A gestão da manutenção industrial

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Transcrição da apresentação:

A gestão da manutenção industrial

Manutenção são todas as ações necessárias para que um componente, equipamento ou sistema, seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada. A manutenção tem a função de assegurar que todos os ativos de uma empresa cumpram e continuem cumprindo as funções para as quais foram especificadas. A gerência da manutenção é a gestão de todos os ativos próprios da empresa, visando a maximização do retorno do investimento nestes ativos.

Análise de Manutenção é feita utilizando a documentação, ordens de Serviço, banco de dados (histórico), etc., com a finalidade de detectar um desvio da situação atual para a situação desejada. Análise de Falhas é o exame lógico e sistemático de um item que falhou para identificar e analisar o mecanismo, a causa e as consequências da falha. Árvore de Falhas é um sistema lógico e sequencial de eventos utilizados para a análise da Confiabilidade de um item.

Defeito é a alteração das condições de um item, máquina ou sistema suficiente para que a sua função normal não seja satisfatória. Um defeito não torna a máquina indisponível, mas se não corrigido levará a máquina à falha. Diagnóstico é a identificação da causa provável de uma falha ou defeito com a ajuda de dados levantados, experiência e raciocínio. Disponibilidade é a capacidade de um equipamento estar em condições de desenvolver sua função em um determinado momento ou período de tempo, nas condições e rendimento definidos.

Manutenabilidade é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar as suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos. Manutenção corretiva é a manutenção realizada em equipamentos que estão sob falha, para sanar esta falha. A manutenção corretiva pode ser de emergência, urgência ou programada, dependendo dos efeitos e consequentemente das necessidades de atendimento.

Manutenção corretiva Vantagens: Se os equipamentos forem novos, pode-se esperar um período sem ocorrência de falhas ou defeitos, ou seja, sem manutenção e sem custos Desvantagens: A falha ou defeito ocorre sem controle (inesperado): Maiores custos devido a saída não programada do equipamento Maior custo de pessoal em função de horas extras ou emergência Maior custo de reparo por troca de peças, estragos adicionais Redução da vida útil do equipamento Uso ineficiente do RH

Manutenção preventiva é todo o serviço de manutenção realizado em equipamentos que não estejam sob falha, ou seja, que estejam em condições operacionais normais ou com defeito. Preventiva sistemática é aquela que é realizada a intervalos regulares (quilômetros, horas de funcionamento, meses, ciclos de operação, etc.). Preventiva por condição é aquela realizada quando ocorre o desvio de algum parâmetro que está sendo controlado. Reparo de um defeito ou intervenção antes que ocorra uma falha. Preditiva são tarefas de manutenção preventiva que visam acompanhar o equipamento, por monitoramento, por medição ou controle estatístico, tentando prever ou predizer a ocorrência de uma falha.

Manutenção preventiva Vantagens: Se bem aplicada apresenta uma melhor relação custo x benefício. Permite uma certa flexibilidade das indisponibilidades para atender as necessidades da produção. Aumenta a vida útil dos componentes e equipamentos, valorizando os ativos. Reduz as falhas nos equipamentos ou processo operacional. Desvantagens: Não garante o controle sobre todas as falhas. Aumenta a necessidade de mão-de-obra. Pode realizar intervenções desnecessárias. Risco de dano acidental ou falha potencial com a intervenção (preventiva) no equipamento.

Manutenção preditiva: Medidas para detectar o início da degradação de um componente, controlar o seu avanço e antever o limite aceitável da degradação. Além de monitorar a condição atual, faz uma previsão do seu comportamento no futuro.

Manutenção preditiva Vantagens: Reduzir a incidência de falhas inesperadas. Evitar custos pela realização de manutenção não programada (horas-extras, perda de produção, falta de material e peças de reposição). Aumentar a disponibilidade e confiabilidade do equipamento. Aumentar a vida útil dos componentes e equipamentos. Melhorar a qualidade dos produtos fabricados. Melhorar a segurança das pessoas e meio ambiente. Desvantagens: Maior custo de implantação (equipamentos de monitoramento e diagnóstico). Maior custo de mão de obra (competência e treinamento). Os benefícios não são tão claros ou tangíveis quanto os custos.

Manutenção Produtiva Total é um sistema de organização do trabalho, no qual parte da manutenção (limpezas, lubrificações, ajustes, troca de ferramentas e peças de desgaste, pequenos reparos e verificações, inspeção visual) é realizada pelo operador do equipamento ou máquina, ficando a cargo da manutenção as inspeções, revisões e reparos de maior porte. Normalmente é representada pela sigla original da língua inglesa TPM ou Total Productive Maintenance.

Manutenção Produtiva Total A ideia central da Manutenção Produtiva Total é fazer o operador do equipamento um parceiro da Manutenção. Isto foi um desafio a todos os modelos e crenças até então vigentes. A TPM mudou a condição vigente: “eu opero o você conserta”. Foi um modelo importado do Japão e considera que para a empresa se manter competitiva, no mercado, é necessário utilizar as competências de todas as pessoas.

Manutenção Produtiva Total A novidade trazida pela TPM é que o operador faz a manutenção básica no seu equipamento e desenvolve a habilidade de detectar problemas. O operador de máquina é peça chave na TPM, pois as atividades básicas de manutenção passaram para o operador. O setor de manutenção ficou com as atividades mais nobres e complexas, passando a atuar como um consultor, promovendo treinamento básico para o pessoal de produção, definindo normas, executando reparos de vulto, fazendo análise e engenharia de manutenção e promovendo melhorias nos equipamentos e sistemas. A TPM busca a conquista da quebra zero (falha zero). Uma máquina disponível e em perfeitas condições de uso propicia elevados rendimentos operacionais, resultando em maior produtividade e menores custos operacionais.

Manutenção Centrada na Confiabilidade MCC (RCM – Reliability Centered Maintenance) identifica, sistematicamente, as tarefas de manutenção preventiva requeridas para permitir, na melhor relação custo x benefício possível, o máximo nível de confiabilidade e segurança esperado de um equipamento quando ele recebe manutenção adequada.

A MCC determina as necessidades de manutenção de um equipamento, sistema ou instalação no seu contexto operacional. Ela leva em conta os seguintes aspectos: As funções e o desempenho padrão do ativo no seu contexto operacional. As possíveis formas de falha das funções requeridas Causas de cada falha funcional Eventos que ocorrem após cada falha Significância de cada falha Medidas para prevenir as falhas Medidas corretivas a serem tomadas se não houver uma medida preventiva apropriada.

Ciclo da manutenção Fase operacional: Inicia-se após a liberação do equipamento para a operação comercial e termina com o esgotamento da sua vida útil. É composta pelas seguintes etapas: Planejamento; Programação; Execução; Controle; Análise; Melhoria.

Fase pós-operacional Terminada a vida útil do equipamento, seja pelo esgotamento da habilidade em cumprir a sua função requerida, seja por decisão econômica ou técnica, são necessárias algumas ações: Retirada do equipamentos dos registros da respectiva posição operacional; Decisão sobre a permanência do histórico do equipamento no banco de dados de manutenção; Verificação dos ajustes necessários no estoque de peças reserva, no almoxarifado; Atualização dos planos de inspeção; Outras medidas necessárias, dependendo do sistema de gerência de manutenção adotado.