TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Disciplina: Prática Profissional II
AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS
Ivoti.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Questionário/Roteiro
Capacitação dos professores
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Disciplina: Prática Profissional II
O Papel do Monitor.
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
Gestão da Qualidade e Produtividade
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Roteiro de observação de estágio
Seu nome: Seu nome: Daniele Quando nasceu? Quando nasceu? 15/05/1989 Qual a data de seu perfil? Qual a data de seu perfil? 12/12/2006 Estuda, trabalha,
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
CONVERSATION GUIDE.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Disciplina: Prática Profissional II
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
B2 OBJETIVOS.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Equipe responsável pela produção
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
B1 OBJETIVOS.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
PLANEJAMENTO DE ENSINO
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
Professor(es) Apresentador(es):
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Crítica à concepção de currículo cristalizado
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
vídeo
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA

APRESENTAÇÃO PESSOAL ATIVIDADE 1: Diga seu nome e responda a uma das perguntas de 1 a 30: – 1) Onde vc estudou e onde mora? – 2) Qual a importância do lazer para a sociedade de hoje? – 3) Qual assunto dentro do lazer mais te interessa? – 4) Que time você torce? – 5) Quantos anos vc tem? – 6) Vc é casado, solteiro ou tico-tico no fubá? – 7) Qual a semelhança entre o Chaves e o Corinthians? – 8) Qual professor do curso vc mais gosta? Por que? – 9) O que espera do semestre? – 10) O que espera da disciplina? – 11) Vc se considera uma pessoa criativa? Por que? – 12) Vc gosta de formatos alternativos de ensino? Quais?

APRESENTAÇÃO PESSOAL – 13) Para onde foi a melhor viagem que fez na vida? Por que? – 14) Qual é seu sonho em relação a turismo? E a lazer? – 15) Quais são as principais atividades de lazer doméstico que realiza? – 16) Quais são as principais atividades de lazer extradoméstico que realiza? – 17) Quais são as principais atividades de lazer ligado a mídias/virtualidade pratica? – 18) O que te atraiu para o curso de turismo? – 19) Qual é sua cor, fruta, animal e flor preferida? – 20) O que mais te atrai no sexo oposto? – 21) O que vc mais gosta no IFSP? E o que mais odeia? – 22) O que poderia melhorar no curso de turismo do IFSP? – 23) O que vc acha de ações comunitárias dos alunos do IFSP com a comunidade de entorno? – 24) Praia ou Campo? Por que? – 25) O que vc acha da Dilma na presidência? – 26) O que vc achou dos dois primeiros semestres do curso? – 27) Qual a idade ideal para casar? Por que? – 28) Quem é seu melhor amigo? – 29) Quem é seu ídolo? – 30) Qual é o melhor programa de TV?

APRESENTAÇÃO PESSOAL ATIVIDADE 2: Apresentação do Professor – Perspectivas do Semestre – Experiência Profissional – Características Pessoais – Cotidiano na Sala de Aula Dedicação (Presença, Tarefas) Espírito de Equipe

PERFIL PSICOLÓGICO DA TURMA ATIVIDADE 2: Votação das características comportamentais gerais da Turma (compare com outras turmas que já tenha participado). – Harmoniosa X Briguenta: 2 – Introvertida X Extrovertida: 4 – Notas Altas X Notas Baixas: 3 – Todos se dão bem X Panelinhas não se bicam: 2 – Ativa X Passiva: 3 – Tagarela X Quieta: 3 – Fechada em Si X Aberta às Outras Turmas: 3 – Coordenação: Tranquilidade X Conflituosa: 2 – Formação e Nível Escolar: Homogêno X Heterogêneo:3 – Perfil Socioeconômico: Homogêneo X Heterogêneo: 3 – Preconceituosa X Tolerante: 4

PERFIL PSICOLÓGICO DA TURMA – Baladeira X Caseira: 3 – Danceteria X Barzinho:4 – Viajada X Pouco Viajada:2 – Patrimônio Natural X Patrimônio Cultural: 3 – Viagens: Aventureira X Tradicional: 1 – Lê / Não Lê:2 – Criativa X Metódica: 2 – Esportiva X Não Esportiva: 3 – Recreação: Experiência X Não Experiência: 4 – Recreação: Atração X Repulsa: 2 – Professor: Relação Próxima X Relação Distante: 2 – Professor: Austero X Liberal: 3

ATITUDE FILOSÓFICA ATIVIDADE 3: Em duplas, vocês devem definir quais todos os questionamentos possíveis e pertinentes à disciplina e a assuntos relacionados ao tema central da disciplina. Ex.: Por que estudar a inter-relação entre turismo e lazer? Quais são os assuntos relacionados ao tema central da disciplina? Como poderei aproveitar tal conteúdo em minha vida profissional? O que a disciplina pode oferecer de diferente, em relação as outras do Curso? Como ela se insere no contexto do semestre? Será abordada a importância do Lazer Virtual? O Lazer sempre existiu? Qual a diferença de lazer, turismo, recreação e entretenimento? Qual deles é mais importante? Quais são os principais preconceitos em relação ao lazer? Quais são as principais propriedades do lazer? Quais são os fatores que podem interferir na vivência de experiências de lazer? Quais são as tendências para o lazer no século XXI? E no Brasil, existem especificidades?