conhece a realidade e tem consciência do mundo e de si mesmo. Na verdade, pensar e agir são, de fato, inseparáveis. O homem é um ser técnico porque tem consciência e, tendo justifica-se ser capaz de agir e transformar a realidade. Com a frenética evolução deste atual mundo, podemos identificar o nativo digital ou homo zappiens, como uma geração de humanos que cresceram em meio às tecnologias digitais e, que aprenderam desde cedo que tais tecnologias lhes permitem acessar de forma célere a uma gama imensa de informações e se comunicar mais facilmente com pessoas.

. Então eles zapeiam entre as diversas informações que julgam interessantes ou úteis, da mesma forma que ficam mudando os canais da televisão. Esta possibilidade de mudar rapidamente o foco da atenção conforme os interesses, também podem ser observados no ambiente escolar, onde é cada vez mais difícil despertar-lhe a atenção. Portanto, os processos motivacionais do século XXI são mais complexos, elaborados e marcados pela necessidade de interação e instantaneidade.

HOMO SAPIENS

HOMO ZAPPIENS

Traduzindo Homo Zappiens Homo Sapiens ALTA velocidade Velocidade convencional Multidiálogo Monodiálogo Não-linear aprendizagem Aprendizagem linear Habilidades icônicas primeiro Habilidades de leitura primeiro Conectado Fica isolado. Sozinho Colaborativo Competitivo Aprende por pesquisar Aprende por absorção. Aprende por jogar Separa aprender de jogar. Aprende externalizando Aprende internalizando Fantasia Realidade

. As habilidades icônicas é a capacidade, por exemplo, de as crianças entender como interpretar imagens e ícones, Então ele entende não apenas a informação textual, mas também os recursos de multimídia, que possuem formatos diferentes. O Homo zappiens usa habilidades específicas para dominar os fluxos de informação e para aprender por meio da investigação. O aprendiz está no centro no processo de aprendizagem, decidindo quais perguntas e sequências de questões serão definidas e respondidas.

. Portanto, o homo zappiens é aprendiz ativo, que adota abordagem não-linear pela qual formula a sequência de perguntas necessárias e eficientes à pesquisa que realiza e a aprendizagem que precisa.

. Habilidades colaborativas A colaboração é uma estratégia comum de muitos jogos de computador, mesmo os que podem parecer violentos para quem está de fora, mas que exigem trabalho de equipe para atingir os objetivos. O que se aprende é que a colaboração pode ser uma estratégia viável para suplantar e resolver problemas. Também se aprende que a competição é outra estratégia e, é a situação que determinará qual será a estratégia mais eficaz.

. A colaboração inclui certamente outras subhabilidades, tal como a habilidade de organização. Se um jogador tiver que organizar uma equipe de jogadores para resolver o problema, como ser organizará tal equipe? Quais habilidades são exigidas e se podem ser combinadas para funcionarem conjuntamente? Portanto, a colaboração demanda liderança, planejamento e também habilidades sociais. E, tais habilidades sociais relacionam-se a normas e atitudes que se desenvolvem durante o jogo.

. Também a comunicação é redimensionada pois é em geral estendida para além da normal e trivial conversa da sala de bate-papo, instalando-se uma ferramenta de VoIP, Teamspeak. Os jogadores assim poderão falar em tempo real entre si, enquanto jogam, discutindo assim as melhores estratégias e mantendo contato muito próximo quando ingressam em fases maisperigosas do jogo.

. As confrarias podem consistir de jogadores de diferentes países, que usam diferentes idiomas, recentemente inclusive o Skype lançou um aplicativo de tradução simultânea. Portanto, as crianças ou educandos poderão operar em equipes internacionais.

. Em verdade, o Homo zappiens está desafiando a educação a explorar suas habilidades e estratégias muito mais do que esta faz hoje. Os jogos de computador podem desempenhar papel importante nas novas maneiras de explorar a ciência e a humanidade. E envolver as crianças na aprendizagem. A imersão e a motivação são aspectos fundamentais da aprendizagem profunda. Ao entrelaçar o jogo e a aprendizagem, podemos ir ao encontro da fantasia das crianças, ou os sonhos do adulto, o que por si só é fator que instiga a criatividade.

. Se a escola puder ter êxito em combinar o jogo e a aprendizagem, as escolas poderia se tornar o lugar de prazeroso encontro para as crianças e adultos que hoje já se sentem tão bem nos ambientes virtuais.

. O indivíduo que aprende. Sobre mudança, adaptação, conhecimento, as habilidades, valores, as regras e convenções. Discute-se o individual e o coletivo em níveis múltiplos. E se dissemina a virtualização para brincar com a realidade.